1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Das redes sociais para os palcos: 5 dicas de como iniciar na carreira musical

Das redes sociais para os palcos: 5 dicas de como iniciar na carreira musical

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Se você é um influenciador ou criador de conteúdo digital e não sabe como iniciar na carreira musical, não se preocupe! Apesar de parecer complexo migrar de uma carreira para outra, é possível seguir utilizando o melhor das duas profissões para estabelecer seu lugar na música.

Assim, você que já está familiarizado com os termos de cada rede social, sabe que é imprescindível estabelecer conexão com os seus seguidores. Logo, com os fãs no mundo da música também. Então, vem com a gente entender como isso funciona na prática e não ficar confuso na hora de seguir sua carreira. Vamos lá?

De influenciador para música: quando sei que é o momento certo?

Antes de tudo, um influenciador é aquele que já atua nas redes sociais, utilizando suas ferramentas para se conectar ao grande número de seguidores. Assim, os influenciadores podem ditar tendências de moda, comportamento, beleza, educação e outros diversos nichos. 

Como resultado de seu conteúdo, eles inspiram outras pessoas a se juntarem à sua comunidade, induzindo comportamentos ou compras. Ou seja, assim como há cantores que têm milhares de fãs e se tornam influenciadores, as novas personalidades da web têm feito o caminho contrário. Mais do que os famosos #publis, filmes e marcas, alguns arriscam na carreira da música, alcançando novas pessoas. 

Exemplo disso, são as canções já lançadas por Whindersson Nunes ou pela Kéfera – esta última atingindo um milhão de reproduções nas plataformas digitais. Mas, como saber se este também é o seu momento? 

Whindersson Nunes e Priscilla Alcântara (Foto: Reprodução / Instagram)

Se você já estabeleceu uma base de seguidores sólida, é apaixonado por música e vê nela um novo desafio profissional, talvez seja o seu momento. Do contrário, utilizá-la como plataforma de atingir mais sucesso pode ser arriscado, pois, a cobrança pode ser ainda maior devido à exposição pública. Por isso, listamos algumas dicas para que essa transição seja feita de maneira bem-sucedida. 

5 dicas de como iniciar na carreira musical

Agora que você dará início a uma nova versão de seu trabalho, listamos cinco dicas de como iniciar na carreira musical já sendo influencer. Vamos lá?

 1 – Use sua influência a seu favor

Se a sua comunidade já está estabelecida, por que não utilizar o seu espaço para divulgar a sua música? Assim, crie expectativa a cada divulgação, mostre bastidores, suas influências e todo o caminho até chegar à finalização da música. Nesse sentido, utilize o melhor de cada plataforma e adapte seu conteúdo à sua estratégia de marketing. Assim, seja no Tik Tok, no Shorts, Instagram ou Twitter, sempre há um espaço para divulgar de maneira criativa.

2 – Crie contatos

Nesse meio tempo, aproveite para criar contatos e conectar-se à profissionais de eventos e demais que atuem na música fora das redes. Nesse sentido, eles podem ajudar a reforçar sua imagem como artista e não apenas como influencer. Em outras palavras, figurinistas, maquiadores, agentes musicais e contratantes são pessoas para se ter por perto.

3 – Alterne entre covers e música autoral

Antes de tudo, seu público ainda não sabe qual o estilo musical do seu trabalho e o que devem esperar dele. Por isso, aposte em covers que se aproximam ao que você fará de maneira autoral, para aproximar o público e não gerar estranhamento. 

Exemplo disso foi a cantora Iza, que começou a divulgar vídeos cantando Rihanna e Beyoncé, e acabou descoberta. Assim como ela, a cantora Gabi Martins também apostou nos covers como porta de entrada de como iniciar na carreira musical. A estratégia deu tão certo que ela foi convidada para o BBB e hoje tem feito feats com artistas incríveis ao redor do país. 

4 – Crie conexão com o público

Atualmente, é possível criar conexão com o público por meio dos challenges. Assim, seja por coreografias ou por desafios de cantar junto com a música, o ideal é fazer algo que possa ser reproduzido. 

Após o lançamento do challenge, é imprescindível que você faça o repost do resultado do público em suas redes, para que eles se sintam vistos. Nesse sentido, é interessante analisar como a Luísa Sonza, Gloria Groove e Anitta fazem a cada música lançada. 

5 – Mantenha sua identidade

À primeira vista, aparenta ser fácil conquistar uma carreira musical por já ser influencer. Mas, a verdade é que a disputa pela atenção na internet exige que o profissional aprenda teoria musical, equipamentos e ainda produza conteúdo de qualidade. Ufa, itens demais, não é? E são mesmo. Por isso, ao tentar se desdobrar para conciliar todas as funções, o desânimo pode chegar e impedir de prosseguir. 

Então, o ideal é manter a sua identidade e enxergar as redes sociais ou a música como um trabalho e extensão dos seus gostos. Assim, você continua fiel à sua verdade e tem coerência em todas as letras ou publicações feitas. Exemplo disso são o ex-BBB e influencer Victor Hugo e a criadora de conteúdo Natty Hills. Nesse sentido, eles mantêm sua identidade como diferencial para se destacar nas redes e fazer a transição de carreira. Confere só: 

Pronto para mudar de carreira?

Agora que você já sabe como iniciar na carreira musical, também sabe que estudar sobre a área nunca é demais! Por isso, além de seguir estes passos acima, o ideal é continuar acompanhando nossas dicas e trilhar um caminho de sucesso!

E ah! Não se esqueça também de ouvir os artistas que estão no aqui no Palco para acompanhar as tendências. Assim, você descobre seu estilo preferido e se sente mais confortável para soltar a voz. Boa sorte! 

Laryssa Costa