1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. 3 dicas infalíveis para aumentar o engajamento de sua banda

3 dicas infalíveis para aumentar o engajamento de sua banda

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Entre outros fundamentos, o engajamento de uma banda requer talento, compromisso, jogo de cintura e seriedade. Neste post, você vai conferir 3 dicas infalíveis para fidelizar o seu trabalho artístico junto à galera.

1. Tenha um calendário editorial

A melhor ferramente organizacional de suas redes sociais é 100% gratuita! Você não precisa pagar nada para bolar um calendário editorial. Numa planilha de Excel comum, você consegue criar o documento que vai mapear a publicação de seus conteúdos.

Calendário editorial, uma importante ferramenta de social media

Seu calendário editorial te ajuda a nortear suas publicações (Imagem/freepik)

Antes de estabelecer seu calendário, no entanto, observe as demandas do público e do mercado. Sexta-feira, por exemplo, é um dia bem bacana para lançamentos. Sendo assim, seus fãs podem “sextar” curtindo um novo single ou um novo clipe. Na quinta, você pode usar a prática #tbt, um costume que superou a condição de “modinhas” de redes sociais, e usar o Instagram para publicar material [foto, vídeo, textos, etc] relacionado ao passado de sua banda. As quartas do mês podem ser dividas entre “lives” e “diário de bordo”. As possibilidades são infinitas.

Lembre-se as sugestões acima não são “regras”. Além do mais, os testes são fundamentais para o bom funcionamento de seu calendário editorial. Experimente publicar os conteúdos em horários e dias diferentes e observe as reações de seu público!

2. Use seu Palco MP3 corretamente

O Palco tem mais de 1 milhão de músicas cadastradas, mais de 115 mil artistas publicados e já ultrapassou a marca dos 8 bilhões de plays. Os números impressionam, não é mesmo? Mas nada disso é possível se você não usar seu Palco MP3 corretamente.

Saiba como organizar o conteúdo de seu Palco MP3

Por mais que a plataforma seja gigante, o conteúdo não viraliza sozinho. Portanto, não adianta criar um Palco MP3 e nunca mais voltar para atualizá-lo. Por questões editoriais e, sobretudo, em razão da demanda do público por novidades, as possibilidades de destaque do site priorizam as novidades. Dito isso, informamos que uma música que você lançou há dois anos, por exemplo, encontra uma forte concorrência para aparecer em uma playlist nova.

SuperDestaque™ é um ótimo mecanismo para atualizar seu Palco MP3

SuperDestaque™ dá aquele up nas divulgações (Imagem/Palco MP3)

Para colher os melhores frutos, tenha em mente o verbo “atualizar”. Por questões de privacidade, sigilo e respeito aos direitos autorais, nossa equipe nunca irá publicar um conteúdo sem a autorização do artista. Por isso, sempre que tiver novidades, não se esqueça de publicá-las em seu Palco MP3.

Importante: depois de promover as atualizações, encaixe seu Palco MP3 no item 2 desta lista.

3. Humanize sua presença

Seja lá qual for a mídia, humanize sua presença no cenário. Interaja com os fãs sempre de forma educada, gentil e amigável. Antes de tudo e acima de qualquer coisa, lembre-se que essa galera é formada por pessoas que compram ingressos de shows, fazem as músicas bombar nas plataformas de streaming, etc.

Com alguns poucos procedimentos, o artista ficar mais próximo do público. Responder postagens no Twitter, por exemplo, já é um bom começo. Você também pode promover enquetes, gincanas, bate papo e stories no Instagram. Pense no tanto que você fica feliz quando seu ídolo usa o IG para mostrar bastidores de um show ou do cotidiano em estúdio.

Mídias sociais, uma excelente ferramenta

Presença humanizada nas redes é tudo (Reprodução/freepik)

Se você curtiu esse nosso papo sobre profissionalismo, nós temos algo mais para te ajudar! Confira as matérias da seção “Dicas de Carreira” e não se arrependerá! Por lá, você vai se inteirar sobre como conseguir melhorar os plays de seu Palco MP3, terá dicas para escrever um release eficiente e até aprenderá a tirar melhor proveito redes sociais.

Gustavo Morais