1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. 5 dicas de como divulgar música no TikTok

5 dicas de como divulgar música no TikTok

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Quem nunca pegou o celular para se distrair e ficou boa parte do seu tempo navegando entre os vídeos da nova rede social? Além de entretenimento, a plataforma é uma fábrica de hits, fazendo com que artistas procurem saber como divulgar música no TikTok

A princípio, 15 ou 30 segundos podem parecer pouco para cativar o seu público, mas tem sido suficiente para revolucionar o mundo da música. Como resultado disso, antigas músicas foram recicladas e novas despontaram para o sucesso, alcançando números incríveis graças ao aplicativo.

Ponto de partida dos novos hits, o TikTok é o lugar para suas músicas (Foto: Pexels/Cottonbro)

Há quem compare como a MTV da nova geração, há quem não faça essa conexão. Mas o importante é entender a velocidade com que as músicas transitam pelo TikTok e como pode ser potente na sua divulgação. Nesse sentido, a rede social é feita com algoritmos que entregam tendências, e não apenas o que você segue, levando seu conteúdo a mais pessoas

Ou seja, mesmo como artista independente, seu conteúdo pode aparecer de maneira positiva na plataforma, mesmo sem a necessidade de uma grande gravadora como mediadora. Listamos então cinco dicas de como divulgar música no TikTok e criar sua comunidade, com potencial de se tornar um viral. Vamos lá?

Como se destacar em meio a um oceano de vídeos?

Além da possibilidade de criar conteúdos rápidos e não necessariamente profissionais, o TikTok se tornou um meio interessante para lançar música. Nenhum conteúdo é demais e as músicas podem — e devem — trabalhar ao seu favor, com a possibilidade de resgatar o catálogo ou criar um novo. Com algumas estratégias, é possível reduzir barreiras e conversar com todas as idades, interesses e culturas. Mas, para que esse relacionamento de fato aconteça, é interessante que você entenda o seu nicho e aonde quer chegar.

1. Encontre o seu estilo 

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso apenas coreografias elaboradas para estar presente no TikTok. Elas são importantes, claro. Mas, se não faz sentido com seu estilo musical ou com a sua proposta de carreira, manter a autenticidade é o ideal. Por isso, conteúdos diferentes, feitos com criatividade, surpreendem os usuários, gerando compartilhamentos e engajamento, comprovando que todos podem estar na rede. 

Exemplo disso, é a presença dos cantores Nando Reis, Péricles e Gilberto Gil, com conteúdo em vídeo relacionado ao tema de suas músicas. 

@nandoreisoficial

O que você faz com o amor que os outros sentem por você?O vídeo de hoje no meu canal do YouTube conta 10 coisas que aprendi sobre o amor. #NandoReis

♬ Resposta – Nando Reis & Sebastião Reis

2. Atenção na hora de compor

Agora que você já encontrou sua identidade no aplicativo, é preciso pensar em como sua música vai gerar mobilização entre os usuários. Ao mesmo tempo que a melodia é fundamental, ela pode servir como fundo para situações cotidianas ou dar a possibilidade de dublagem. Além disso, é importante que as letras funcionem em trechos de 15 segundos isoladamente, como base para um clipe independente fora do contexto da canção. 

Conforme essa estratégia, citamos o sucesso de Preta Gil feat. Gloria Groove com a canção “Só o Amor“, com mais de 136 milhões de visualizações para a hashtag #suavecomoumvulcão.

@shopee_br

#SuaveComoUmVulcão Quem mais tem a energia desse Polvinho Reversível super bravo? 😅

♬ som original – Tik Toker

Assim como a Preta Gil, a canção “Good 4 U” da cantora Olivia Rodrigo rendeu diversos vídeos de dublagem do refrão, com diferentes interpretações. O artista e produtor Kevin O Chris também afirmou que a canção “Tipo Gin” foi feita tendo o TikTok como diretriz. Nesse sentido, as transições entre os ritmos mais lento e rápido foram estratégicos, para facilitar a compreensão e engajamento do público.

@mckevinochris

E ela tá, tá movimentando 🔥🎵 Já ouviram #TipoGin hoje? Vou lançar já já o #DesafioTipoGin 👀

♬ Tipo Gin – Ao Vivo – MC Kevin O Chris

3. Aposte nos duetos como forma de interação

De maneira idêntica às demais redes sociais, a interação também é a chave para expansão do seu perfil no TikTok. Porém, no caso da música, os duetos são ideais neste processo, assim como os reacts e demais ferramentas, permitindo a criação de um conteúdo interessante. 

Ao mesmo tempo que você aposta nestes recursos, a plataforma possibilita que o resultado desse conteúdo seja compartilhado muitas vezes, expandindo seu perfil. Como exemplo mais recente, a canção “Beggin” do Manneskin desencadeou uma série de covers em dueto, aumentando a procura pela faixa na plataforma. 

4. Não se esqueça das hashtags

Assim como o Instagram ou o Twitter, as hashtags funcionam para agrupar informações e guiar pesquisas, usadas de maneira específica ou genérica. As hashtags devem fazer parte da estratégia de divulgação e identidade de seus desafios, facilitando o compartilhamento e viralização. 

Quer ver um exemplo prático? Ao pesquisar #oldtownroad, #yeehaw ou #yeehawchallenge no aplicativo, você encontrará diversos vídeos da música “Old Town Road”, do Lil Nas X

Sobretudo, deve-se buscar o equilíbrio entre uma única hashtag e outras em alta, gerando a mobilização dos usuários e facilitando a pesquisa. Além das hashtags, é importante integrar suas demais redes, informando seus perfis em todas as plataformas, como Instagram e Twitter. Assim, seu público consegue ter uma visão completa de onde você está presente, interagindo e acompanhando de perto todas as suas produções.

5. Desafios ou challenges

Primeiramente, os desafios devem envolver uma coreografia que as pessoas consigam executar e se identificar, as famosas danças do TikTok. Nesse sentido, um tutorial junto ao challenge é bem-vindo, pois ajuda a inspirar mais pessoas a fazerem vídeos, assim como a Iza fez em “Gueto”. 

@iza

Quero ver vocês fazendo o challenge de #gueto 🔥 me marquem e usem a hashtag #trajadadeamor 🔥

♬ Gueto – IZA

Agora, se o seu perfil ainda é um pouco tímido para danças, apostar em influenciadores para expandir o desafio é uma boa opção.

Ainda com dúvidas de como divulgar música no TikTok?

Apesar de parecer muita informação de uma vez só, é possível adaptar as dicas ao momento de carreira e montar estratégias para o seu sucesso. Como dica extra, afirmamos: o melhor é navegar pelo aplicativo e se manter sempre atualizado sobre as novas tendências do mundo da música!

Para isso, basta acompanhar o nosso perfil e ficar por dentro dos conteúdos exclusivos sobre como divulgar música no TikTok. Vem com a gente?

Laryssa Costa