1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Como divulgar música no Instagram: 7 dicas essenciais

Como divulgar música no Instagram: 7 dicas essenciais

Por: Fernando Paul

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Olá, artista de sucesso! Atualmente, utilizar as redes sociais para a divulgação do seu trabalho não é mais uma opção, mas praticamente uma obrigação. Porém, muita gente ainda comete erros básicos, sabia? Então, para te ajudar nessa missão, hoje vamos explicar como divulgar música no Instagram. 

Nesse sentido, daremos dicas essenciais para que a sua arte seja promovida de forma correta e efetiva no aplicativo, gerando engajamento e maior identificação com seus fãs. 

Curtiu a ideia? Então, vamos lá!

Dicas de como divulgar música no Instagram

Primeiramente, temos de ter consciência de que cada rede social tem a sua particularidade. Por isso, é muito importante que você saiba aproveitar ao máximo cada uma delas. 

Em seguida, confira as nossas dicas de como divulgar música no Instagram! Ao colocá-las em prática, temos a certeza de que seu trabalho artístico será impulsionado. 

Tenha um perfil coeso

Antes de tudo, quando uma pessoa entra em seu perfil, logo de cara precisa perceber e entender quem você é e o que você está fazendo. Em outras palavras, o seu perfil deve evidenciar que você é um artista e está ali promovendo o seu trabalho musical. 

Assim, pense bem: como alguém vai te seguir se não sabe para onde você está indo? Portanto, muito cuidado com o nome escolhido, a foto de perfil, o link e a descrição da sua bio, além dos conteúdos que você posta. Por exemplo, misturar música com outros hobbies, fotos de comida e imagens da família de forma desequilibrada vai gerar um efeito negativo. 

Novamente, o seu perfil precisa escancarar quem você é, sem deixar dúvidas a quem está acessando. A velocidade das redes sociais é enorme, portanto você precisa convencer os outros de que o seu perfil é relevante em pouquíssimo tempo.

Humanize o feed, mas não deixe de ser profissional

Mostrar o seu rosto, compartilhar detalhes da sua vida, interagir com os seguidores de forma mais íntima, ser verdadeiro… Sim, tudo isso é muito benéfico, sem dúvida. Afinal, nos tempos atuais, o artista precisa estar cada vez mais perto dos fãs. 

Em contrapartida, o seu perfil no Instagram não pode ser mais pessoal do que profissional. Se você tem mais selfies do que posts musicais, algo está errado. Aqui, caímos na questão de um perfil coeso novamente. Achar o equilíbrio entre os tipos de postagens é fundamental para divulgar música no Instagram. 

Demonstre empolgação

Leo Santana demonstrando a paixão que sente por seu trabalho (Imagem: Reprodução/Instagram)

Um artista ama o seu próprio trabalho. Não é uma questão apenas de ego, mas de orgulho da arte que criou. Por isso, a paixão deve estar refletida em seus posts de divulgação no Instagram. 

Se você não demonstra alegria em compartilhar a sua música, quem é que vai se empolgar para escutá-la? Então, a sua linguagem deve cativar os seguidores, fazendo-os ter convicção de que você está, de fato, produzindo algo valioso e único. 

Tenha foco em seu objetivo principal

Um artista não vive só de curtidas. No fim das contas, você precisa de dinheiro para sobreviver. Nesse sentido, em algum momento, você vai vender algo: um disco, um show, um curso… Não importa. 

Nesse contexto, seus posts no Instagram precisam estar alinhados a seu objetivo. Isso não quer dizer que todo post promoverá um produto – pelo contrário, pois isso pode até afugentar seguidores. No entanto, cada publicação precisa ter um motivo. Em outras palavras, fazer parte de uma estratégia maior que vai estimular a sua carreira

Enfim, mesmo que a autenticidade seja primordial para o seu perfil no Instagram, você não pode esquecer de seguir um plano estratégico.

Faça muitos vídeos

Michele Andrade sempre posta vídeos cantando suas canções no Instagram (Imagem: Reprodução/Instagram)

Produção de conteúdo é extremamente importante no Instagram para a conquista de novos seguidores. No caso de músicos, os vídeos são peça fundamental para conseguir bons resultados. Se você acabou de lançar um álbum, por exemplo, faça vídeos interessantes que serão naturalmente compartilhados e divulgarão o trabalho. 

Nesse sentido, não se preocupe tanto com o equipamento. Há artistas que não querem postar nada até ter uma boa câmera, o último programa de edição do mercado e por aí… Faça o melhor com o que você tem no momento. Um simples celular pode gravar vídeos com boa qualidade, ok? Então, não dê desculpas e gere conteúdo relevante em seu perfil no Instagram!

Entenda a diferença entre feed e stories

Cantor João Gomes usando os stories para divulgar os bastidores de sua carreira (Imagem: Reprodução/Instagram)

Via de regra, encare o feed como uma vitrine, enquanto os stories devem mostrar os bastidores da sua carreira. Por exemplo, um clipe oficial deve constar no feed. Já curiosidades do dia da gravação devem ir pros stories. Fácil, né? 

Obviamente, você pode divulgar uma parte do clipe nos stories, mas o vídeo completo deve estar no feed. Não seja a pessoa que apenas “rebate” o conteúdo de um lugar para o outro. Você deve investir em conteúdos específicos para cada ferramenta do Instagram. 

Para fechar, ainda em relação aos stories, prefira postar os conteúdos ao longo de um dia a apenas publicar tudo de uma vez. Invista em links também. Resultado disso tudo, a sua relevância será turbinada.

Use cada ferramenta de forma adequada

O Instagram dispõe de muitas funcionalidades que, às vezes, são negligenciadas ou usadas de forma incorreta. Nesse sentimento, saiba que hashtags são interessantes, mas não fazem milagre para trazer novos seguidores. Use de forma inteligente e moderada, ok? 

Reels costumam ter ótimo alcance, portanto é interessante postar conteúdos com esse recurso regularmente. Observe a tendência da sua área de atuação e produza conteúdos similares, mas sem abrir mão da sua identidade. Por sua vez, o reel também é o local para postar vídeos longos no aplicativo. Portanto, trata-se de uma ótima ferramenta para a produção de conteúdos mais trabalhados. Use e abuse! 

Realizar lives pode te levar a outro patamar, pois essa é uma maneira muito bacana de sedimentar a audiência e aumentar a proximidade com os seguidores. No entanto, não seja totalmente aleatório – ter o devido planejamento dos assuntos de uma transmissão ao vivo é crucial. Além disso, tenha em mente que lives com colaboradores são uma ótima forma de divulgar música no Instagram. 

Para fechar, promover anúncios é uma das melhores formas de conquistar seguidores novos e divulgar um trabalho específico. Assim, você atinge um público que até então não te seguia ou até nem sabia da sua existência: o famoso “sair da bolha”. 

Resumindo, tráfego pago tem o poder de mudar o seu status no Instagram, mas precisa ser usado com sabedoria. Pesquise e estude a respeito, combinado? 

Paciência é uma virtude

Por fim, dê tempo ao tempo. Em outras palavras, não vai ser de uma hora para outra que você terá milhões de seguidores ou um engajamento invejável. A construção da credibilidade e da relevância leva tempo, beleza?

Então, agora chegamos ao final do nosso artigo que ensina como divulgar música no Instagram. Esperamos que você tenha curtido essas dicas! 

Um abraço, até a próxima.

Fernando Paul