1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. 5 dicas de como fazer um pitch certeiro

5 dicas de como fazer um pitch certeiro

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Como fazer um pitch certeiro é a dúvida dos músicos na hora de fazer a inscrição em plataformas de streaming ou se deparar com investidores. Mais do que conquistar os fãs, é preciso impressionar também os editores de playlists oficiais dessas plataformas, para obter mais reproduções em sua canção.

Ao contrário dos artistas contratados por gravadoras ou distribuidoras, os independentes devem fazer o próprio pitch. Nesse caso, ele deve prestar atenção na sua audiência, limite de tempo e espaço, texto persuasivo e campanha que envolve o lançamento da música.

Ficou confuso com tanta informação e bateu a dúvida de como fazer o seu? Vem com a gente para entender mais sobre esse momento tão importante em sua carreira. 

O que é um pitch?

Antes de tudo, o que é um pitch? O pitch, ou pitching, nada mais é do que uma maneira de vender a sua música, destacando-a no meio de todas as que são produzidas. Porém, essa venda deve ser feita de maneira rápida e mais concisa, com foco em pontos-chave para quem for o “comprador”. 

Você manda bem nas vendas? O Pitch é isso! (Foto: Pexels)

Assim, os investidores se interessam pelas informações apresentadas e decidem se apostam ou não no apresentado, resultando nas tomadas de decisão. Devido ao tempo curto de exposição da sua canção enquanto produto, é preciso focar em como fazer o pitch certeiro para convencer logo nos primeiros momentos.

Então, na hora de planejar para apresentá-lo a um investidor, por exemplo, é preciso ter em mente algumas perguntas a serem respondidas:

  • O lançamento do seu álbum conta com um clipe de apoio? Onde ele será lançado?
  • Suas redes sociais têm quantos seguidores? Você conta com social media para divulgação dessas faixas?
  • Alguma canção foi feita em parceria com outros artistas? Quem são eles?
  • Seu lançamento conta com estratégias de pré-lançamento?

Agora, o pitch não é focado apenas para investidores para a produção do seu álbum, mas também para a inclusão da canção em playlists famosas. Desse modo, as playlists são feitas sob curadoria da própria plataforma de streaming e recomendada aos ouvintes, aumentando sua visibilidade e números de plays. Portanto, listamos algumas dicas para te ajudar nesse processo. 

Como fazer um pitch certeiro em plataformas digitais

Em cada plataforma, confira os recursos direcionados aos artistas e as opções para faixas ainda não lançadas, com o foco em encontrar o pitch. Agora, é só anotar nossas dicas e arrasar no seu. Vamos lá?

1. Planejamento e antecedência sempre

Antes de tudo, é importante planejar o seu lançamento com antecedência, para que você consiga fazer a distribuição digital no mínimo duas semanas antes. A partir desse prazo, os curadores terão tempo de apreciar a sua música e mais chances ela terá de ser incluída em uma playlist.

2. Escolha uma canção potente

Seu lançamento pode ser apenas um single, um EP ou até um álbum completo. Então, na hora de escolher qual faixa conduzirá o pitch, seja criterioso e escolha a mais forte. Essa seleção deve ser feita com base no que pode soar positivamente entre o seu público, a partir de métricas que algumas plataformas já oferecem. 

Ouça suas faixas com atenção antes de escolher a música para o pitch (Foto: Pexels)

Assim como as métricas, você pode optar por aquelas que melhor mostram suas habilidades como artista ou que fazem parte da sua história. Além disso, é importante ressaltar: uma vez que a canção já foi indicada, ela não poderá ser usada de novo como outro lançamento.

3. Atenção às classificações dos gêneros

Depois da música já escolhida, é hora de mapear em qual gênero ela pertence. Ao marcar as tags de pop, rock, folk e rap, por exemplo, o recorte direciona com mais facilidade qual playlist a faixa deve entrar. Agora, se você misturou mais de um gênero, analise o mais presente no fonograma e também na sua carreira, para escolher a opção mais apropriada.

Algumas plataformas também oferecem a opção “Mood”, que é como se fosse o humor das canções, “tenha um ótimo dia”, “pulando da cama” ou “sextou”. Se você acredita que sua música possui alguma temática ou tipo de astral, não deixe de sinalizá-lo. 

Indo além do fonograma 

Na hora de seguir com as próximas etapas de como fazer um pitch certeiro, reúna suas informações como artista e estratégias de visibilidade.

4. Atenção ao texto do pitching

Geralmente o espaço reservado para o pitch possui apenas 500 caracteres, e, por isso, é preciso ser o mais direto possível. Então, liste de maneira breve informações como o histórico da carreira, com números relevantes de lançamentos, shows e participações em festivais. 

Escreva de forma breve, foque no momento atual (Foto: Pexels)

Somado a esses dados, informe se existe turnê de lançamento, quais cidades e datas, se existe campanha de pré-save e quantas pessoas já o fizeram. Evite contar histórias desde a infância até o lançamento, de maneira delongada. Aposte no momento atual da carreira, sem romantismos.

5. A localização também é importante

Agora, se seu objetivo é entrar no mercado internacional, seu pitch também deve ser feito em inglês, para que todos os curadores tenham acesso. Devido a essa opção, a probabilidade de sua canção entrar em playlists significativas em outros países também aumenta.

Agora é esperar o dia do lançamento!

Vá além dos métodos de como fazer um pitch certeiro

Antes de fazer o seu próprio pitch, você pode assistir a alguns já feitos presencialmente, para entender a objetividade exigida. Além das plataformas digitais, vale pesquisar mais sobre os espaços em que os curadores consomem músicas, como as Daily Playlists e o Palco MP3

Depois de tudo pronto, é imprescindível também acompanhar as nossas dicas de carreira e ficar por dentro de todas as novidades. Conta para a gente: você já fez um pitch? Como foi o processo, quais foram suas dificuldades e qual o resultado final?

Laryssa Costa