1. Página inicial
  2. blog
  3. Descobrindo a novíssima música brasileira
  4. 4 artistas da cena independente para ouvir no Dia do Rock

4 artistas da cena independente para ouvir no Dia do Rock

Por: Fernando Paul

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Fala, roqueiros e roqueiras! Hoje é uma data muito especial para quem ama esse gênero repleto de atitude e músicas icônicas. Por isso, trazemos sugestões de artistas da cena independente para ouvir no Dia do Rock

Nesse sentido, você vai conhecer novos e promissores nomes do rock nacional. Essas bandas sofreram influências de grupos clássicos da nossa música, mas têm a própria identidade sonora. Assim, é possível perceber como esse gênero é capaz de se reinventar e vestir novas roupagens – porém, sempre mantendo a essência. 

Gostou da proposta? Então, bora celebrar o Dia do Rock!

Artistas para ouvir no Dia do Rock

Antes de mais nada, é importante deixar claro que há uma infinidade de novos artistas quando o assunto é rock nacional. Aqui, selecionamos apenas alguns deles, ok? 

Além disso, comparamos as bandas independentes a um grupo brasileiro já consagrado. Isso não quer dizer que elas sejam iguais, apenas que beberam na mesma fonte de referências. Uma vez que fizemos esses pequenos avisos, chegou a hora de celebrar o Dia do Rock!

Outros Bárbaros

Conheça os integrantes da Outros Bárbaros (Foto: Mibach Produções)

Se você gosta dos elementos que fizeram do Skank um sucesso, vai curtir muito o som dos Outros Bárbaros

Nesse sentido, o grupo independente de Florianópolis tem muitas coisas em comum com a aclamada banda mineira. Olha só: violões marcantes, vocais suaves, letras bem pensadas, arranjos que mesclam guitarras distorcidas a instrumentos de sopro… Enfim, só coisa boa, meus amigos! 

Formada por Maurício Peixoto (voz e guitarra), Eduardo Lehr (baixo), Diego Stecanela (teclado) e Marco Mibach (bateria), a banda Outros Bárbaros mistura o rock com diversas sonoridades, incluindo MPB, samba e soul, entre outras. 

Resultado disso, as músicas do grupo conversam diretamente com o pop, sem abrir mão da qualidade. Prova desse fato é o novo disco dos caras. Lançado em 2022, Interlúdio na Beira do Caos traz composições criadas durante a pandemia, com reflexões duras, mas cheias de esperança. 

Em seguida, confira um dos maiores destaques do trabalho nas plataformas digitais, a faixa “Aterros”

Mórulla

@morullaoficial

Uma nova saga está para começar! 01/07 lançamos “Cidade-Espelho”, o primeiro grande marco da nossa aventura! #saga #comicstyle #punkrock #poppunkmusic #rocknacional #musicabrasileira #fada #fantasia #duendes #emocorebrasil

♬ som original – morullaoficial

Você curte as letras irreverentes de grupos como Raimundos e Mamonas Assassinas? Caso positivo, você tem tudo para adorar a banda Mórulla! 

Nascido no ano de 2018, o projeto dos irmãos Felipe Vilardo (voz e guitarra) e Vitor Vilardo (voz e baixo) une bom-humor ao melhor que o rock pode oferecer: riffs bacanas, vocais melódicos e muita atitude

No entanto, não se deixe enganar pela abordagem descontraída! Nas entrelinhas, a dupla propõe pensamentos e críticas muito pertinentes ao mundo atual. Afinal, rock também é conteúdo, não é mesmo? 

Chamado Cidade Espelho, o primeiro EP da banda tem uma temática urbana e moderna. Por sua vez, a sonoridade é enérgica, lembrando muito as bandas do punk californiano, como Green Day e The Offspring

Nesse sentido, a faixa que dá nome ao trabalho tem várias qualidades, como os timbres orgânicos e a batida acelerada. Ah, o clipe também é bem interessante! Confira abaixo: 

Taboo

Conheça a banda Taboo (Foto: Mariana Ati)

Baseada em Minas Gerais, o grupo Taboo toca rock alternativo com pitadas de várias vertentes da música nacional. Ele teve a sua estreia oficial em 2015, com o lançamento do primeiro single, “A sua cor”. Com a positiva repercussão da faixa, a banda foi uma das finalistas do Troféu Imprensa do Norte de Minas Gerais.

Em 2018, o grupo consolidou a formação: Lucas Nobre (vocal e guitarra), Matheus Leite (bateria), Michelle Marques (guitarra) e Max Dias (baixo). No ano seguinte, soltaram o EP Valência, que rendeu uma série de shows e matérias em veículos especializados. 

Neste ano, os músicos lançaram o primeiro disco completo, autointitulado e viabilizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo. Muito legal! 

Assim, uma das várias faixas de destaque é justamente a que abre o trabalho, “Ela Tem Razão”. A canção possui um clima intimista e profundo, que nos remete a alguns hits da grande banda Nação Zumbi, por exemplo. 

Em seguida, assista ao videoclipe: 

No Gabiru 

Conheça No Gabiru (Foto: Divulgação/Redes Sociais)

Caso você seja fã da banda CPM 22, saiba que o artista independente No Gabiru vai cair como uma luva em sua playlist. 

Sonoridade intensa e mensagens positivas resumem o som do projeto solo liderado pelo guitarrista e vocalista paulistano Thiago Ferraz. Focado no hardcore melódico e no pop punk, ele aposta – e acerta em cheio – ao gravar canções que são a trilha sonora perfeita para sarar as feridas da vida e recuperar as energias. 

Em outras palavras, o músico investe em letras pessoais e melodias bastante acessíveis. Assim, trata-se de mais um projeto musical que surgiu durante a pandemia e está rendendo belos frutos. 

A seguir, veja o clipe oficial da canção “Delírios”. Com certeza, a simples audição desta faixa vai animar o seu dia, temos certeza! 

Continue a comemorar o Dia do Rock com o Palco MP3

E aí, curtiu as dicas de novos artistas da cena do rock independente brasileiro? Esperamos que sim! Cá para nós, mesmo que não esteja no topo das paradas de sucesso da atualidade, o gênero continua a produzir muita música boa, certo? 

Dessa forma, você pode continuar celebrando o Dia do Rock conhecendo ainda mais artistas no Palco MP3. Bora prestigiar a cena roqueira do nosso Brasil! Ah, aproveite sem moderação, beleza? 😉 

Grande abraço, até a próxima!

Fernando Paul