1. Página inicial
  2. blog
  3. Descobrindo a novíssima música brasileira
  4. 10 artistas da música pra ficar de olho em 2023

10 artistas da música pra ficar de olho em 2023

Por: Fernando Paul

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Feliz Ano Novo, amante da arte sonora! Para começar este ciclo em grande estilo, nada melhor do que ouvir muita música boa, concorda? Então, prepare os ouvidos, porque hoje vamos indicar artistas para ficar de olho em 2023!

Nesse sentido, você vai conhecer um pouquinho da trajetória e do trabalho de dez nomes promissores da cena independente. Aqui, vamos listar artistas brasileiros de tudo quanto é estilo. Ou seja, não importa qual a sua preferência musical – temos certeza de que pelo menos alguns deles vão capturar a sua atenção.

Quem são os artistas da música que vão brilhar em 2023?

Antes de mais nada, tenha em mente que a lista a seguir é apenas um pequeno recorte do cenário musical independente do país. Obviamente, há muitos outros artistas cheios de potencial que, por uma mera questão de espaço, não estão presentes neste artigo.

No entanto, estes dez nomes foram selecionados a dedo pela equipe de curadoria do Palco MP3. Em outras palavras, a qualidade e a diversidade musical estão garantidas! Conselho de amigo? Anote os nomes abaixo:

  • Guiene
  • Meros Erros
  • MC Eliot
  • Pablo Santoro
  • Vivi Wanderley
  • Julia Manikk
  • Banda Flow
  • Isabella Bretz
  • Não Pode Ser Nada
  • O Breguinha

Sem mais delongas, chegou a hora de conhecermos os artistas para ficar de olho em 2023!

1. Guiene

Revelação do trap mineiro, Guiene é um artista independente que tem tudo para bombar em 2023. Simplicidade, talento e carisma são algumas das qualidades que o aproximam dos ouvintes. Isso tudo se reflete tanto na sonoridade quanto na linguagem visual do músico, que abraça a realidade brasileira com orgulho. 

Prova disso, a faixa Medusa, último lançamento do cantor, conta com uma produção sonora bem trabalhada, além de uma letra que gera identificação automática com os jovens do país. Em seguida, assista ao clipe oficial:

2. mEros Erros

“Eu não aceito o sabor de ser canalha – sou cantor, e o meu canto é navalha, meu amor”. Assim se define o artista paulistano mEros Erros, que tem na realidade urbana a maior temática. Dessa forma, ele abraça a mistura de estilos e não tem medo de falar sobre temas urgentes da sociedade.

No último mês de dezembro, ele lançou um novo disco. Parece um Conhaque traz 11 faixas inéditas em tom intimista, que abordam dilemas e relacionamentos contemporâneos. Por exemplo, Você Deixou o Lenço revela a criatividade lírica do artista, além de sua fluência no violão:

3. MC Eliot

Paulista e morador da baixada santista, MC Eliot representa a nova geração do funk em 2023. Acima de tudo, as letras do artista transmitem mensagens de motivação e esperança, sempre enaltecendo a luta diária dos moradores da periferia. 

Nesse contexto, um dos maiores sucessos do MC Eliot é a música Só Fé, cujo clipe é uma síntese de todas as qualidades que listamos anteriormente. Saca só:

4. Pablo Santoro

Nascido em Palmares, no Pernambuco, mas criado em Londrina, no Paraná, Pablo Santoro é um cantor sertanejo que merece a nossa atenção em 2023. Ele deu o pontapé na carreira aos 19 anos de idade – desde então, tem se destacado devido à voz encorpada e às composições de muito bom gosto.

Assim, uma delas é Não Deu, que tem uma batida cativante e rimas muito bem boladas. Abaixo, você pode conferir a apresentação da faixa no DVD de Pablo Santoro:

5. Vivi 

Cantora e atriz, Vivi Wanderley nasceu nos Estados Unidos, mas se considera mineira de coração. A jovem bombou com o lançamento do filme “Ilhados”, no qual estrelou as suas duas facetas artísticas. Assim, acumulou milhões de visualizações e seguidores nas redes.

