1. Página inicial
  2. blog
  3. Descobrindo a novíssima música brasileira
  4. Genaro Almeida, um dos artistas revelados em festivais de música

Genaro Almeida, um dos artistas revelados em festivais de música

Por: Fernando Paul

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Vingar na carreira musical não é uma tarefa fácil. Afinal, vários artistas com talento e força de vontade acabam ficando no ostracismo, pois uma das maiores dificuldades é justamente romper a barreira do anonimato. Nesse contexto, hoje você vai conhecer algumas histórias inspiradoras de artistas revelados em festivais de música.

Sim, festivais são uma ótima forma de um artista independente dar o pontapé inicial na carreira! Um exemplo disso é Genaro Almeida. Assim, contaremos um pouquinho da trajetória do jovem cantor pernambucano, além de listar outros nomes de sucesso que começaram se apresentando nos democráticos palcos de festivais brasileiros.

Então, se você se interessou por esse tema, continue com a gente!

A história do cantor Genaro Almeida

Antes de mais nada, bora conhecer um pouco mais de Genaro Almeida? Bom, ele se chama Severino Genaro Félix de Almeida Júnior, tem 24 anos e nasceu na pequena cidade de Vitória de Santo Antão, no estado de Pernambuco.

Genaro Almeida, revelação de festival popular
Genaro Almeida, revelação de festival popular (Foto: Divulgação)

Influências e o primeiro festival

Cantor e compositor, ele tem como grandes referências nomes como Reginaldo Rossi, Alceu Valença e Luiz Gonzaga. Sua carreira é relativamente recente – começou oficialmente no ano de 2019. Nesse contexto, Genaro se lançou como artista no Festival de Música Nativista de Pernambuco – Unicanto Facol

Assim, ele apresentou ao público pela primeira vez uma de suas primeiras composições, a faixa “Vem Ver Pernambuco”. A canção celebra a cultura e as belezas do estado por meio de um ritmo contagiante e da voz imponente de Genaro.

Carreira ativa

Já em 2020, foi a vez de Genaro divulgar as músicas “Amor Clandestino” e “Sintomas de Paixão”, em que passeou por elementos do forró e sertanejo, reforçando sua sonoridade popular. No fim do mesmo ano, lançou “Meu Vinho”, que conta com uma produção musical mais intimista. 

Com o intuito de revisitar o forró que marcou as décadas de 1990 e 2000, Genaro gravou “Ingratidão” em 2021.

No início de 2022, Genaro lançou seu primeiro disco independente. Intitulado Genaro Almeida, No Seu Coração!, o trabalho apresenta 11 canções no total, com 3 inéditas. Acima de tudo, o álbum revela o caldeirão de influências sonoras do cantor, incluindo ritmos regionais, forró, sertanejo, bachata e pop rock.

Novo EP

Além disso, Genaro Almeida lançou no último mês de outubro o EP Sonho de Verão. A faixa que dá nome ao projeto mostra a veia romântica do artista, com belos arranjos de violão e guitarra, incluindo uma letra que nos convida a aproveitar o melhor da vida ao lado de um grande amor.

Dessa forma, Genaro Almeida está construindo uma carreira ativa e muito promissora. Em outras palavras, o cantor tem conquistado espaço por onde passa – prova disso são as suas redes sociais, que já somam mais de 10 mil seguidores no total. 

E o detalhe: tudo isso só foi possível graças a uma apresentação em um festival de música. Legal demais!

Outros artistas revelados em festivais de música

Assim como Genaro Almeida, há muitos outros exemplos de artistas revelados em festivais de música. Ou seja, nomes de peso da música brasileira que pisaram no palco de festivais antes de conquistarem relevância nacional.

Por exemplo, Elis Regina foi a ganhadora do primeiro Festival de Música Popular Brasileira da TV Excelsior, realizado em 1965. Chico Buarque foi outro músico que ganhou notoriedade na mesma iniciativa.

Por sua vez, Milton Nascimento foi uma das revelações do Festival Internacional da Canção, da TV Globo, no ano de 1967. Na edição do ano seguinte, foi a vez de Beth Carvalho brilhar. 

Por fim, podemos citar vários outros artistas que foram revelados em festivais de música, olha só: Gal Costa, Taiguara, Clara Nunes, Djavan, Sandra de Sá e Leila Pinheiro, entre outros. Só nome de peso, hein?

Dicas para participar de concursos musicais

Agora, você já deve ter percebido que festivais são uma ótima forma de começar a carreira artística e ganhar visibilidade, além de fomentar uma base de fãs. Geralmente, tratam-se de iniciativas locais, que dão espaço para quem está no início da caminhada.

Ao mesmo tempo, os concursos artísticos costumam valorizar a música autoral e até dar prêmios aos ganhadores. Também geram repercussão nas mídias especializadas. Assim, a carreira dos cantores e bandas é impulsionada de forma muito positiva.

No entanto, vários festivais fazem uma série de exigências aos participantes. Portanto, se você quer fazer parte do time de artistas revelados em festivais de música do Brasil, fique ligado nas dicas abaixo:

Prestigie o trabalho de Genaro Almeida no Palco MP3

Então, gostou de conhecer a trajetória de um dos artistas revelados em festivais de música no Brasil? Definitivamente, a vida de Genaro Almeida é um exemplo de sucesso que nos inspira a lutar com ainda mais fé pelos nossos sonhos. 

Nesse sentido, continue prestigiando a carreira de Genaro e outros nomes da cena independente no Palco MP3. Baixe nosso app, que está disponível para iOs e Android, e aproveite o mar de possibilidades sonoras que estão à sua disposição! Aproveite e acompanhe o trabalho do cantor Genaro Almeida por meio das redes sociais e das plataformas digitais, combinado?

Hoje, ficamos por aqui. Valeu por estar conosco! Até a próxima. 

Fernando Paul