O mercado da música e a indústria fonográfica estão em contante “metamorfose ambulante”, como diria Raul Seixas. Como essas rodas nunca param de girar, é importante que o artista fique ligado nas novas possibilidades de negócios que pipocam no meio musical. Por isso, listamos  7 festivais e feiras imperdíveis para a carreira de um artista independente.

1. Feira da Música – Fortaleza

Com 18 anos de tradição, a Feira da Música chega em 2019 reunindo músicos, produtores, midialivristas, desenvolvedores, designers gráficos, UX designers, cientistas de dados e outras figuras do hackerismo para uma experiência disruptiva de pensar e agir juntos na transformação da cultura digital na música.

A “Feira da Música” é um dos eventos importantes na indústria (Imagem/Divulgação)

O evento acontece em Fortaleza e tem como objetivo promover a expansão do conhecimento, os negócios e a difusão, sempre pensando na realidade digital.

Próxima edição:  de 14 a 17 de fevereiro.

2.  Rio2C – Rio de Janeiro

Trata-se de uma plataforma que antecipa tendências e reflete sobre as dinâmicas do mercado, o Rio2C existe sobretudo para fomentar a convergência entre todas as pontas da economia criativa.

Se ligue para não perder o prazo das inscrições (Reprodução/Facebook)

Todos os anos, criadores, profissionais e grandes empresas do audiovisual, da música, e da inovação se reúnem no Rio de Janeiro para 6 dias de aprendizado, relacionamento, negócios e entretenimento.O público tem acesso a shows, oficinas e palestras.

Próxima edição: de 23 a 28 de abril.

3. Music Trends Brasil – Rio de Janeiro

Com uma programação bem diversificada, o Music Trends Brasil oferece painéis e workshops sobre os mais variados temas relacionados aos interesses de artistas e profissionais do mercado de música.

Workshop “Aprendendo a engajar fãs no YouTube”, com Thatiana Victorelli, Marketing Manager ONErpm.

No ano passado, além de workshop sobre planejamento de carreira, o evento promoveu uma mesa redonda sobre música e tecnologia que contou com a presença do vice-presidente da Napster na América Latina, Márcio Kanamaru.

Próxima edição: data ainda não anunciada.

4. Música Mundo – Belo Horizonte

Com status de plataforma internacional, o “Música Mundo” celebra o encontro e a colaboração entre diversos seguimentos criativos que convergem através da indústria da música. O evento anual e é composto de atividades de networking, shows, conferências e muito mais.

Palco MP3 marcou presença no “Música Mundo 2018” (Foto/Instagram)

Além do mais, recebe convidados de diversas partes do Brasil e do mundo e tem como objetivo, potencializar a concretização de parcerias, intercâmbios e negócios estratégicos ao ecossistema musical.

Próxima edição: data ainda não anunciada.

5. Festival e Conferência de Música [Febre] – Sorocaba

Acontece em Sorocaba, interior de São Paulo, e reúne público, artistas, bandas e personalidades de todo o país em um encontro para ouvir e falar de música. Em 2018, por exemplo, o público que foi ao “Febre” conferiu “Minicurso de Fotografia de Palco”, com Fabrício Vianna; um “Workshop de Gestão de Carreira”, com Boia Fria Produções; e um painel sobre o papel da “Economia Criativa na Música, com Ana Carla Fonseca.

Próxima edição: outubro (data específica ainda não anunciada).

6. Exponeja – São Paulo
O maior congresso de música sertaneja do Brasil acontece na cidade de São Paulo. Durante a “Exponeja”, fornecedores, produtores, compositores, investidores, músicos e, claro, muitos artistas e profissionais do meio trocam conhecimento, divulgam e o mais importante: fecham negócios.

Próxima edição: 8 e 9 outubro.

7. SIM São Paulo – São Paulo/ SP

A SIM é uma das mais importantes feiras de negócios da música da América Latina. Durante cinco dias, a capital paulista vira ponto de encontro para profissionais de todos os setores da indústria musical, artistas, jornalistas e apaixonados por cultura e inovação do Brasil e de vários países.

O maior ponto de encontro para profissionais de todos os setores da indústria musical (Imagem/Divulgação)

Os temas abordados no evento têm o novo mercado da música como foco e cumpre a proposta de colocar em evidência e em discussão novas ideias e conceitos que estão transformando o cenário mundial, além de capacitar e conectar pessoas.

Próxima edição: 4 a 8 de dezembro de 2019.

P.S.:

Já que este nosso papo envolve profissionalismo, nós temos algo mais para te ajudar! Confira as matérias da seção “Dicas de Carreira” e não se arrependerá! Por lá, você vai se inteirar sobre como cuidar de sua reputação no meio digitalaumentar o número de plays do seu Palco MP3planejar seus lançamentos e muito mais.