1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. Com sonoridade universal, empoderamento feminino de Marina Peralta veio para ficar!

Com sonoridade universal, empoderamento feminino de Marina Peralta veio para ficar!

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Além de ser berço do Pantanal e de ícones do sertanejo, o belíssimo Mato Grosso do Sul também é a terra de talentos dos mais variados segmentos. No campo da música, a cantora Marina Peralta é uma das principais representantes da atual cena independente sul-mato-grossense. ? ?

Marina tem 25 anos de idade e abraçou a carreira musical na adolescência. Aos 12 anos, ela ganhou seu primeiro violão e não demorou a começar a compor suas próprias canções. A artista também participou de companhias de Dança Contemporânea e de Hip Hop, e já teve a oportunidade de disputar e ganhar editais e competições importantes com essas companhias. ?? ?

As lentes do fotógrafo Vitor Mareco captam a essência hip hop de Marina Peralta (Foto/Facebook)

Em 2014, a artista gravou um vídeo cantando a música Agradece. Em cena, com toda sensibilidade poética possível, Marina expressa a gratidão por completar mais um aniversário. O vídeo caiu no gosto do público e, de certa forma, colaborou para que algumas portas se abrissem para a artista.

Dois anos depois, Marina Peralta lançou seu disco de estreia, também chamado Agradece. Ao longo de 11 canções 100% autorais, a artista mostra um trabalho espiritualizado, ativo e atual. No que diz respeito à sonoridade, a artista aposta em elementos de MPB, reggae, hip hop e pitadas de rock. ? ?

Capa do disco de estreia de Marina Peralta (Imagem/Divulgação)

Com muita personalidade, as letras proporcionam reflexões sobre a visão de mundo de Marina, que é uma pessoa de muita fé e integralmente dona de seus ideais. Na letra e no vídeo do single Ela Encanta, por exemplo, a artista apresenta sua visão a respeito do empoderamento feminino.

Nadando contra a maré das músicas que evangelizam questões hedonistas, Peralta opta por construir letras sobre “a indignação diante do sistema econômico e político do país, sobre a condição em que vivem os povos indígenas e sobre a opressão que sofrem as mulheres ou a população pobre da sociedade”. O som de Marina Peralta é, literalmente, o som da resistência. Felizmente, a world music de Marina veio para ficar! ? ?

P.S.: se para você a música tem sido um mar de reticências, não se preocupe! O trabalho de  Marina Peralta é o ponto de exclamação!

Gustavo Morais