1. Página inicial
  2. blog
  3. Notícias
  4. Comemore o Dia Nacional do Forró com três grupos que celebram o forró pé de serra!

Comemore o Dia Nacional do Forró com três grupos que celebram o forró pé de serra!

Por: Damy Coelho

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Neste 13 de dezembro, Dia Nacional do Forró, celebramos o melhor do tradicional forró pé de serra! Conheça três nomes da nova geração de forrozeiros que honram o legado de Luis Gonzaga, Alcymar Monteiro, Elba Ramalho e muitos outros ídolos do xote e do baião!

1. Trio Dona Florinda

O Trio Dona Florinda veio direto de Paulo Afonso, no sertão da Bahia, com a missão de honrar o forró pé de serra para o mundo – eles já se apresentaram até na Europa! Formado por Elys, Salvio e Juliana, o grupo tem um baião dedicado ao amor pelo forró tradicional, O Forró Não Para (Estão dizendo que o forró saiu de moda/te digo, amigo, o forró não saiu não!). No repertório, além de músicas autorais, tem também releituras de músicas tradicionais do forró nordestino.

Confira um pouco do trabalho deles no vídeo que mostra a turnê do Dona Florinda pela Espanha:

2. Casal do Arcodeon

Quem gosta de curtir um xote já deve ter falado de Vanin e Nicinha. Os sanfoneiros são casados e rodam o Nordeste há quase 10 anos, com o xote que faz todo mundo arrastar o chinelo até de manhã! E foi o amor pelo instrumento que uniu os dois, numa situação bastante inusitada: Nicinha e Vanin se conheceram quando concorriam em um concurso de sanfoneiros em Limoeiro (CE), em 2008. Nenhum dos dois venceu (Nicinha se tornaria vice-campeã dois anos depois), mas isso pouco importou. Àquela altura, o concurso já tinha aproximado os dois sanfoneiros, que logo perceberam a afinidade musical (o gosto pelo forró tradicional) e se uniram nos palcos – e na vida. Juntos, já tocaram com ídolos como Dominguinhos e Elba Ramalho, e foram sucesso em programas de TV.

3. Forró do Marisco

O Forró do Marisco tem como base o xote, mas também mistura o arrocha com uma pitadinha de sofrência. Isso faz o Forró do Marisco ser antenado com as tendências musicais, mas sem perder a essência da tradição! Confira a música Tamanho de Paixão para entender melhor essa mistura fina. E não perca de vista também a faixa Lembre de Mim, que já agita o público do forró de Barreiras, no interior baiano, onde nasceu o Forró do Marisco.

 

O Palco MP3 deseja vida longa ao forró tradicional, e que ele se espalhe para as futuras gerações! ???

Damy Coelho