Chegou a tão sonhada hora de lançar um single e você está um pouco perdido(a) sobre o que fazer? Antes de tudo, tenha calma! Esse sentimento é normal quando você ainda é 100% independente e quer aprender mais sobre o processo. 

O primeiro passo é alinhar as expectativas sobre o resultado que você espera para poder traçar as estratégias certas. E, principalmente, evitar alguns erros que atrapalhem o sucesso do seu lançamento. 

Por isso, listamos cinco dicas para não fazer ao lançar um single. Assim, você soluciona suas dúvidas e se prepara para o grande momento. Vamos lá?

5 coisas para não fazer ao lançar um single

Primeiramente, ao definir seus próximos passos, é importante saber o valor desse single para você e sua carreira. Nesse sentido, isso quer dizer que é a partir dele que o público finalmente terá contato com seu trabalho e poderá se tornar fã. 

Por isso, é primordial evitar alguns erros simples para que, ao lançar um single, ele tenha melhor desempenho e você alcance mais credibilidade no mercado. Então, papel e caneta na mão para anotar todas as dicas dos erros a serem evitados!

1 – Não ter um planejamento

O primeiro erro é não ter um planejamento e te explicamos o porquê: sem ele você não saberá quais etapas seguir. Nesse sentido, ao lançar um single é preciso ter em mente que ele possui três fases: o pré-lançamento, durante e pós, e cada um deve ter um cronograma. 

Em cada momento, há uma estratégia diferente de expectativas sendo geradas no público. Por isso, algumas possibilidades de planejamento são mais adotadas, como por exemplo:

  • No momento de pré-lançamento você pode contar com buzz marketing para movimentar suas redes, gerar pré-saves e instigar o público;
  • Durante o lançamento é importante estar em outras mídias para atrair outros ouvintes, como jornais, lives, outdoors e todos os pontos de contato com seus fãs;
  • Por último, no pós é preciso sustentar o seu lançamento, mantendo-o aceso na memória dos fãs. É nessa hora que os challenges do Tik Tok, por exemplo, podem ser importantes. 

Ou seja: planejamento é T-U-D-O!

2 – Se esquecer dos direitos autorais

Não adianta se organizar para lançar um single e se esquecer do principal: torná-lo seu e fazê-lo rentável. Assim, para receber os seus direitos e tornar o seu fonograma passível de execução em rádios, TVs, e outros espaços públicos, ele precisa ter um ISRC. Além disso, é importante saber mais sobre instituições como o Ecad para saber como os repasses são feitos.

Portanto, antes de lançar o seu single, tire um tempo para aprender profundamente sobre os direitos autorais. É dever de casa obrigatório! O Palco MP3 produziu um e-book completo ensinando como garantir o recebimento por execução pública. Você pode acessar aqui.

3 – Não saber como fazer um bom pitch

Canção pronta, planejamentos feitos e ISRC devidamente gerados. Mas, e agora?

Geralmente, ao lançar um single o desejo é que ele tenha muitas execuções nas plataformas de streaming, para torná-la mais conhecida entrar nas famosas playlists. 

Porém, para submeter sua canção é preciso fazer um bom pitch para atrair a atenção das curadorias e fazer com que ela seja selecionada. Por isso, não saber como fazer um bom pitch é um erro que pode determinar a entrada ou não da sua canção em todos os lugares. Então, para saber mais como arrasar no seu pitch, é só ler com mais atenção as dicas desse artigo aqui.

4 – Não levar em conta as playlists e redes sociais

Sabemos que em muitos casos as composições são feitas de acordo com o perfil e sentimento de cada artista, tornando o single tão especial. Mas, para além disso, é preciso saber como o mercado funciona para que seu single tenha boa aceitação. 

Logo, ao compor os seus singles, não se esqueça da importância das playlists e redes sociais e dos formatos mais requisitados. Nesse sentido, as chances de entrar em uma playlist ou viralizar nas redes sociais se tornam maiores quando você:

  • Não usa introduções ou finais longos na canção;
  • Colocar o gancho logo no começo da música;
  • Estabelecer duração de até quatro minutos;
  • Evitar palavrões ou termos que vão contra os direitos humanos;

No caso das redes sociais, caso faça sentido para sua carreira, é interessante investir em challenges de dança, reacts e outras interações com o público. Veja o que pode ser feito no instagram, por exemplo:

Vale lembrar que, para além desses que citamos, outros fatores também influenciam no sucesso de uma música. Não existe uma fórmula 100% certeira para o sucesso, mas seguindo os passos, as chances podem ser maiores, ok?

5 – Deixar de separar verba para para o lançamento

Sabemos que, no caso de artistas independentes, a verba para lançar um single pode ser um pouco escassa. Porém, os investimentos, mesmo que em menor escala, são importantes para impulsionar sua canção para além do alcance orgânico. 

Por isso, uma solução que não deve ser esquecida é adotar estratégias de divulgação gratuitas até que uma verba mínima seja arrecadada. Aqui no Palco temos diversas maneiras de divulgação gratuitas e pagas que vão te ajudar a dar um empurrãozinho na sua carreira. Para saber mais sobre elas, é só clicar aqui.

Chegou a hora de lançar um single!

Agora que você já sabe quais erros evitar ao lançar um single, pode ficar mais confiante ao traçar o lançamento do seu. Nesse sentido, além de evitar erros, você pode acompanhar nossas Dicas de Carreira para impulsionar a sua carreira independente e alcançar novos espaços. 

Para isso, é só baixar o app do Palco MP3 em sua loja de aplicativos preferida e ficar por dentro de tudo! Não só das dicas que separamos com carinho para você, mas para acompanhar as novas produções de artistas nacionais e internacionais e se manter atualizado. Ou seja, não dá para ficar sem né?

Faça seu download (Android | iOS) e fique ainda mais perto do Palco MP3. Esperamos você! Até a próxima!