1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. 4 superdicas para sua banda não ser um fiasco nas redes sociais

4 superdicas para sua banda não ser um fiasco nas redes sociais

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Se não tiver uma boa presença nas redes sociais, a carreira do artista independente tem 110% de chances de naufragar. Pensando nessa problemática, nós vamos listar aqui 4 superdicas para que sua carreira seja corretamente divulgada nas redes.

Spoiler: o presente texto é voltado para os músicos que não contam com uma equipe profissional de social media. Preparamos este pequeno guia para que, finalmente, o artista novato possa existir pra valer no mundo digital.

1. Invista na produção dos posts

Uma arte bonita e bem produzida, sempre tem melhor engajamento com o público das redes sociais. Por isso, jamais peça ao seu primo para desenhar no paint as imagens que serão usadas nos posts.

Pessoal d’O Teatro Mágico sempre mitou na hora de fazer posts (Imagem/Facebook)

Se você não tiver condições de contratar um especialista no assunto, procure por alguns tutorias disponíveis na internet. Há uma porção de material, eventualmente gratuito, que pode te dar ótimos direcionamentos para elaborar o conteúdo.

2. O Facebook não é divã

Evite usar as redes sociais para fazer publicações sobre sua vida pessoal. Se você brigou com o love ou quer desabafar sobre o quão injusto é o mercado fonográfico, procure seus amigos mais próximos e converse pessoalmente. A galera que curte sua banda quer, e precisa, ser abastecida com música e assuntos sobre a sua carreira. Reclamar do mercado pode até parecer uma questão de atitude, mas lembre-se que um simples comentário pode afastar um contratante ou um produtor que está de olho no seu trabalho.

3. Monólogo? De forma alguma!

A sensação de falar sozinho é terrível, concorda? Se você fica na bad quando um post tem poucas curtidas, imagine como o fã se sente quando não tem um comentário respondido pelo artista? Por isso, procure sempre interagir e dialogar com a galera.

Não deixe seu fã passar por isso (Imagem/Internet)

Em tempos de redes sociais, a figura mítica do rock star inacessível está ultrapassada. Por isso, não se esqueça de agradecer por cada mínima manifestação de apoio que alguém demonstrar para com sua banda.

4. Publique com frequência

“Quem não é visto, não é lembrado”, diz a sabedoria popular. Por isso, não é correto você fazer um post por semana e deixar o barco à deriva no infinito oceano digital. A concorrência é muito grande, isto é, toda hora pode pintar uma banda nova disposta a conquistar fãs. Como há espaço para todo mundo, você precisa motivar o público a continuar acompanhando seu trabalho. E qual seria o melhor jeito? Simples: no mínimo “dia sim, dia não”, publique conteúdos interessantes, relevantes e inéditos.

P.S.:

De uma vez por todas, agora você já sabe que se sua banda não tiver exposição adequada na maior vitrine que existe, o mundo jamais conhecerá seu trabalho.

Já que o assunto é “profissionalismo”, nós temos algo mais para te ajudar a profissionalizar a sua carreira artística! Confira os links abaixo e não se arrependerá!

Gustavo Morais