1. Página inicial
  2. blog
  3. Aposta
  4. Conheça o trabalho da banda Homem Café, um tesouro artístico vindo da cena gaúcha

Conheça o trabalho da banda Homem Café, um tesouro artístico vindo da cena gaúcha

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

A escola de rock gaúcha sempre foi uma das mais produtivas da cena autoral brasileira. E no meio desse pomar artístico tão frutífero, no ano de 2015, surgiu a banda Homem Café. Trata-se de um quarteto formado por Cristiano Aguzzoli (voz/guitarra/violão), Maurício Seabra (baixo/voz), Fernando Monti Chrusciel (guitarra/voz) e Luis Strobel (bateria).

Em sua essência, o som é uma mistura de indie rock com folk e country. As letras são em português e abordam temáticas que passam pela angústias e desafios de ser quem se é, e tomam um mate com as questões simples do cotidiano. Em suma, podemos dizer que a Homem Café é uma banda que faz a perfeita conexão entre música e alma.

Banda Homem Café, rock independente com qualidade

Banda Homem Café faz um som autêntico, bem produzido e inovador (Foto/Divulgação)

A capacidade técnica dos músicos é uma das marcas registradas do quarteto. Com muita maestria, esses guris criam ambiências sonoras que remetem ao universo dos westerns. As canções são emolduradas com slides, gaitas, órgãos e timbres milimetricamente selecionados. Desta forma, em momento algum, a banda soa de forma repetitiva.

E o que dizer da sintonia artística entre o quarteto? Se for pra definir em uma palavra, não tem como ser “equilíbrio”. Sem egoísmos ou vaidades, Cristiano, Maurício, Luis e Fernando entregam músicas que valorizam suas respectivas performances de forma democrática e justa. Observa-se que para eles, o resultado final é mais importante do que o destaque para os talentos individuais.

Homem Café, banda da cena autoral gaúcha

Quarteto enobrece a novíssima música brasileira (Foto/Divulgação)

Outro ponto mais do que notável é a questão da autenticidade. Com bastante talento e originalidade, o grupo consegue fazer um trabalho que em nada se parece com bandas das demais gerações do rock que vem do Rio Grande do Sul.

Discografia – Homem Café

Com tanto esforço, competência e profissionalismo, a Homem Café já colocou dois trabalhos de muita qualidade no cancioneiro do rock nacional. Sempre com produção musical de Pablo Uccellatore [um dos idealizadores da banda], o grupo lançou um EP e um single.

Capa de Descafeinar, EP de estreia da banda Homem Café

Descafeinar marcou a estreia em grande estilo da banda Homem Café (Divulgação)

Lançado em 2017, o EP Descafeinar reúne 6 faixas que refletem sobre a realidade nua e crua que pode ser vista nos quatro cantos do Brasil, isto é, as canções representam um recorte da vida do indivíduo que vive esmagado entre o desassossego, a falta de propósito e a necessidade de superar. Um dos destaques desse trabalho é a faixa Transeunte:

Nesta reta quase final de 2019 banda lançou o single Estrada. Essa reflexiva canção é uma mensagem positiva e edificante para quem é “gente grande” e sabe que vive a vida adulta. Em tempos mais concretos do que românticos, a poesia da letra dessa canção é muito mais do que um bálsamo… é quase um sopro de esperança angelical.

Gustavo Morais