1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. 3 bandas para conhecer a cena atual do heavy metal de Belo Horizonte

3 bandas para conhecer a cena atual do heavy metal de Belo Horizonte

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Durante a década de 1980, a cidade de Belo Horizonte foi o grande celeiro do heavy metal brasileiro. Os cafofos e undergrounds mineiros foram o berço de bandas como Overdose, Sarcófago, Witchhammer e, claro, Sepultura, a banda brasileira mais conhecida ao redor do mundo. ? ?

O tempo passou, mas o metal não saiu da preferência da galera de MG. Pensando nessa onda de camisa preta raiz, nós listamos três bandas da cena atual que mostram que a música mineira vai além do pop rock, do Clube da Esquina e da onda metaleira dos anos 80. ☠️ ?

DINNAMARQUE – o caldeirão sonoro perfeito

Formada por Rafael Dinnamarque (baixo/voz), Ricardo Linasi (bateria), Ronan Oliveira (guitarra/backing vocal) e Leo Lanny (guitarra/backing/vocal), a banda DINNAMARQUE surgiu em 2005. Com muito bom gosto, o quarteto faz um som que mistura  heavy tradicional, hard rock, thrash metal, gothic metal e prog.

Em 2006, a banda lançou o EP FIGHT. Com quatro faixas autorais, o trabalho colocou o grupo em evidência na cena e carimbou o passaporte rumo aos patamares mais conceituados da cena. De lá pra cá, a DINNAMARQUE tem participado de inúmeros eventos importantes e tocado com gigantes do naipe de Blaze Bayley, AlmahSonata Arctica, Kiko Loureiro, entre outros.

Allos – defensores da temática cristã

Surgida em 2003, atualmente a banda Allos é formada por Celso Alves (voz), Júnior Oliveira (guitarra), Wilmer Richard (teclado) e Edley Winderson (baixo) e Wallace Ryan (bateria). Sob forte influência da música clássica e do rock progressivo, além das letras com temáticas cristãs, o quinteto faz um power metal de primeira linha! ? ?

Allos conquistou o respeito turma da camisa preta (Foto/Facebook)

Batizado Spiritual Battle, o disco de estreia da banda foi lançado em 2012. Lançado de forma independente, o álbum conta com 12 canções que não decepcionam o exigente público de heavy metal. Com muito talento, disciplina e dedicação, o quinteto vem conquistando seu espaço e tem um futuro 100% promissor!

Sacrificed – força feminina no metal

Na ativa desde 2006, a banda Sacrificied é formada por Diego Oliveira (guitarra), Kell Hell (voz), Ronan Lopes (guitarra), Thales Piassi (bateria) e Gabriel Fernando (baixo). Com influências que vão do power ao trash metal, o som do quinteto é uma perfeita mistura de riffs poderosos, melodias marcantes e um potente vocal feminino. ☠️ ?

Sacrificed está na estrada há mais de 10 anos (Foto/Rick Kyle)

Além de já ter participado de algumas coletâneas, a banda tem na bagagem o disco Prelude (2016) e está trabalhando no álbum Shame. No disco de estreia, inclusive, o quinteto gravou uma versão bem interessante para a música Part of Me, hit de Katy Perry.

Ao longo de seus mais de 10 anos de estrada, a banda Sacrificed já mostrou que tem domínio de palco. Além de ter tocado em cidades do Brasil inteiro, o quinteto mineiro já dividiu o palco com Kamelot, Eluveitie, The Agonist, e Lacuna Coil.

Caminhando passos firmes, seguros e graduais, a Sacrificed está na trilha certa da carreira internacional. Com músicas poderosas e bem arquitetadas, além de uma mente aberta para influências fora do rock, o quinteto é um ótimo exemplo de como a música deve evoluir. ? ?

Curtiu essas bandas de primeira categoria do heavy metal? Então, você não pode deixar de ouvir a playlist que preparamos só com artistas que tocam o melhor da música pesada! Clique aqui, mas não se esqueça de aumentar o som! ? ☠️

Gustavo Morais