1. Página inicial
  2. blog
  3. Descobrindo a novíssima música brasileira
  4. Giro do Palco: Acorda, Pedrinho! Desvendando a história por detrás do Hit

Giro do Palco: Acorda, Pedrinho! Desvendando a história por detrás do Hit

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Se você navegou pelas redes sociais nos últimos dias, deve ter se deparado com uma canção em comum em quase todos os vídeos. Nesse sentido, a música “Acorda, Pedrinho” embalou os conteúdos produzidos em quase todas as redes sociais, gerando mistério sobre o personagem e a banda. 

Como resultado disso, a canção atingiu na última semana, o primeiro lugar nas listas de 50 maiores hits das plataformas de streaming. Além disso, ganhou reportagens especiais em horário nobre e bateu a marca de 14 milhões de plays. Mas, embora todos esses números traduzam o sucesso estrondoso da faixa, apenas uma pergunta paira no ar: afinal, quem é Pedrinho?

Vem com a gente nesse giro descobrir não só quem é esse personagem, mas porquê a canção se tornou conhecida em tão pouco tempo. A-C-O-R-DA e vem!

Afinal, quem é Pedrinho?

Antes de tudo, o hit “Acorda, Pedrinho” chegou até você não só pela história, mas pela batida dançante e chiclete, a atmosfera alegre e divertida e, claro, uma coreografia passível de ser imitada. Assim, a canção feita pela banda Jovem Dionísio foi parar nos vídeos de pessoas que você conhece no cotidiano e também de famosos, aumentando o seu alcance. O interessante é que, por se tratar de algo comum – acordar – o challenge foi feito até por quem não é músico, como o Chef Jacquin:

Mas, o seu diferencial não é ser somente mais uma música que viraliza na web, é contar a história de alguém real e que tem coisas em comum com muita gente. Segundo a banda, Pedrinho – um senhor de 52 anos – é um amigo que frequenta o Bar Dionísio, estabelecimento que inspirou o nome do grupo. Logo, entre algumas bebidas e jogos, o Pedrinho acabava por tirar um cochilo no fim do dia ali mesmo, encostado em algum canto do local. 

De acordo com algumas entrevistas, a banda afirma que não só Pedrinho faz isso, como eles também dormiam no local. Lá, eles participavam de um campeonato de sinuca jogado entre amigos. Quer coisa mais cotidiana que uma cena dessas?

Assim, as dúvidas sobre a história, que campeonato é esse e porquê o Pedrinho estava dormindo impulsionaram o hit. Mais do que isso, geraram identificação do público e, consequentemente, maior número de plays, um sinal de marketing bem trabalhado

A canção ganhou inclusive versões em outras línguas feitas pelo público, como o japonês e inglês. 

Entre despertares e pontos de exclamação: quem é a Jovem Dionísio

Os curitibanos que compõem a Jovem Dionísio formaram a banda em 2019 e apostaram em uma abordagem diferente. Assim, a primeira canção lançada por eles permeia um ritmo mais calmo romântico, se aproximando do estilo mais indie. “Pontos de Exclamação” já acumulava mais de 14 milhões de visualizações quando “Acorda, Pedrinho” surgiu, tirando-os da zona de conforto. 

Os integrantes Pasquali, Rafael e Gabriel Mendes, Gustavo Karam e Bernardo Hey sabiam que a história seria interessante na música. Assim, investiram em um ritmo mais pop, fugindo da vibe mais alternativa e costumeira da banda. 

De certa forma, esse feito pode se assemelhar ao que os Los Hermanos fizeram ao lançar a dançante Ana Júlia. Na época, ela chegou a ser regravada por Jim Capaldi, baterista do Traffic, ao lado do Beatle George Harrison

A Jovem Dionísio já coleciona canções feitas em parceria com outra banda em ascensão, os Gilsons, e o duo já consolidado AnaVitória. Apesar do sucesso viral, eles já afirmaram que esse não será o único foco da banda. Mas sim, a turnê pelo país e a criação de canções que sejam obras para além das redes sociais. 

Acorda, Pedrinho! Continue no embalo conosco!

Sabemos que nem sempre dá para ficar acordado para vencer o campeonato, mas a gente te dá uma ajudinha! Continue no embalo ouvindo os artistas do gênero pop aqui no Palco MP3 e fique por dentro de todos os hits. 

Assim, você descobre novos artistas, aprende todos os sucessos e compartilha com quem você gosta. Só não pode ficar dormindo por aí, né? Deixa isso para o Pedrinho! 

Então, dê o play e curte conosco! 

Laryssa Costa