1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. 3 artistas independentes para conhecer a nova cara da música folk brasileira

3 artistas independentes para conhecer a nova cara da música folk brasileira

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Também chamado “folk contemporâneo”, o folk surgiu nos Estados Unidos, em meados do século XX. A popularização do estilo, no entanto, rolou no começo da década de 1960, graças ao sucesso de nomes como Joan Baez, Simon & Garfunkel, Bob Dylan, Neil Young, entre outros mestres. ? ?

Atualmente formando um ex-casal, Joan Baez e Bob Dylan são ícones do folk moderno (Foto/Internet)

No geral, a música folk tende a ser mais acústica e discorre sobre temas que giram em torno do cotidiano das pessoas comuns. Felizmente, essa simplicidade toda cruzou os trópicos e chegou do lado de cá do mundo. Desde sempre, a música brasileira está acostumada a lidar com violões, bandolins, gaitas e histórias! Partindo desta condição, nós listamos 3 artistas independentes que são a cara do novo folk brasileiro! Vamos lá?

Chal – A música rural, urbana e moderna

Aos 10 anos de idade, lá em 1990, o músico goiano Chal atuava como tecladista e pianista. A partir de 2001, ele começou a escrever uma trajetória cancioneira que caminha entre Almir Sater, Bob Seger, Renato Teixeira, Tom Petty, Legião Urbana, entre outros.

Folk de Chal recebe as mais belas influências (Foto/Facebook)

A relação de Chal com o campo é exposta em versos e na naturalidade com que caminha pelas tradições musicais desse universo. Outro ponto notável de seu trabalho é a visão crítica acerca das mazelas que assolam a sociedade moderna, conforme pode ser conferido no clipe da faixa Faraó Menino.

Entre faixas avulsas e álbuns, Chal conta com cinco trabalhos fonográficos lançados. A sua obra mais recente é o single que intitula seu disco mais recente, A Vida Continua.

Lucas Rinor – O autêntico homem do campo

Baiano de nascimento, mas radicado em Belo Horizonte, Lucas Rinor canta, escreve, toca e ainda tem tempo para dar aula! Com bastante influência do country, do blues e do rock sulista americano, Lucas faz um som que vai de encontro aos pensamentos dos que amam a natureza e prezam pela simplicidade do homem do campo.

Lançado em 2016, o disco Sobre Homens e Lobos é o primeiro registro de um artista que está longe de fazer músicas rasas e que seguem o tom dos modismos. O trabalho Lucas Rinor é totalmente indicado para quem aprecia a conexão entre música e alma. ? ?

Phillip Long – O perito em lançar ótimos discos

Natural de Araras (SP), Phillip Long é cantor, músico e compositor. Suas músicas falam de amor, frustrações, relacionamentos e outros aspectos pessoais da vida.

Phillip Long é um ótimo representante da cena folk brasileira (Foto/Koji – Reprodução/Facebook)

Entre suas várias virtudes artísticas, Long tem a habilidade de cantar maravilhosamente bem em português e em inglês. Dê o play e assista o clipe de You Shouldn’t Keep Me Around You.

Dono de uma frutífera discografia, Philip Long começou a lançar álbuns em 2011. De lá pra cá, já são sete ótimos álbuns, alguns singles avulsos e uma excelente participação em um tributo ao mestre Belchior. ? ?

Os artistas acima fazem um trabalho espetacular, não é mesmo? Se você curtiu o sons, não deixe de conferir as playlists temáticas que preparamos para você: Amantes do Folk e Meditando com Folk!

Gustavo Morais