1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. 3 estratégias infalíveis para monetizar o seu trabalho artístico!

3 estratégias infalíveis para monetizar o seu trabalho artístico!

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Quantas carreiras artísticas foram abortadas pela falta de grana? Mais fácil achar uma palheta perdida do que responder tal pergunta, não é mesmo? Mas se você tem um trabalho musical e entende que merece/precisa ser monetizado, nós estamos aqui para te ajudar! Se ligue nas três estratégias que temos para a sua carreira!

1. Mantenha o posicionamento, mas reinvente o show

Com ou sem crise, as festas continuam acontecendo nos quatro cantos do mundo. Como o brasileiro curte uma boa farra, as festas particulares são um grande filão para você defender um troco e, de quebra, mostrar seu trabalho.

Você pode reinventar seu show e tocar em festas (Foto/Pexels)

Mensalmente, milhares de festeiros vão até o Google e procuram bandas para tocar nos mais variados tipos de eventos. As celebrações vão desde aniversários, comemorações corporativas, batizados e tudo mais que você possa imaginar. Por isso, não é preciso abrir mão de seu estilo musical para conseguir se posicionar nesse mercado.

Dica de ouro: apesar de ter muita demanda, o segmento é exigente. Sendo assim, tenha cuidado e seja minucioso na hora em que planejar o show para o formato “festas”. Lembre-se que não é demérito incluir covers e músicas próprias em seu repertório. Além de preparar um material de divulgação impecável, você também deve desenvolver mecanismos especiais para vender esse “produto alternativo” de sua carreira.

2. Se ligue nos shows on demand

Na era digital, você tem à sua disposição várias plataformas para fazer shows on demand. Fazendo um som na sua sala, ou na sua garagem, mas sempre contando com uma boa estrutura sonora, você consegue “subir aos palcos” da NetshowMe ou do ClapMe, por exemplo, e fazer com que qualquer pessoa pague o quanto quiser para assistir o seu show.

ClapMe é um jeito de deixar sua banda mais perto do público (Imagem/Divulgação)

Para quem está começando, essa maneira de shows é um excelente termômetro para medir o valor atribuído ao shows e a experiência que você proporciona ao público. Perceba que se poucas pessoas permanecem assistindo o seu show online, ou pagam muito pouco para ter acesso, você talvez precise repensar alguns conceitos e posicionamentos artísticos.

3. Faça “vendas cruzadas” de produtos

Estamos falando de uma técnica voltada para aqueles que possuem algum material físico. Por consequência, não deixa de ser uma eficiente maneria de fidelizar fãs. Na prática, você vai fazer com que o ingresso do seu show seja parte de uma venda cruzada, isto é, o ingresso assume a condição de bônus na compra de um outro produto relacionado à sua carreira. Além de divulgar o seu trabalho artístico, a venda do kit garante presenças no seu show e, indiretamente, paga um cachê.

Bon Jovi soube tirar proveito da venda cruzada (Foto/Divulgação)

No primeiro trimestre de 2018, a banda Bon Jovi se deu bem com a venda cruzada. Ao anunciar uma série de shows, nos Estados Unidos, os gigantes do hard rock embutiram o preço de seu disco mais recente, “This House Is Not For Sale”, de 2016, no ingresso para as apresentações. Resultado: em uma única semana, o grupo vendeu cerca de 120 mil cópias do CD e abocanhou o primeiro lugar em uma das paradas da Billboard.

P.S.:

Já que “monetização” é um assunto que envolve “profissionalismo”, nós temos algo mais para te ajudar a profissionalizar a sua carreira artística! Confira os links abaixo e não se arrependerá!

Gustavo Morais