1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. A bordo de seu “Eterno Retorno”, Pepeu Gomes aterrissa no Palco MP3

A bordo de seu “Eterno Retorno”, Pepeu Gomes aterrissa no Palco MP3

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Filho da “Bahia de todos os santos”, ele está por aí há 50 anos. Cantor, compositor, guitarrista e arquiteto das harmonias, Pepeu Gomes é um dos artistas mais inventivos da música que vem da América Latina. Dono de um caldeirão sonoro, que mistura Jimi Hendrix com Jacob do Bandolim, Pepeu acaba de chegar ao Palco MP3 com seu novo disco, “Eterno Retorno”.

(Divulgação)

Em seu 44º álbum, Pepeu Gomes apresenta o suprassumo do que sempre fez de melhor, ou seja, a obra é o retorno do excelente compositor que sempre balançou as estruturas do pop rock brasileiro. A timbre soa com a sutileza que faz da timbre da voz do artista uma das mais gostosas de se ouvir. Por sua vez, a parte dos arranjos apresenta tons eletrônicos – incluindo trap – e a habilidade ímpar de Pepeu com a guitarra.

“O que me motiva a continuar é o legado no qual venho trabalhando, atravessando gerações, com minha guitarra em punho. A guitarra, como o roquenrou, é imortal. Quando penso nisso, me passa pela cabeça continuar sendo um mensageiro do som por muitos anos”, conta Pepeu.

Outros atrativos do disco são as parcerias. Neste trabalho, o músico trabalhou com um baita time colaboradores formado por: Arnaldo Antunes, Zélia Duncan, Ivo Meirelles, Nando Reis, a banda de rock baiana Vivendo do Ócio e os compositores Cyro Telles e Filipe Pascual [que também participaram da produção musical]. Outra parceria notável foi feita com o artista guianês Harold Carribean, que trouxe um clima caribenho para a faixa “Porque Eu Te Amo”.

Pepeu Gomes emplaca mais um trabalho de extrema relevância (Foto/Divulgação)

O disco reúne 11 músicas, sendo que 10 são inéditas. A única regravação é faixa “99 vezes”,  a primeira música que o guitarrista cantou nos Novos Baianos, quando Moraes Moreira tirou o time de campo, em 1974. Se em sua versão original a faixa é psicodélica, a releitura propõe uma pegada mais acústica. O primeiro single do projeto é a faixa “Aos Poucos”, fruto de uma colaboração entre Pepeu e Nando Reis.

O ano é 2018 e Pepeu Gomes continua sendo um dos talentos mais geniais da música brasileira popular. Ao dar o play nas faixas, nossos ouvidos são presenteados com canções que exalam verdade, sentimentos e boas vibrações. Por mais que não seja intencional, “Eterno Retorno” serve de exemplo para que artistas veteranos lancem material inédito somente quando tiverem algo realmente relevante para dizer.

Gustavo Morais