1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. 7 dicas de moda para artistas de música

7 dicas de moda para artistas de música

Por: Fernando Paul

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Olá, artista de sucesso! Mesmo que as músicas sejam a sua principal forma de expressão, não há como negar que o modo de se vestir diz muito sobre a sua identidade artística. Nesse contexto, hoje vamos falar sobre a importância da moda para artistas de música! 

Assim, forneceremos sete dicas que vão te fazer refletir e, quem sabe, até reformular o seu vestuário. Ou seja, depois de ler este artigo, a sua personalidade artística se tornará ainda mais forte e autêntica, pode apostar! 

Então, vamos ao que interessa!

Dicas de moda para artistas de música

Antes de mais nada, é importante frisar que as dicas a seguir se aplicam a artistas de todos os gêneros musicais. Como os conceitos são gerais, basta aplicá-los à sua realidade, combinado? 

Em seguida, confira sete dicas de moda para artistas de música!

1) Compreenda a importância do modo de se vestir

Primeiramente, tenha em mente que todos os aspectos de um artista transmitem uma mensagem. As músicas em si, o visual, as fotos, as redes sociais, o modo de falar e por aí vai. 

Ao subir em um palco, a primeira coisa que as pessoas irão reparar é a sua imagem. Dessa forma, as suas roupas podem te aproximar ou te afastar do público, já parou para pensar nisso? Um artista precisa causar impacto positivo – e o visual tem importante papel nisso. 

Além do mais, as vestimentas de um artista podem interferir diretamente em seus resultados. Ou seja, na eficácia com que a música transmite a mensagem e no aspecto financeiro também. Não podemos esquecer que uma carreira artística é um empreendimento, precisando de planejamento e bons números para se manter sustentável. 

2) Observe o ambiente em que está inserido

Uma vez que você compreendeu a importância de ter um bom visual, é preciso observar e respeitar o ambiente em que você está inserido. 

Isso quer dizer que, se você é um cantor de sertanejo, não faz muito sentido se vestir como um roqueiro grunge. Mesmo que você curta, esse visual causará estranhamento em seu público-alvo, concorda? 

Ao mesmo tempo, saiba que cada vertente é única. Dentro do rock, há diversas variações, cada uma com seu próprio estilo. O modo de se vestir de um metaleiro é diferente de um músico de indie rock, por exemplo. 

Portanto, repare nos principais artistas de seu gênero musical. Como eles se vestem? O que há de comum em seus figurinos? Como essa imagem impacta a audiência? 

Outra ação interessante é observar qual a marca registrada de artistas renomados. Por exemplo, a Lady Gaga é conhecida por usar sapatos bem diferentes. Já David Bowie curtia fazer desenhos no rosto, enquanto a nossa querida Joelma gosta de ousar em botas, brilhos e no próprio penteado.

Ao refletir sobre essas informações, você estará preparado para o próximo passo.

3) Respeite a sua personalidade

Sobretudo, as suas roupas devem combinar com quem você é. Em outras palavras, ao mesmo tempo em que seu vestuário deve ser estiloso para evidenciar que você é um artista, também precisa te deixar confortável e confiante

Nada de ser um personagem! Se você é naturalmente ousado e rebelde, aposte nisso. Porém, se você é mais romântico e introvertido, não há problema nenhum. Busque roupas, cores, acessórios e combinações que respeitem a sua personalidade. 

Então, aqui vai um passo a passo prático que tem o objetivo de simplificar a moda para artistas da música independente: 

–       Abra seu guarda-roupa e separe as peças que mais gosta de vestir;

–       Identifique quais as principais combinações que você utiliza;

–       A partir daí, busque outras roupas que respeitem essa essência, mas que sejam mais “artísticas”;

–       Não tenha medo de experimentar diferentes opções;

–       Para ter menos chance de errar, comece pelo básico;

–       Depois que tiver um estilo estabelecido, seja livre para ousar

4) Desenvolva um estilo marcante

Obviamente, o ideal seria que todo artista pudesse contratar uma consultoria de imagem para cuidar de sua identidade visual. Porém, sabemos que os músicos independentes muitas vezes contam com orçamento apertado para promover a carreira. 

Nesse sentido,

vezes contam com orçamento apertado para promover a carreira. 

