1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Por que sair em blogs de música é vantajoso?

Por que sair em blogs de música é vantajoso?

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Você deve estar se perguntando: vale a pena sair em blogs de música? Quais são as vantagens para a minha carreira como artista independente? Antes de tudo, é bom lembrar que as estratégias de lançamento do seu som devem conter relacionamento com seu público, gerando identificação e engajamento. Logo, ir além das redes sociais aumenta seus pontos de contato e amplia sua audiência

Mas, também é preciso destacar que sua divulgação não deve significar uma campanha publicitária, como venda de produtos. Em geral, o público se interessa por histórias e narrativas que elas se identifiquem, sem o conceito de venda muito aparente. 

Então, se você ainda se sente perdido se deve investir em blogs especializados, fique consco para aprender mais e impulsionar sua divulgação musical!

5 motivos para divulgar em blogs de música

Mulher de amarelo com fones de ouvido acessando um blog de música no computador
Os blogs de música são uma ótima opção para divulgar a sua música! (Foto: Pexels/Andrea Piacquadio)

Redes sociais, plataformas de streaming, playlists, assessoria de imprensa. São inúmeras as formas de divulgação musical e os blogs de música fazem parte desses canais, sendo essenciais em sua estratégia. Nesse sentido, listamos algumas das vantagens para sua carreira:

1. Ampliar o alcance do seu trabalho

Quando um blog pertence a uma plataforma legítima e fala do seu trabalho, ele contribui para a sua credibilidade e visibilidade. Além disso, uma matéria ou citação ao seu conteúdo serve como dados relevantes para apresentar a empresários, produtores, selos e gravadoras

2. Diversificar o seu público

Se a sua intenção é ampliar o seu alcance para mais pessoas, apostar em blogs de música pode ser uma alternativa viável. Nesse sentido, são somados aos seus fãs aqueles que são fãs da plataforma escolhida, que acabam conhecendo sua obra e confiando na indicação.

3. Construir comunidade

Agora, se você optar por blogs de nicho focados no seu gênero musical, você reforçará a definição do seu público. Nesse sentido, você poderá utilizar expressões específicas do estilo e aparecerá ao lado de outros nomes importantes do mesmo segmento.
Mais do que plataformas voltadas para um estilo, aparecer em posts temáticos também contribui para a segmentação de sua audiência, como região ou artistas similares.

4. Qualificar o seu portfólio online

Além de aparecer para novas pessoas, investir em blogs de nicho como o Palco MP3 ajudam a criar pontes de relacionamento e melhor o portfólio online. Nesse sentido, a plataforma oferece parcerias como a Groover, por exemplo, além de intermediar artistas e contratantes.

5. Custo-benefício dentro do orçamento de um artista independente

Apesar de os blogs serem essencialmente feitos em texto, há diferentes formas de participar de suas publicações. Nesse caso, é só escolher qual tipo combina mais com a sua estratégia e cabe no seu orçamento no momento.

Conheça a Black Friday do Palco MP3!

Por falar em custo-benefício, algumas épocas do ano são ideais para iniciar a sua divulgação em blogs de música, como a Black Friday! Nesse sentido, a promoção é válida não só para as costumeiras compras de eletrônicos, mas como possibilidade de iniciar sua divulgação musical

promoções e descontos na Black Friday do Palco MP3
Clique na imagem para aproveitar os descontos! (Foto: Palco MP3)

Aqui no Palco MP3 as ofertas se aplicam às soluções voltadas para o impulsionamento da carreira do artista independente. Logo, os descontos serão para:

  • Blog do Palco te citou

É comum que os blogs especializados apresentem listas de indicações temáticas, por estação, por região, por gênero ou por outro tema. Nesse caso, você é mencionado como indicação aparecendo junto a outros artistas que podem contribuir para o seu crescimento. Por isso, esse tipo de texto é ideal em qualquer momento da sua carreira! Confere só como fica uma seleção com menção a diversos artistas nesse texto aqui. 

  • Matéria especial no blog

À princípio, este tipo de matéria é focada em apresentar a biografia do artista, suas influências musicais e seu caminho até o lançamento de um single. Além disso, apresenta ao público as músicas feitas, parcerias e mais sobre o gênero musical escolhido, como essa.

Assim, se a sua carreira já apresenta um tempo significativo ou um material um pouco mais robusto, vale a pena investir e aproveitar o desconto na matéria especial. 

  • Entrevista no blog

Quando a intenção é aprofundar mais ou mostrar um novo lado de sua produção aos fãs, a entrevista pode ser o formato ideal. Assim, há espaço para falar mais de algumas curiosidades, processo de composição, influências musicais e projetos futuros. Nesse sentido, elas podem ser utilizadas antes de um novo lançamento, intercalando matérias especiais ou em outro momento de sua estratégia. Aqui está um exemplo para você se inspirar!

Acompanhe mais dicas para sua carreira conosco!

Além dos serviços listados acima, outros produtos do Palco MP3 estarão em promoção do dia 21 a 25 de Novembro. Então, não vai dar bobeira e perder essa oportunidade, hein? Para adquirir essas vantagens ou saber mais, basta clicar aqui

Agora que você já sabe os benefícios de incluir blogs de música em sua carreira, pode aproveitar todas as vantagens que o Palco MP3 tem! Além do nosso site, temos nosso aplicativo, que possibilita ouvir as novidades, acompanhar tendências e até baixar podcasts

Para isso, é só baixar o app na loja de sua preferência. Ele está disponível para Android e iOs. Além disso, cole com a gente e acompanhe todas as dicas de carreira em nossas redes sociais e site. 

Esperamos você! 

Laryssa Costa