1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. 7 dicas de como fazer um videoclipe com pouca grana

7 dicas de como fazer um videoclipe com pouca grana

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Se você é artista independente e está em busca de mais visibilidade em sua carreira, sabe que um videoclipe faz toda a diferença. Porém, nem sempre os custos de produção são acessíveis e acabamos recorrendo a algumas dicas como fazer um videoclipe com pouca grana. Afinal, se os gastos com gravação, mixagem, registros e distribuição já impactam no orçamento, imagina a produção de um clipe?

É inegável que ele ajuda não só na divulgação do seu trabalho, como na identificação dos fãs com seu estilo, figurino e referências. Logo, um videoclipe também é essencial para suas estratégias de marketing. Mas, não precisa se desesperar e achar que vai gastar milhões na produção do seu. Afinal, nesse momento qualquer economia é bem vinda. 

Por isso, listamos algumas dicas de como fazer um videoclipe com pouca grana para você se inspirar. Vem com a gente?

7 dicas de como fazer um videoclipe com pouca grana

Antes de começar a pensar nas estratégias de gravação feitas com orçamento reduzido, você deve ter em mente qual o seu objetivo, qual a sua identidade e qual a viabilidade de produção. Pois, melhor do que um clipe bem feito, é um clipe que condiz com a sua personalidade e carreira. Dito isso, vamos às nossas dicas!

1 – Quem tem um amigo tem tudo!

Caso você não tenha orçamento para contratação de uma equipe especializada em clipes, que tal apostar em um amigo com um smartphone mais avançado? Atualmente, até alguns filmes já foram gravados em celulares e oferecem recursos interessantes para essa fase da sua carreira. Agora, caso tenha mais amigos, bora investir em diferentes ângulos da mesma produção?

Além da filmagem, eles podem ser figurantes, atuando como platéia ou personagens da sua história. O essencial é que todos estejam unidos em prol do mesmo propósito!

Pessoa filmando uma apresentação musical pelo smartphone
Os amigos podem te ajudar no processo de gravação do videoclipe! (Foto: Pexels/John-Mark Smith)

2 – Planejamento é essencial

E olha que aqui não estamos falando de dinheiro, mas sim de estrutura! Assim, caso você opte por uma locação ou vai contar com ajuda de amigos, lembre-se: tempo é dinheiro! Por isso, ter as atividades de gravação já planejadas ajuda a economizar tempo e dias de filmagem, além da montagem de estruturas caso houver. Se sentir dificuldade, monte um roteiro como guia para todos os processos. 

Além do tempo utilizado, verifique a iluminação de sua locação. De nada adianta gastar tempo com produção e o sol desaparecer na hora da gravação, não é mesmo? Logo, caso isso aconteça, serão necessários mais dias até a finalização do projeto. Então, preste atenção à iluminação!

Arrisque-se também em solicitar museus e monumentos gratuitos! Mais do que esteticamente bonito, pode ajudar no orçamento e tornará seu trabalho ainda mais interessante.

3 – Saiba qual é o seu conceito

Lembra que falamos sobre identidade lá atrás? É aqui que ela entra e se faz tão necessária. Assim, se você sabe qual a sua identidade, vai saber escolher elementos que casem com ela no seu vídeo. 

Pode ser uma coreografia, roupa, make ou cor da imagem. 

Seja qual for, saber qual assinatura visual adotar e quais detalhes o clipe terá ajuda a economizar tempo no dia da filmagem.

4 – Conte uma história!

Uma das dicas de como fazer um videoclipe com pouca grana é nunca se esquecer de contar uma história. Sim, você já ouviu a palavra Storytelling que nós sabemos. 

Apesar de parecer complexo, alguns profissionais já fazem isso e contam histórias não só de amor, mas de pessoas em geral. Tal estratégia gera conexão entre os seus fãs e até entre os próprios participantes do vídeo, trazendo um retorno maior ao final do lançamento. 

5 – Prepare-se para fazer coisas sozinho

Dependendo do seu planejamento, é possível que você tenha que gravar sozinho ou fazer as edições por conta própria. Ou seja, o ideal é aprender ou ter alguma noção sobre programas de edição e familiaridade com tripés, aplicativos de captação e enquadramentos de imagem.

6 – Não descarte nada!

Você deve guardar todo o material gravado que contenha erros de gravação, situações engraçadas e cortes que não foram para o clipe. Assim, esse conteúdo será reutilizado em redes sociais e plataformas de streaming como formas de engajamento. Além de não gerar custos, é um material extra valioso.

7 – Não pare de estudar!

Antes de dar início ao seu projeto ou até mesmo após gravar sua primeira versão, não deixe de estudar! Acompanhar lives e perfis de artistas que já passaram por essas mesmas etapas te ajuda a ficar mais preparado para todos os imprevistos. 

Exemplo disso é o episódio Palco Ensina Podcast, com participação do diretor de audiovisual Alexandre Stehling, que mostrou como fazer um videoclipe com pouca grana. Dê o play e confira só:

Agora é hora de mãos à obra!

Agora que você já aprendeu algumas dicas de como fazer um videoclipe com pouca grana, é hora de testar e produzir o seu! Além de um videoclipe, você pode testar outros formatos como o visualizer e variar o seu catálogo.
Ah! E não se esqueça de compartilhar o episódio do Palco Ensina Podcast com seus amigos! Assim todos entram no clima para te ajudar na produção do seu clipe e dão ideias para os próximos.

Depois é só compartilhar conosco o resultado 😉 Até lá!

Laryssa Costa