1. Página inicial
  2. blog
  3. 5 perguntas
  4. Palco MP3 entrevista banda UmQuarto, revelação do rock nacional

Palco MP3 entrevista banda UmQuarto, revelação do rock nacional

Por: Fernando Paul

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Por mais que o rock não esteja tão em alta quanto antigamente, muitos grupos independentes têm surgido para trazer um novo fôlego ao gênero. Nesse sentido, hoje Palco MP3 entrevista banda UmQuarto

Natural de Florianópolis, Santa Catarina, UmQuarto é formada por Mayer Soares (vocal e baixo), Thiago Mordentte (guitarra) e Henrique Recidive (bateria). A banda acabou de lançar o single “Humans”, uma faixa psicodélica e cheia de energia, que ainda conta com vocais supermelódicos e guitarras rasgadas. 

Aliás, o grupo tem uma história curiosa, olha só: Mayer era um artista-solo, porém os músicos que o acompanhavam eram muito participativos nos arranjos e composições. Então, eles logo decidiram virar uma banda realmente. No entanto, chegou a pandemia, e cada integrante teve de produzir música isolado em seu quarto, por isso o nome da banda. Legal, né?

Em agosto de 2020, lançaram o primeiro single, “Feedback Reverb”. Depois, foi a vez de se isolarem em um casarão antigo para gravar o primeiro disco. O álbum Apenas saiu em 2021 e recebeu muitas críticas positivas da mídia especializada, com destaque para a criativa faixa “O Mar de Madalena”:

Entrevista banda UmQuarto

banda UmQuarto em divulgação do single humans
Banda UmQuarto apresenta o novo single de trabalho, “Humans”. (Foto: Manu d’Eça)

Uma vez que fizemos essa breve introdução, chegou a hora de conferir a entrevista com a banda UmQuarto. Os caras falaram sobre a formação do grupo, os desafios da pandemia e, claro, o novo single “Humans”. Confira!

O grupo UmQuarto surgiu, de fato, na pandemia. Quais foram os maiores desafios em iniciar o projeto à distância sendo uma banda independente?

Mayer Soares: Os caras que tocavam comigo eram da banda que me acompanhava, fazendo o meu som solo. Quando começou a pandemia, pensamos em produzir algo a distância. Tudo era muito incerto, mas não queríamos perder o timing de certas composições. Tivemos o privilégio de que todos na banda tinham condições de gravar música com qualidade em casa. Então, as ideias foram surgindo e pensei: “a criação está muito colaborativa. Não faz mais sentido ser apenas ‘Mayer e sua banda’.”

Thiago Mordentte: A tecnologia uniu o que o mundo analógico temporariamente separou! Acredito que o maior desafio foi a falta de contato com o público e eventos musicais. A moeda “ser independente” tem dois lados: você tem liberdade para produzir, porém não tem o mesmo suporte financeiro de um artista que tem contrato com uma gravadora

Qual é a importância para vocês de produzir em conjunto? Como a colaboração com outras pessoas do meio artístico também influencia esse processo?

Thiago Mordentte: Fizemos o caminho inverso da maioria das bandas, que, em regra, se separam ou os integrantes começam uma carreira solo. Hoje, temos uma produção democrática. Resultado: ampliamos imensamente a nossa capacidade criativa. 

Mayer Soares: Por mais que soe clichê, a felicidade tem de ser compartilhada. Ninguém cria algo sozinho. Nosso produtor, Felippe Pompeo, me ensinou que a gente nunca realmente termina uma ideia artística, mas desiste dela. Meu irmão, Marcelo Mayer, é uma referência de como compor. Parafuso Silvestre é uma das bandas mais criativas com quem tive contato. Arthur Rodrigues, do AlphaJorge, é um arranjador incrível. André Meister, ilustrador, é um dos que me dão um empurrão para que eu continue criando. E a fotógrafa e amor da minha vida, Manu d’Eça, é a responsável por nossa estética visual.

banda umquarto no estúdio
Banda UmQuarto se reencontra no estúdio. (Foto: Manu d’Eça)

O single de estreia nasceu da última ida da banda ao estúdio. A história de vocês é marcada por esses encontros e despedidas e pelas gravações remotas. Qual a sensação de poder se reunir novamente de forma presencial?

Thiago Mordentte: Me sinto muito privilegiado em encontrar meus amigos, sempre nos divertimos muito durante as gravações. O single de estreia do UmQuarto, “Feedback Reverb”, foi feito completamente de forma remota, cada um no seu quarto. Em seguida, com o álbum Apenas, entramos em um processo de imersão e convivência intensa da banda com o staff técnico de produção, todos isolados por uma semana em uma casa na Lagoa da Conceição. Recentemente, nos reunimos no magnífico Ouié Estúdio, na Praia da Armação, em Florianópolis. Em cada encontro, há uma nova aventura garantida!

“Humans” passeia por sentimentos e devaneios diversos. Como vocês dizem, “ser humano é se perder”. O que essa frase diz sobre o momento atual? A letra tem relação com a pandemia?

Mayer Soares: Sim. Eu tenho bastante esperança por dias melhores, mas sou bem realista também. Durante a pandemia, eu ouvi muito “sairemos como pessoas melhores”, mas eu não vi muito isso. A pandemia aflorou o pior de nós como sociedade. Temos um governo que é claramente omisso ao bem-estar das pessoas. Somos motivo de piada internacional por diversas decisões horríveis que ele tomou. Discursos de ódio ganharam muito mais espaço nas redes sociais. E estão saindo das redes, atingindo pessoas nas ruas! E quando eu vejo que a pandemia deixou uma pequena fração ainda mais bilionária, e todo o resto do mundo ainda mais pobre, há algo de muito errado. Falhamos como sociedade. Não podemos ficar quietos diante disso tudo. Ser “um humano” é uma tragédia. E se a arte for a melhor maneira que conseguimos para expressarmos isso, assim o faremos.

Thiago Mordentte: Penso que tudo o que fazemos hoje tem relação direta com a pandemia e isso reflete em nossas músicas, é inevitável. O ser humano está perdido já faz um tempo. Se você for muito humano, vai acabar sofrendo os cruéis males do mundo.  

O que podemos esperar do UmQuarto no novo álbum que será gravado em abril? 

Mayer Soares: No nosso primeiro álbum, Apenas, as letras são um tanto pessoais, mas agora quero falar sobre outras coisas. Não sou um letrista político, mas eu consigo falar sobre o que acontece hoje. Então teremos um pouco mais disso no próximo álbum. Sobre a sonoridade, estamos explorando e experimentando novos timbres. No momento, presto bastante atenção ao rock que se faz na Escandinávia, por exemplo. Por isso, teremos canções com arranjos mais elaborados, mas mantendo toda a energia sonora como um trio. 

Ouça a banda UmQuarto no Palco MP3!

Muito legal o som e a visão de mundo da banda UmQuarto, não é mesmo? Nesse sentido, não deixe de conferir as músicas do grupo no Palco MP3. O que é bom tem que ser prestigiado! 

Hoje, ficamos por aqui. No entanto, fique ligado, porque teremos mais entrevistas bacanas em nosso blog. Grande abraço e muito som em sua vida!

Fernando Paul