1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. 5 dicas de como fazer stories criativos no Instagram

5 dicas de como fazer stories criativos no Instagram

Por: Rafaella Rodinistzky

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Já deixou de fazer stories no Instagram por medo de parecer chato ou repetitivo? Se a resposta for afirmativa, esse texto é pra você! Quantas vezes a insegurança bateu ao quase apertar o botão de publicar e na hora veio o pensamento “Ninguém quer ver isso!” ou “Nossa, mas fulano é tão chato nos stories… Vou parecer igual!”? Bora driblar tudo isso entendendo como fazer stories criativos no Instagram e engajar mais fãs e seguidores na sua rede social.

Como fazer stories: 5 dicas definitivas

Pode ficar tranquilo, pois não há nada mirabolante! Com essas 5 dicas de como criar stories no Instagram você vai perceber que basta bom planejamento e comprometimento para produzir seus conteúdos. E você já deve estar pensando quantos stories precisa postar, se realmente é importante publicar diariamente e que não tem muito para mostrar, ainda mais em meio à pandemia. 

Mas muito pelo contrário, vou te mostrar que é possível produzir conteúdos diversos e de maneira prática, apenas com seu celular. Até o final do texto você terá todas as respostas a essas dúvidas e poderá começar ainda nesta semana. Bora conferir as 5 dicas de como fazer stories criativos no Instagram!

1. Mostre sua rotina nos stories

“Mas o que eu vou mostrar nos meus stories?” Pense em turnos para produzir o seu conteúdo. Pela manhã mostre um pouco da sua rotina, pode ser a foto de um cafezinho com uma enquete perguntando aos seus seguidores se eles estão animados para o novo dia. Em seguida, grave um story em formato selfie convidando a galera para ouvir seu som no Palco MP3, escreva na tela sua url e fale também que existe um app gratuito!

Hora do almoço é o momento de pausa das pessoas no trabalho, então é um ótimo período para ter maior visibilidade nos stories. Invista em algo relacionado a algum lançamento ou música que deseja mostrar para um público maior. Você pode publicar uma arte do single ou bater um papo com seus seguidores perguntando o que eles acharam da música. 

como fazer stories divulgando musica
O horário do almoço é um ótimo momento para divulgar informações quentes (Imagem/Divulgação)

No turno da noite aposte em conteúdos mais leves e compartilhe com as pessoas o que você faz para desacelerar. Videozinhos cozinhando, fazendo ioga, lendo, ouvindo música e até vendo televisão são ótimas pedidas. No final de semana, grave um pouquinho da sua rotina de ensaios, composição, cuidado com instrumentos musicais e até um filme bem legal que tenha assistido recentemente e te fez pensar sobre algo.

Para todas essas ideias pautadas pela sua rotina é importante acrescentar os recursos de interação do Instagram. Vou falar mais sobre eles abaixo.

2. Como fazer stories utilizando recursos de interação do Instagram

Os recursos de interação do Instagram são as enquetes, caixas de perguntas, testes, contagem regressiva, menções, termômetro de emoji e outros. Basta gravar seu conteúdo ou subir da galeria do celular e em seguida arrastar a tela pra cima para ter acesso a todos os recursos. Além de ser uma ótima ferramenta para interagir com seguidores, ela pode ser utilizada para entender melhor o que seu público pensa sobre seu trabalho.

Olha só esse exemplo: publique uma foto bem legal sua do dia da gravação de um clipe ou que esteja relacionada ao seu último trabalho. Em seguida, acrescente o recurso teste perguntando “Qual é sua faixa preferida do meu último EP?”. Com as respostas em mãos, além de saber o tipo de som que mais agrada seu público, você terá ideias de conteúdos para as próximas semanas. Pode ser um vídeo para o feed tocando e cantando a mais votada ou um reels cantando um trechinho e pedindo para os fãs completarem a letra.

Como fazer stories no instagram com quiz
Use os recursos interativos do Instagram a seu favor (Foto/Pexels)

O mais legal é que não se trata de um público qualquer dando feedback sobre seu trabalho, mas de pessoas que de fato te acompanham, consomem suas músicas e querem saber mais sobre você. Quando for lançar algo novo ou tomar uma decisão importante na sua carreira e precisa de um termômetro, utilize os recursos interativos do Instagram para te auxiliar.

