1. Página inicial
  2. blog
  3. Giro do Palco
  4. Conheças as principais categorias de música em premiações audiovisuais no Emmy 2022

Conheças as principais categorias de música em premiações audiovisuais no Emmy 2022

Por: Ayllana Ferreira

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Do Oscar ao Emmy, as categorias de música em premiações audiovisuais sempre dão o que falar. Isso porque elas nos mostram a importância da trilha sonora para a construção da mensagem de um filme, além de claro, como parte da experiência cinematográfica. 

A princípio, o Emmy 2022 é um ótimo exemplo disso. Foram 16 categorias premiadas, homenageando desde a direção musical à mixagem. E aí, ficou curioso ou curiosa para saber mais do papel das canções no audiovisual e claro, para ver os principais vencedores? Então, confira a seguir!

A importância das trilhas sonoras no universo cinematográfico

Quando você pensa em Whitney Houston, uma das cantoras mais potentes de todos os tempos, qual música é lembrada? Possivelmente, I Will Always Love You. Em síntese, ela foi criada por Dolly Parton para o filme O Guarda-Costa. Nele, Whitney interpreta uma atriz que precisa ser protegida pelo seu guarda-costa e solta a voz.

Além disso, por causa da obra cinematográfica, ficou claro não só os seus vários talentos artísticos, como tornou a trilha reconhecida mundialmente. Isso sem falar que a visibilidade fez com que a canção virasse a mais famosa da cantora.

Mas caso seja um exemplo distante, podemos ir para um acontecimento mais recente. Em 2021, a Netflix lançou a série Arcane, inspirada no jogo League of Legends. Por meses, a produção ficou entre as mais assistidas do streaming mundialmente. Como resultado, a canção “Enemy”, do Imagine Dragons, ficou, também, entre as mais ouvidas dos streamings de áudio.

A título de curiosidade, somente no YouTube, já são mais de 240 milhões de visualizações e 4 milhões de likes. Assim também, a série foi, inclusive, indicada a melhor edição de som no Emmy 2022.

Sendo assim, como vimos anteriormente, a importância da trilha sonora no universo cinematográfico é, justamente, a visibilidade. Tanto em um sentido de colocar as músicas em evidência, como de levá-las a públicos que, talvez, nunca as conheceriam sem um incentivo.

O valor das categorias de música em premiações audiovisuais

Anteriormente, mostramos a importância das trilhas sonoras no universo musical. Mas você já parou para pensar no valor das categorias de música em premiações audiovisuais? Veja bem, por anos, as trilhas eram como parte do cenário. A única coisa que tinha reconhecimento eram os artistas e os roteiros.

No entanto, com o passar do tempo, ficou claro que era mais do que isso. Ao assistir um filme, o telespectador precisa emergir naquela realidade para aproveitar ao máximo a experiência. E a trilha sonora teria/tem um papel fundamental nisso. Afinal, elas são capazes ora de transmitir emoções, ora de trazer ainda mais intensidade para uma cena.

Como resultado, as músicas se tornaram parte fundamental das produções audiovisuais, tendo o seu espaço nas premiações. Até porque os artistas por trás das trilhas também precisam ser reconhecidos. Ainda mais quando criam trilhas que eternizam a memória de uma obra.

Categorias de música no Emmy 2022

No Emmy 2022, tivemos 16 categorias de música em premiações audiovisuais. Os vencedores foram:

  • Melhor tema de abertura: Cristobal Tapia de Veer, por The White Lotus;
  • Melhor trilha sonora em série: Theodore Shapiro, por Severance;
  • Melhor trilha sonora em minissérie, antologia ou telefilme: Cristobal Tapia de Veer, por The White Lotus;
  • Melhor supervisão musical: Stranger Things;
  • Melhor trilha sonora em documentário: David Schwartz, por Lucy and Desi;
  • Melhor direção musical: Super Bowl LVI Halftime Show;
  • Melhor canção original: “Corn Puddin’” (Schmigadoon);
  • Melhor edição de som em série de meia hora: Barry;
  • Melhor edição de som em minissérie, antologia ou telefilme: Cavaleiro da Lua;
  • Melhor edição de som em série de uma hora: Stranger Things;
  • Melhor edição de som em não-ficção: The Beatles: Get Back;
  • Melhor mixagem de som em série de meia hora: Only Murders in the Building;
  • Melhor mixagem de som em série de uma hora: Stranger Things;
  • Melhor mixagem de som em minissérie, antologia ou telefilme: The White Lotus;
  • Melhor mixagem de som em não-ficção: The Beatles: Get Back;
  • Melhor mixagem de som em variedades: Adele: One Night Only;

Em suma, você pode conferir os indicados e as categorias no site oficial do Emmy.

Vale lembrar, inclusive, que Stranger Things, vencedor de duas modalidades, foi responsável por trazer visibilidade a canção “Running Up That Hill”, da Kate Bush.

Categorias de música no Oscar

Além do Emmy, o Oscar é outra premiação que sempre dá o que falar. Nele, as principais categorias do universo musical são:

  • Melhor canção original;
  • […] trilha sonora original;
  • […] som;
  • […] mixagem de som;
  • […] edição de som;
  • […] musical original, entre outras.

Quer conhecer as melhores músicas do momento? Baixa o aplicativo do Palco MP3!

Ao longo deste conteúdo, falamos sobre a importância das categorias de música em premiações audiovisuais. Em resumo, elas são muito importantes para trazer visibilidade tanto para o artista, como para todo o universo musical. Isso sem falar que mostra o valor das trilhas para a construção de experiências cinematográficas inesquecíveis.

E aí, o que achou do conteúdo? Gostou de saber mais do Emmy de 2022?

Inclusive, antes de você sair, queremos fazer um convite! Baixe o nosso aplicativo (Android | iOs) e conheça grandes promessas da música independente. Por mais que nem todos eles estejam envolvidos no audiovisual, vale a chance!

Ayllana Ferreira