No último mês do ano passado, Vivi divulgou o single autoral Playground, que exala as melhores fragrâncias da música pop atual. Agora, em 2023, ela promete fazer muito barulho com novos lançamentos.

6. Julia Manikk

Nascida em Manaus, no Amazonas, Julia Manikk é filha de pai caribenho e mãe brasileira. Nesse contexto, a cantora e compositora iniciou a carreira no ano de 2019, apostando no pop cantado em inglês. 

Em uma série de lançamentos de singles, a artista provou que é madura e dona de uma voz cheia de personalidade. Dessa forma, a nova faixa Your Loss une todas as referências de Julia Manikk para entregar um som moderno, sedutor e épico. Sem dúvida, uma artista para ficar de olho em 2023!

7. Banda Flow

Diretamente de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, a Banda Flow é formada por Pedro Noronha (voz), Pedro Bichuete (guitarra), Pedro Carceroni (baixo) e Gustavo Coimbra (bateria). 

Assim, o grupo é resultado de um caldeirão sonoro que borbulha influências de pop, reggae, rock e MPB. Para conhecer o inventivo e bem gravado som da Banda Flow, recomendamos que você comece pelo último single, Calmo & Tranquilo.

8. Isabella Bretz

Cantora, compositora, produtora cultural e analista internacional, Isabella Bretz bebeu em fontes estrangeiras para gerar uma incrível fusão com a sua brasilidade. Assim, seu trabalho conta com elementos claros de folk, indie e MPB. 

Dessa forma, a estreia oficial se deu em 2012 com o disco Saudade. De lá para cá, não parou de lançar novidades, incluindo o disco Pequenezas. O registro de 2022, feito em parceria com Rodrigo Lana, apresenta 16 minicanções e obteve positiva repercussão na mídia especializada. Em seguida, confira uma das faixas do álbum, Partícula da Vida:

9. Não Pode Ser Nada

O trio Não Pode Ser Nada nasceu em 2016 e é integrado por R4, Raal Rico e Faezi, todos baianos de Salvador. Assim, o grupo foi um dos pioneiros do estilo Pagotrap, que junta o trap ao pagode da Bahia. O objetivo foi unir o gingado orgânico do gênero nacional à forma de se comportar e rimar do som norte-americano, gerando um filho moderno e ousado. 

Se você ficou curioso para conhecer o som do grupo Não Pode Ser Nada, aqui vai uma das músicas dos caras, Tá Pra Onda:

10. O Breguinha

Por fim, mas não menos importante, Luccas Tibério – também conhecido como O Breguinha. O artista baiano é um dos novos representantes da música brega e tem totais condições de se destacar em 2023. 

O novo projeto do artista estreou em 2022 com o lançamento de um disco autointitulado, composto por 11 faixas no total. Aqui, deixamos para você a dançante música que fecha o álbum, Foi Amor:

Quer conhecer mais artistas da música independente brasileira?

E aí, curtiu a nossa lista de dez artistas para ficar de olho em 2023? Definitivamente, esses nomes representam muito bem a riqueza da música brasileira e têm tudo para brilhar no ano que se inicia. 

Agora, uma pergunta para você. Que tal prestigiar ainda mais a cena independente? Há uma forma bem simples de fazer isso. Olha só: baixe o app do Palco MP3, que está disponível para iOs e Android. Lá, você pode seguir cantores e bandas, baixar músicas e conferir playlists temáticas. Assim, você apoia os artistas que batalham duro para transmitir uma mensagem positiva. Legal demais!

Obrigado pela companhia, amante da arte sonora. Fique ligado, porque o Palco MP3 está preparando muita coisa boa para 2023! Feliz Ano Novo para todos nós. 

Fernando Paul