1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Confira as 5 melhores dicas de como divulgar música no Twitter

Confira as 5 melhores dicas de como divulgar música no Twitter

Por: Ayllana Ferreira

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Estar presente nas redes sociais é um passo importante para todos os artistas que buscam expandir seu alcance. Isso sem falar nas possibilidades de fidelizar a audiência e criar vínculos reais com o público por meio das mensagens. Neste contexto, saber como divulgar músicas no Twitter é essencial.

Ainda mais considerando que, em 2020, a plataforma conquistava a marca dos 186 milhões de usuários em todo o mundo. Somente durante a pandemia, os números cresceram mais de 34%, aumentando a sua base. Lado a lado, outro dado que chama atenção é a frequência de uso.

A título de curiosidade, cerca de 46% das pessoas utilizam a rede diariamente. Para além das métricas, entenda a importância desse tipo de divulgação e aprenda como realizar de modo eficiente. Confira a seguir!

Por que divulgar música no Twitter?

O Twitter é uma rede surpreendente. 14,6 milhões das contas em 2020 eram de usuários brasileiros. Como resultado, somos a 4ª maior audiência do mundo, acessando a plataforma por cerca de 2 horas por dia. Fora que, segundo um estudo feito pelo Digital Marketing Institute em 2019, 40% dos usuários compraram algo a partir de uma divulgação lá.

A vista disso, pense o poder que isso pode ter na sua carreira. Mais especificamente, de como divulgar música no Twitter do modo certo pode ajudar você a crescer e aumentar sua visibilidade. Com 140 a 280 caracteres, você tem o espaço ideal para conversar com o seu público e contar as novidades.

Paralelamente, pense, também, no poder de aproximação com a sua audiência. As mensagens rápidas podem ser a oportunidade perfeita de se fazer presente no cotidiano do seu público. Nos próximos tópicos, daremos algumas dicas de como potencializar o seu impacto.

Como divulgar música no Twitter?

Como dito anteriormente, o espaço do Twitter é relativamente curto quando comparado as outras redes. Veja abaixo algumas dicas para impulsionar os seus resultados.

1. Use as hashtags a seu favor

Para quem busca aprender a como divulgar música no Twitter, saber usar as hashtags do modo certo é essencial. Isso por o recurso ser utilizado pelos usuários para acompanhar os seus assuntos tidos como importantes. Portanto, o jogo da velha é uma forma de categorizar e organizar as suas postagens.

Ao utilizar as suas hashtags, algumas dicas:

  • escolha aquelas que fazem sentido para o seu público;
  • explore termos relacionados diretamente e indiretamente a sua música;
  • opte por hashtags coerentes. Não deixe que o número de visualizações nuble as suas decisões;
  • crie uma estratégia de marketing para guiar as suas ações.

2. Interaja com o seu público

Uma das maiores vantagens de utilizar as redes sociais está, justamente, nas possibilidades de interação com o seu público. Aproveite do espaço para gerar relacionamento e engajamento, aproximando-se da sua audiência. Para além de ouvir as músicas e participar dos eventos,  lembre-se que o seu público pode ajudar na divulgação.

3. Seja humano

Parece bobo de dizer, mas a verdade é que, na correria, muitas vezes, nos tornamos mecanizados. Isto é, todas as nossas mensagens passam a ser exatamente iguais, sem emoção ou apelando para o excesso. Por isso, não se esqueça: por trás de cada um daqueles números, existe uma pessoa.

Alguém que, assim como você, se emociona, tem uma trajetória e gosta de se sentir conectado com aquilo que ama. Sendo assim, seja humano em cada uma das suas postagens. Nem sempre, os compartilhamentos e as métricas devem ser prioridade.

4. Mostre a sua verdade

Bastidores, cotidiano, desafios vividos e muito mais. A humanidade citada acima mostra-se importante aqui também. Ninguém gosta de ser enganado, tanto que os influencers “cancelados” são a melhor prova. Mas calma, isso não quer dizer que você deve postar tudo sem filtro.

Apenas de que a sua verdade, quem você é, pode ser um fator importante para divulgar as suas músicas. Um exemplo disso é a cantora Ivete Sangalo, que conquistou todo o Brasil com o seu jeito autêntico de fazer as coisas.

5. Teste as possibilidades

Agora uma dica mais técnica, teste as possibilidades. Horário de postagem, tamanho dos tweets, local do link ou o que for. Cada audiência se comporta de uma forma dentro das redes sociais. Desse modo, é necessário testar e estudar a sua audiência para entender quais são os melhores formatos para você.

A partir dessas respostas, toda a sua produção deverá ser guiada a partir de fatos, deixando o achismo de lado.

Quais cuidados tomar ao divulgar música no Twitter?

Nos tópicos anteriores, apresentamos algumas dicas de o que fazer e o que não fazer ao divulgar as suas músicas. Resumidamente, não finja ser alguém que você não é, nem pense somente nos números. Por trás de cada uma das interações, existe uma pessoa que acredita na sua verdade.

Assim sendo, seja fiel com a sua trajetória e com quem segue você. Respeite o seu público e a relação que o mesmo está construindo contigo.

Ao longo deste artigo, apresentamos algumas dicas de como divulgar música no Twitter. Em síntese, conversamos de como a rede social é uma ótima forma de se aproximar da sua audiência. Por meio de hashtags e mensagens personalizadas, você pode, também, utilizar do canal para aumentar o seu alcance.

Quando for publicar na rede, interaja com o seu público e seja humano. Não se esqueça de mostrar a sua verdade e, sempre que possível, testar possibilidades. E aí, gostou do conteúdo? No nosso Instagram, sempre postamos dicas sobre marketing, carreira e muito mais. Siga o nosso perfil e venha conversar com a gente!

Ayllana Ferreira