A busca por novas possibilidades, o desejo de inovar conceitos e a necessidade de experimentar novas tendências são alguns dos fundamentos que fazem do artista um ser inquieto pro natureza. Como não poderia ser diferente, a inovação e a renovação fazem parte do cotidiano dos artistas da música.

Por uma série de motivos, músicos e compositores e intérpretes nem sempre são ligados nesses rolês. De maneira inconsciente, na base do “em time que ganhando, não se mexe”, o artista trabalha no piloto automático e opta pro reciclar formas entre um trabalho e outro. Esse hábito não é errado, pois tudo é uma questão de escolhas e direcionamentos. Porém, nunca é demais explorar os outros lados da moeda.

Neste post, vamos mostrar um exemplo prático de como sair do senso comum e dar uma sacudida no cenário. Nas próximas linhas, você verá como foi que o cantor Alex Fava conseguiu fazer o que ninguém tem feito no cenário sertanejo.

Sertanejo consciente

De maneira geral, atual cenário da música sertaneja trocou o campo pela cidade. Os lamentos e diversões do povo da roça deram lugar às baladas, relacionamentos errantes, ostentações materiais, momentos hedonistas, etc e tal. Navegando na contramão de todas as tendências, o cantor Alex Fava tem sido o responsável em levantar bandeiras sociais dentro do sertanejo.

Em pleno século XXI, Alex Fava injeta doses de discurso consciente no sertanejo

Em pleno século XXI, Alex Fava faz o sertanejo voltar a ser um bom ambiente para questões sociais (Foto/Divulgação)

Há um mês, ele lançou o single 4 patas. A canção encerra a trilogia Projeto Consciência, composta também pelos singles e Devolva Meu Coração. Na primeira, Alex Fava aborda o abandono na terceira idade e na segunda ele faz um alerta para a depressão.

Por sua vez, 4 Patas fala do abandono de animais. Na letra, a música conta a experiência de um cachorro abandonado que tenta sobreviver pelas ruas, além de abordar o que “doguinho” espera do próximo tutor. “É um pedido de socorro”, diz o cantor.

“Eu me sensibilizo com esses casos, gostaria de encontrar uma forma de ajudar os animais abandonados e que sofreram algum tipo de agressão. Sei que existem ONGs que aceitam doações, mas eu queria fazer mais! Então, conversei com meu pai e alguns amigos e achamos que falar disso é importante para conscientizar as pessoas, foi assim que nasceu 4Patas”, explica Alex Fava.

A ideia é alertar e “abrir os olhos” das pessoas para um movimento de conscientização, de mudança para melhorar vidas, e assim fazer com que todos possam achar uma causa e apoiá-la da maneira que for possível.

Ok, mas que lição tiro dessa história?

Se você chegou até aqui, certamente observou que Alex Fava tem realmente buscado fazer algo diferente no cenário. Numa era em que a conscientização sobre causas sociais ainda é um tema pouco comum nos estilos de músicas mais populares, como é o caso do sertanejão, Alex defende seu discurso e ergue suas bandeiras.

Se você está trabalhando nas composições de novas músicas ou na elaboração de um conceito para seu próximo trabalho, ou até mesmo para a sua carreira, já parou pra pensar em como não fazer “mais do mesmo”? Com três músicas, Alex Fava mostrou que é possível driblar a zona de conforto que tanto sepulta trajetórias artísticas. A repetição gera desgaste, que gera enjoamento, que gera substituição de ídolos por parte do público. Por isso, busque referência no trabalho de inovação proposto por Alex.

O compositor precisa saber enxergar oportunidades para inovar

O mundo é oceano de possibilidades para inspirar inovações artísticas (Foto/Divulgação)

Seja lá qual for o seu estilo de música, não tente simplesmente refazer o trabalho das gerações passadas. Abra os olhos da alma e avalie o mundo ao seu redor, observe o seu país, contemple a natureza e analise ser humano. Depois desse exercício, uma série de gatilhos metais vão tomar conta de seus processos criativos. Como consequência, você enxergará os admiráveis novos horizontes artísticos que te esperam. Ouse, lute, experimente, crie e confie! A novíssima música brasileira precisa das suas doses de inovação.

Espalhe a palavra

Já que este nosso papo envolve profissionalismo, nós temos mais material para te ajudar! Confira as matérias da seção Dicas de Carreira e vai se surpreender com a gama de conteúdos.

Ah, e não se esqueça de compartilhar este post aí nos seus canais de comunicação! A ideia é fazer com que mais artistas abaram as portas da percepção e tenha insights para explorar possibilidades de inovação 🎶