1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Conheça 5 aplicativos gratuitos para legendar stories

Conheça 5 aplicativos gratuitos para legendar stories

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

A procura por aplicativos gratuitos para legendar stories tem se tornado maior, uma vez que o Instagram é o quarto aplicativo mais utilizado no Brasil. Resultado disso, as estratégias de marketing têm englobado as redes não só para divulgação do trabalho, mas para construção de imagem e aproximação do público

Mais do que oferecer stories criativos, o objetivo é torná-lo o mais acessível possível a diferentes pessoas, aumentando a qualidade do seu conteúdo. Além disso, um bom conteúdo faz com que você ganhe engajamento e visibilidade, aumentando sua audiência. Logo, contribuindo para uma nova possível remessa de fãs. Deu para sentir a necessidade dos aplicativos para legendar stories, né?

Então separa a caneta e vem com a gente anotar essas dicas!

Afinal, o que são os stories?

Se você é iniciante nas redes e não sabe como funciona o Instagram, certamente terá que começar pelo básico: uma bio completa para identificar você. Agora, depois de concluída essa etapa, é hora de incluir os stories em suas estratégias de carreira

Com a duração de apenas 24 horas no ar, os stories permitem compartilhar textos, vídeos e fotos, expirando após este período. Além disso, efeitos de vídeo como Boomerangs, Superzoom, Rebobinar e filtros aplicáveis ao rosto, como forma de atrair a atenção das pessoas.

Assim, você visualiza os já publicados na parte superior, com as fotos de perfil de cada usuário em formato circular e contorno colorido. Você se lembrou do Snapchat? Sim, muitos veem essa função como concorrente do outro aplicativo.

Aplicativos gratuitos para legendar stories, conheça 5
As bolinhas com a foto de perfil são parada obrigatória na rede (Imagem: divulgação)

Mas, por que ele é importante? Ao mesmo tempo que ele cria uma sensação de proximidade com imagens e vídeos de bastidores, eles permitem medir e qualificar a audiência. Dessa maneira, é possível ver quantas e quais pessoas viram o conteúdo, resposta dos fãs e interação com links e figurinhas. A sequência de stories podem ainda ser agrupadas por assunto e acessadas de maneira permanente, no campo “Destaques”.

Portanto, entender exatamente como os stories funcionam permite não só extrair melhores resultados, mas comunicar de maneira mais eficiente. E é aqui que as legendas entram.

Por que legendá-los?

Para as pessoas com deficiência auditiva ou mães que assistem os stories durante o tempo de sono dos filhos, a legenda é uma necessidade. Mais do que isso, existem mais situações em que os vídeos são assistidos sem som, como a ausência dos fones, lugares públicos como ônibus e metrô. Assim, as legendas são importantes não apenas para o Instagram, mas para o cinema, séries e vídeos do YouTube.

Apesar do recurso de texto permitir que o próprio usuário legende os vídeos manualmente, essa tarefa demanda um tempo maior e habilidade com transcrição. Por isso, separamos cinco aplicativos gratuitos para legendar stories para te ajudar nessa missão. Vamos lá?

Quais os melhores aplicativos gratuitos para legendar stories?

Os aplicativos para legendar stories podem ser gratuitos ou pagos, e disponíveis tanto para softwares Android e iOS. Então, separamos cinco deles para você começar a legendar os seus stories. Vamos lá?

1 – CapCut

Disponível para Android e iOS, o CapCut oferece opções de edição de vídeo, com cortes, stickers, texto e legendas automáticas. Para fazer a última opção, basta escolher a opção “Legendas automáticas”, escolher transcrever o áudio original ou locução externa. Logo depois, é só conferir, colocar a cor e a fonte escolhida.

2 – Clips

O Clips é um aplicativo desenvolvido para iPhone e oferece realidade aumentada e diferentes opções de animação. Agora, o recurso “Títulos em Tempo Real” transcreve as falas do vídeo de forma instantânea, apenas pressionando o ícone de balão de mensagem. Já para as legendas, os vídeos devem ser gravados na plataforma, pois, ao gravar e apertar o botão rosa, a legenda aparece de maneira automática. Ao finalizar, o vídeo resultante pode ser compartilhado direto nos stories.

3 – Autocap

Assim como os demais aplicativos acima, o AutoCap é um software de edição de vídeo. Porém, este é focado na transcrição de falas, utilizando recursos de reconhecimento de voz e legenda automática. Após o registro do som, é possível editar as palavras resultantes da legenda, ajustar termos, sincronizar com a fala e estilizar a escrita. O AutoCap é voltado para o sistema Android.

4 – InShot

Embora ofereça uma gama de efeitos de edição de vídeo, a ferramenta do InShot para legendas acontece de forma manual. Para isso é preciso escolher o menu “Texto” e digitar os trechos escolhidos. Para deixar o processo menos trabalhoso, o ideal é inserir frases mais curtas e separadas em blocos.

Após escrito o conteúdo, é importante verificar as posições das caixas de texto, para elas ficarem devidamente sincronizadas com o áudio. Nesse sentido, é possível escolher o tempo de permanência de cada escrita, cor da fonte e efeitos de animação para entrada e saída do texto. Ele está disponível tanto para Android quanto para iOS.

5 – CC – Captions em vídeo

Por fim, o Captions é um aplicativo para iOS voltado para a criação de legendas dinâmicas e animadas, ideais para stories ou TikTok. Além de gerar as legendas automaticamente, ele ainda permite sua personalização, com mudança de estilos, cores e animações. Ele possui uma ampla opção de idiomas, indo do português, alemão, inglês, até o chinês, coreano e árabe.

Pronto para fazer seus próximos stories?

Agora que você possui a lista dos melhores aplicativos gratuitos para legendar stories, que tal escolher um e inseri-lo no seu dia a dia? No princípio pode parecer mais demorado ou um pouco trabalhoso, mas com a prática e o uso constante, você vai passar a legendar de maneira natural.
 
Além de utilizar isso como estratégia para o marketing de sua imagem, o ideal é acompanhar nossas dicas de carreira. Assim, você fica ligado nas infinitas possibilidades de conteúdos digitais e como utilizá-los da melhor forma para aumentar sua audiência. Esperamos você!

Laryssa Costa