Todo verdadeiro fã de música adora conhecer novos artistas, não é mesmo? Se você está lendo este artigo no Palco MP3, temos a certeza de que você faz parte desse time. Nesse sentido, temos o prazer de indicar 3 artistas do Sul para conhecer e curtir, pois eles possuem um trabalho de alta qualidade e grande relevância. 

Historicamente, o Sul do país forma e revela grandes bandas, cantores e músicos, dos mais variados estilos musicais. Dessa forma, a indicação dos artistas abaixo agradará a todos os tipos de ouvintes. Então, chega de delongas, vamos ao que interessa!

3 artistas do Sul para conhecer 

Segue a lista dos artistas do Sul do Brasil em destaque neste artigo:

  • Vilton e Nórton 
  • Punkzilla! 
  • Gustavo Toledo e Gabriel 

A seguir, confira um resumo da trajetória dos músicos e uma pequena análise do mais recente lançamento de cada um. 

Vilton e Nórton

Se você curte a mistura entre o antigo e o novo, aqui está uma indicação de artista que tem tudo para entrar na trilha sonora da sua vida! 

A dupla dos irmãos Vilton e Nórton se formou no ano de 1997 no Rio Grande do Sul, posteriormente seguindo para Santa Catarina, com o objetivo de homenagear o regionalismo musical do Sul do Brasil. Assim, eles fazem uma abordagem contemporânea de suas referências adicionando elementos de sonoridades diversas, incluindo rock, MPB, ritmos brasileiros e latinos. Como resultado, surgem canções alegres e cheias de autenticidade, capazes de transformar o dia de qualquer pessoa

Desde que iniciou a carreira, a dupla emplacou diversos sucessos, como as faixas “Futebol” e “Jonas Carneiro”. Nas músicas de Vilton e Nórton, você encontra de tudo: guitarra, acordeão, violão, instrumentos de sopro, muita sensibilidade e bom-humor! Definitivamente, não há como não se empolgar ouvindo as músicas dessa dupla maravilhosa. 

Além disso, as letras são muito bem pensadas e trazem reflexões sobre a realidade do Brasil, assim como questionamentos sobre as relações humanas e a própria vida. Em outras palavras, conteúdo sincero e inteligente que traz esperança e ajuda a encarar os desafios do cotidiano. Como não amar, né? 

Então, vamos às novidades: em 2021, a dupla lançou um novo disco, chamado Atemporal. O trabalho é uma homenagem à mãe dos músicos e revela o amadurecimento lírico e sonoro da dupla. Com participações de nomes como João Chagas Leite, Gabriel Selvage e Rafael Schimidt, entre outros, o álbum teve a mixagem e a masterização assinadas pelo renomado engenheiro de som Beto Neves, vencedor do prêmio Grammy. Tudo o que podemos dizer sobre isso é: uau! 

Enfim, você não deve estar se aguentando de tanta curiosidade para ouvir essa dupla, né? Abaixo, confira o clipe de “Um Dia Bom”, faixa que integra o disco Atemporal

Punkzilla!

Se você curte um som agressivo, esse artista é um prato cheio. Olha só! 

Banda de punk rock que nasceu em 2014 em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Punkzilla! busca fazer parte de um novo despertar do gênero, sempre atenta aos temas sociais e políticos da atualidade. É formada por Francis Fussiger (vocal), Luciano Santana (guitarra), Diego Aires (baixo) e Lucas Costa (bateria). 

Com um instrumental agressivo, rápido e pesado, a Punkzilla! tenta resgatar um estilo de som que surgiu na década de 1980. As principais influências dos integrantes são nomes como Cólera, Replicantes e Dead Kennedys. No entanto, o grupo mantém a mente aberta para novas sonoridades. Além disso, aborda temáticas sérias, mas sem deixar de lado as críticas e reflexões sarcásticas. Ou seja, adicionando as letras ácidas a um vocal rasgado e imponente, temos uma receita que não tem como dar errado! 

O grupo já lançou diversos trabalhos em sua trajetória, com destaque para as músicas “Eu Odeio o Véio da Van!” e “Vacilona Vírus”. Em novembro de 2021, saiu Território Antifa, álbum que reúne canções inéditas de oito bandas. Ao todo, são 17 faixas, com direito a duas músicas do Punkzilla!: “Crise Nacional” e “Nossa Hipocrisia”, que você pode conferir abaixo: 

Gustavo Toledo e Gabriel 

Claro que não poderia faltar um artista representante do novo sertanejo, afinal, o estilo está em alta no Brasil! 

Outra dupla de irmãos, Gustavo Toledo e Gabriel são do Paraná e já somam cerca de 12 anos de carreira no total. A paixão pela música começou cedo para os dois. Gustavo, o mais velho, se encantou por aprender diversos instrumentos, como sanfona, baixo e bateria. Por outro lado, Gabriel se destacou por conta da voz e da desenvoltura em cima do palco. Uma verdadeira dupla dinâmica! 

Começaram fazendo covers, mas logo partiram para o trabalho autoral. Chegou, então, o ano de 2018, quando lançaram o primeiro DVD, um marco na carreira deles, que inclui o hit “Precipício”. 

Em 2021, foi a vez do single “Implicantezinha”, que viralizou na web, rendendo views até dizer chega. A música tem um instrumental de violão muito bem trabalhado, com frases de guitarra que enriquecem o arranjo. Para completar, as vozes de Gustavo Toledo e Gabriel estão em perfeita harmonia ao cantar a irreverente letra da canção. Sucesso demais! 

Esperamos que tenha aproveitado a nossa indicação de artistas do Sul para conhecer e curtir! Se quiser ouvir esses e outros músicos dessa região do Brasil, não deixe de explorar o Palco MP3, que contém uma infinidade de canções dos mais variados estilos musicais. Tudo para que a sua vida sempre seja embalada com muita música!