1. Página inicial
  2. blog
  3. Aposta
  4. 3 artistas para conhecer e cena hip hop do Espírito Santo

3 artistas para conhecer e cena hip hop do Espírito Santo

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Há mais de três décadas, nomes como Facção Central, Racionais MC’s, Thaíde & DJ Hum e vários outros começaram a mostrar ao mundo que o hip hop também faz parte do DNA cultural brasileiro. Desde que as rimas dessa galera ganharam os bailes, pistas de dança e paradas de sucesso, muitas coisas aconteceram na cena.

Porém, uma coisa ninguém pode negar: nesta segunda década do século XXI, o rap nacional continua causando muito impacto. “Do Oiapoque ao Chuí”, a cena vem se desdobrando e lançando uma pá de gente talentosa. Neste post, o rolê é a galera que fortalece o hip hop no Estado do Espírito Santo. Os manos capixabas fazem um som empolgante, instigante e envolvente.

Prepare seus fones de ouvidos, abra sua mente e desbrave mais um admirável mundo da novíssima música brasileira!

Ton Withan

Ton Withan, mineiro com sotaque capixaba

Ton Withan (Divulgação)

Natural de Belo Horizonte, mas radicado em Vila Velha, Ton Withan está na caminhada desde 2010. Depois de longos anos atuando como músico e backing vocal, em 2016 ele partiu pro projeto Flow Clandestino Studio, que inclusive engloba o selo Uz7 Records, e passou a investir em suas próprias produções.

De 2018 pra cá, Ton vem lançando seu conteúdo autoral. Bastante eclético, ele faz um som que mistura rap, trap, pop e eletrônica. Neste ano, o rapper lançou o disco Vetorial e o single Memórias. De maneira geral, suas letras são poéticas e falam sobre relacionamentos, perigos e paixões.

Alex Emissário

Natural de Vila Velha, Alex iniciou sua carreira artística em meados de 2002, como compositor, por influência de um ex-cunhado (in memoriam). Em meados de 2007, em parceria com Rubner Meneses, formou o grupo de rap Face Oposta. Em suas rimas, o artista privilegia assuntos reflexivos, temas do cotiano da quebrada e alguns lances “vida loka”!

Alex Emissário é um rapper que está há quase 20 anos na estrada

Alex Emissário tem 18 anos de caminhada (Divulgação)

Entre idas e vindas, até 2011, o rapper se afastou da música. No ano de 2012, já com o codinome Emissário, o artista formou o grupo 1giduz. Um ano depois, Alex Emissário levantou o voo da carreira solo e não parou mais! Em 2016, por exemplo, ele lançou o EP O Show Começa Agora. Seu single mais recente é Pic Nicki Minaj (part. Zin Tavares e Ton Withan), que saiu em abril de 2019.

Islan MC

Islan MC (Reprodução/Instagram)

Na estrada desde 2013, Islan MC é um dos representantes da cena hip hop que rola na capital do ES, Vitória. Bastante versátil, Islan costuma propor rimas que abordam vários temas. Ao longo de seus trabalhos, nós nos deparamos com ótimas canções que vão de assuntos reflexivos, passam pelo romantismo e formam o bonde com o gagsta rap.

Entre singles, clipes e álbuns, Islan MC lançou o disco Atividade Suspeita, álbum que conta com várias participações e 16 faixas autorais. Por suas vezes, as letras, englobam toda a versatilidade do rapper. Recentemente, ele lançou uma faixa acústica e o lyric video da faixa D E F E I T Os.

Os artistas que você curtiu acima são três dos expoentes de uma cena que está cada vez mais forte. Sem querer dar spoiler, mas já dando, na sequência termos mais posts sobre essa galera! Ah, e já que você está por aqui, que tal compartilhar o link deste post por aí? Com sua força, as vozes e rimas desses talentos conseguem chegar bem mais longe ? ?

Gustavo Morais