3. Compartilhe o que dizem sobre você

Algum fã ou portal fez um story no Instagram e te marcou? Reposte-o! Mostre para seus seguidores que está de olho no que dizem sobre você e demonstre sua gratidão repostando, bem como respondendo. Caso não tenha recebido marcações em stories, tire um print de comentários ou depoimentos interessantes sobre seu trabalho e publique nos stories agradecendo. Não se esqueça de marcar a arroba do usuário que te mencionou.

4. Responda a fãs e seguidores

Quando um seguidor te responde, ele tira um pedacinho do tempo dele para interagir com você, então separe um momento do seu dia para retribuir essa atenção. Além de ser respeitoso, seu fã se sentirá mais próximo e sua comunidade na rede social se tornará cada vez mais engajada. Um exemplo de story interessante utilizando o recurso interativo caixa de perguntas é publicar as respostas dos seus seguidores.

Como fazer stories com caixa de pergunta
Além de divertidas, as caixas de pergunta são fontes de informação (Foto/Pexels)

Primeiro, escolha uma imagem em boa definição relacionada ao seu trabalho ou à pergunta que será feita. Em seguida, insira a caixa de perguntas e edite o texto com a questão que irá colocar para seus seguidores, é indicado que não passe de 40 caracteres. Depois é só dar aquela revisada na ortografia, publicar e esperar as respostas.

Para conferir se as respostas chegaram, basta deslizar sobre o próprio story e clicar no ícone do olho com o número de visualizações ao lado. Agora selecione a resposta que deseja repostar, depois clique em responder, seguido por compartilhar resposta. Antes de publicar, escolha uma imagem na galeria (relacionada à pergunta ou ao seu trabalho) naquele quadradinho do canto inferior esquerdo e poste seu story. Prontinho!

5. Como fazer stories: planejamento de conteúdo

Quanto mais você treina, melhor você fica! Por isso é importante manter constância na produção do seu conteúdo para os stories. E se a preocupação com a perfeição é seu foco, deixe isso de lado. Ao criar um calendário com o número de stories detalhando o conteúdo de cada um deles você pratica e se aperfeiçoa com o tempo. 

como fazer stories no instagram planejamento
Conteúdo e planejamento andam juntos nas redes sociais (Foto/Pexels)

A partir disso, aproveite e coloque uma meta diária de stories: comece com 3 por dia e aumente com o passar do tempo, mas cuidado com exageros! Evite passar de 10 stories diários para não saturar seus fãs. E se em algum dia você não estiver tão disponível, publique apenas um story. O importante é não deixar de estar presente na rede!

Apesar de tamanha importância, algumas pessoas deixam de postar por se acharem menos criativas ou até pensarem que vão ser chatas e incomodar os seguidores. Mas lembre-se: “quem não é visto, não é lembrado…” Por isso, tire algumas horinhas do seu dia e anote quantos stories, quais temas, recursos interativos do Instagram, dias e horários você irá publicar. Otimize seu tempo!

No papel ou na tela, o importante é se planejar (Imagem/Pexels)

Em seguida, no mesmo dia ou até em outro de sua preferência, grave os conteúdos e salve-os na galeria do seu celular. Quando chegar a data de postagem será somente necessário publicar na rede social e interagir com seus fãs, não se esqueça dessa segunda parte!

Mais dicas para melhorar suas redes sociais

Agora que você aprendeu como fazer stories criativos no Instagram, vou te aplicar mais alguns posts dentro desse universo. Mas não deixe de dar uma conferida nas outras publicações da coluna Dicas de Carreira. Se liga nestes posts focados em redes sociais que selecionei:

Falando em redes sociais, não se esqueça de compartilhar o link deste post nas suas e também nos grupos de WhatsApp voltados para carreira artística. Esse conteúdo pode fazer a diferença na vida de um amigo que é artista independente como você!

Rafaella Rodinistzky