1. Página inicial
  2. blog
  3. Notícias
  4. Banda Cigana lança disco criativo, ousado e competente

Banda Cigana lança disco criativo, ousado e competente

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Formada por Victoria Groppo (voz/synth), Xuxão (voz/baixo/guitarra), Matheus (guitarra/baixo), Felipe (bateria) e Pedro (guitarra), a banda Cigana está na estrada desde 2014. Natural de Limeira, interior de São Paulo, o quinteto já lançou os EPs Sinestesia (2014) e A Torre (2015).

Em 2019, a Cigana lançou seu álbum de estreia, Todos Os Nós. O disco vinha sendo produzido desde 2016, sempre com os olhares atentos de Cosmo Curiz. As canções vão do indie ao jazz, mas não sem passar pelo post-rock e pela MPB. No quesito letras, as oito músicas da obra soam como uma profunda viagem interna.

Disco coloca a banda Cigana na prateleira de cima

Clique na imagem e baixe o disco banda Cigana (Divulgação)

Os trabalhos são abertos com a hipnótica batida da faixa As Vezes Cansa, uma canção que faz a linha da falta de esperança e sustenta o lado niilista do rock. Na sequencia, com direito a um saxofone bem charmoso, Lua Em Escorpião apresenta o discurso de “quero ser gente grande”, isto é, a maturidade, que as vezes falta na mente da juventude.

E a vibe do disco continua alta com a faixa Maria Fumaça. Dona de um arranjo de guitarra bem arquitetado, a canção faz uma ótima mistura de riff poderoso com levada que se aproxima de nuances melancólicos. Com cara de single, Ensaio Nº 2 é uma canção que caberia facilmente no repertório de alguma das bandas que ajudaram a mudar a cara do pop rock nacional na década de 80.

Integrantes da banda Cigana flutuam sobre a água

Banda Cigana é uma das forças da novíssima música brasileira

Outro momento interessante do álbum é a canção Maldita Pt 2. Emoldurada por um arranjo dramático, a letra reflete sobre a questão de um relacionamento intenso que chegou ao fim. O clipe, inclusive, tem lá seus elementos de fossa – ou sofrência, como prefere a geração mais nova.

Importante frisar que a audácia do experimentalismo marca presença na faixa Vermelho. Com participação da dupla de rappers Diretriz, a canção é uma interessante mistura de hip hop com lampejos de rock industrial. Por sua vez, a singela Catarina é uma daquelas canções que falam sobre ventos de mudanças e evolução pessoal.

Banda Cigana é formada por músicos entrosados e em perfeita sinergia

Banda Cigana impressiona pela maturidade artística (Divulgação)

Por fim, mas não menos importante: a Cigana tem pouco tempo de estrada, mas apresenta maturidade musical de artistas veteranos. Trata-se de um trabalho que não peca pelo exagero. Ao longo do disco, a banda mostra que é formada por músicos que conhecem seus talentos e, consequentemente, sabem extrair o melhor de seus respectivos potenciais. Se alguém ainda acredita que o pop rock não está na prateleira de cima da novíssima música brasileira, Todos Os Nós é a obra que joga por terra essa famigerada teoria.

Gustavo Morais