Nesse sentido, aqui vai uma dica quente para você: o Palco MP3 oferece o serviço de consultoria artística, que pode te ajudar a traçar estratégias na carreira. Isso abrange análise de posicionamento artístico, presença nas redes sociais, marketing pessoal e muitos outros temas. Vale dar uma conferida!

Além disso, a internet dispõe de muitos materiais gratuitos sobre moda. Assim, pesquise bastante, elenque referências e escolha vertentes que combinem com a sua personalidade e o seu nicho artístico. Assim, você conseguirá apimentar o visual, promovendo um estilo marcante que trabalha a seu favor. 

De novo, não esqueça a coerência. Se você é uma artista que defende a mensagem de empoderamento feminino, suas roupas precisam transmitir essa atitude. Já se você é um cantor de rap, que tem uma sonoridade urbana, o seu vestuário não pode destoar dessa realidade, percebe? 

Outra dica: para ser estiloso, você não precisa necessariamente de várias sobreposições ou de peças de marca caríssimas. Às vezes, em um simples brechó você consegue achar tudo de que precisa. Um aprendizado: se você criar conceitos muito complexos, provavelmente não conseguirá mantê-los por muito tempo. 

5) Não abra mão da praticidade

Aqui, muitos artistas acabam errando. É importante não pensar só na estética, mas também na parte funcional de seu figurino. Afinal, em shows você precisará se movimentar, além de interagir com os outros músicos e com o público. Portanto, suas roupas devem proporcionar liberdade de movimentos, ok? 

Ao mesmo tempo, pense em detalhes que podem facilitar a performance. Por exemplo: O seu tipo de calçado vai te fazer tropeçar no palco? Como você vai prender o sistema de monitoramento em sua roupa? As peças escolhidas vão aumentar a sensação de calor? Cada aspecto importa!

6) Esteja aberto(a) a mudanças

É normal que, com o passar do tempo, o artista mude um pouco a sonoridade e, consequentemente, as roupas. 

A saudosa Marília Mendonça, rainha do sertanejo, é um belo exemplo. Ela começou com peças simples, incluindo calça jeans rasgadas e blusas. Depois, fez uma transição gradual para itens de alta costura, mais requintados. 

Então, mudanças de rota são comuns, mas devem ser naturais e bem estruturadas. Claro, você pode adotar uma transformação brusca como uma estratégia de marketing pontual, mas isso precisa ser muito bem planejado para o tiro não sair pela culatra. 

Novamente, menos é mais. Para evitar gafes, aposte em mudanças graduais, sempre mantendo a sua essência, ok?

7) Acima de tudo, seja original

Na moda, é praticamente impossível reinventar a roda. Praticamente tudo já foi feito, mas nada impede que você seja sempre original. 

Nesse sentido, considere o que está em alta no momento, mas não abra mão da sua identidade por causa disso. Geralmente, as tendências de moda são efêmeras, mas seu estilo não deve ser. Para um artista, ser igual a todo mundo acaba jogando contra a carreira. 

Então, um macete é manter a sua essência, mas adicionar as tendências atuais por meio de elementos mais sutis. Isso vai garantir que a sua marca registrada seja mantida e respeitada. Ao mesmo tempo, você mostra que está antenado às novidades.  

Por fim, você não deve agir como um personagem em sua carreira artística. Seja você mesmo. Assim, lembre-se também de que a sua originalidade deve ser refletida em todas as áreas de atuação: shows ao vivo, videoclipes, fotos, redes sociais, entrevistas e no próprio dia a dia.

Conclusão

E aí, curtiu o nosso artigo sobre moda para artistas de música? Temos certeza de que, ao seguir essas dicas, a sua identidade artística será ainda mais marcante. Resultado disso, a mensagem das suas músicas estará alinhada ao seu visual, reforçando os resultados e sedimentando a sua base de fãs. 

Dessa forma, aproveite para mergulhar ainda mais fundo nesse tema e assista ao episódio abaixo do Palco Ensina Podcast. Com o tema “Como a moda faz parte da sua identidade artística”, o bate-papo contou com a participação de Pedro Birra, especialista no assunto, que atua como stylist, publicitário e designer de moda

Fernando Paul