1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. 4 dicas infalíveis para encontrar a galera certa para montar sua banda!

4 dicas infalíveis para encontrar a galera certa para montar sua banda!

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Você curte fazer um som, mas não consegue encontrar a galera ideal para formar uma banda? Não se preocupe, pois cá estamos para te ajudar! Após algumas análises e pesquisas, nós listamos 4 dicas infalíveis para facilitar a sua busca por músicos. Se ligue e boa sorte! ?

1. Defina seus objetivos

Você quer montar uma banda cover ou quer investir no trabalho autoral? Desde o início, é recomendável que você tenha uma definição sobre o direcionamento de sua banda.

Na estrada há 20 anos, The Fab Four é um exemplo de objetivo definido (Imagem/Divulgação)

Você não terá um bom resultado, por exemplo, se quiser transformar seu baú de músicas inéditas, mas ter na banda um cara que quer tocar os grandes clássicos do rock. Sendo assim, defina seus objetivos e procure a turma que tenha o maior número possível de interesses musicais em comum. ?

2. Investir é preciso

Por mais que a internet e as plataformas digitais facilitem muitas coisas na vida de uma banda, inevitavelmente, os integrantes terão que colocar a mão no bolso. Por isso, é importante ter todas as possibilidades e estimativas de gasto na ponta do lápis.

Sendo assim, tente buscar por músicos que não se importam em calcular e separar a grana que será investida na compra de instrumentos, nas aulas de música, no Uber [ou busão] pra ir pro ensaio, etc.

3. Faça Network

Como você já deve saber, mas não custa reforçar, network é uma corrente de conexões que envolve os contatos e relacionamentos que podem ajudar na conquista de objetivos profissionais. Resumindo: estamos falando do “marketing boca a boca”. É conhecer, se relacionar e conversar.

Graças ao networking bem feito, Cazuza entrou pro Barão Vermelho e fez história no rock nacional (Foto/Divulgação)

No caso de quem quer montar uma banda, o networking é fundamental para encontrar a turma certa para o projeto! Sendo assim, faça questão de estar nos mesmos lugares em que os músicos de sua região estão. Como? Simples! Com um pouquinho de esforço e criatividade, você consegue:

  • participar de grupos relacionados à música no whatsapp e no Facebook;
  • dar um rolê nas escolas de música e estúdios, porque são locais frequentados por pessoas interessadas em fazer um som;
  • frequentar e, desde que seja possível, ser atuante na cena de shows de artistas independentes, visto que músicos precisam estar onde “o show” acontece;
  • conhecer de perto o trabalho do pessoal que toca no circuito de bares da cidade, pois essa galera conhece vários músicos e assim consegue fazer indicações;
  • ter contato com o pessoal que trabalha com cultura nos meios de comunicação local, pois vai que você consegue descolar um anúncio mais em conta?

Lembre-se sempre de que a intenção não é apenas “jogar conversa fora”, mas sim mostrar que você existe e tem uma ótima ideia para formar uma banda! ?

Forme Sua Banda é um ótimo classificados de músicos (Reprodução/Facebook)

Dica de ouro: sempre tenha em mãos o seu cartão de visitas, ou um anúncio, ou um cartaz, ou qualquer outro meio para mostrar que você quer muito encontrar a galera ideal para fazer um som!

4. Seja profissional

Tocar com amigos é o máximo, mas nem sempre é possível fazer um som sério com a galera que você mais curte. Por isso, se o seu best friend é baterista, mas é desinteressado, preguiçoso e passa o dia falando asneira nas redes sociais, é melhor que esse cara não empunhe as baquetas da banda. Não corra o risco de perder a amizade bacana e, de quebra, ficar sem o batera.

Uma pessoa preguiçosa, jamais se encaixa em uma banda (Foto/Internet)

Dica de ouro: lembre-se que ser profissional não é só tirar as músicas e ser pontual nos compromissos [incluindo ensaios] da banda. Ter boas fotos de divulgação, um release bem feito e um bom relacionamento com o público, por exemplo, são ótimos exemplos de profissionalismo.

Agora que te ajudamos a dar uma clareada nas ideias, certamente você está mais preparado para formar uma banda e fazer um som. Lembre-se que com a música, o mundo sempre será um lugar ainda melhor! ? ⭐

P.S.: se você for fazer um trabalho autoral, te esperamos aqui no Palco MP3!

Gustavo Morais