1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. As melhores dicas de como postar no Youtube Shorts

As melhores dicas de como postar no Youtube Shorts

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Como postar no YouTube Shorts ainda pode ser um mistério para muitos, uma vez que esse recurso ainda é recente. Assim como em redes sociais como o TikTok e Instagram os vídeos curtos têm se tornado populares, no YouTube não seria diferente.

Dessa maneira, a plataforma do Google alia aos seus canais a função do YouTube Shorts, aumentando as possibilidades para músicos divulgarem o seu trabalho. Filtros, legendas, segmentação de público e agendamento são algumas das vantagens que ele oferece, além de conexão direta com o próprio YouTube.

Quer saber mais sobre essa nova ferramenta que já é tendência e como começar a testá-la? Separe um cantinho para suas anotações e vem com a gente!

Afinal de contas, o que é o YouTube Shorts?

À primeira vista o YouTube Shorts pode parecer difícil, mas não é. Tal qual as demais redes sociais, ele possui dinâmica parecida, focada na gravação de vídeos verticais com até 60 segundos de duração.

Aqui, você pode criar um vídeo direto da câmera do seu smartphone, seja ele Android ou iOS. Além disso, a nova plataforma segue algumas diretrizes para o seu funcionamento, como:

  • Os vídeos do YouTube Shorts são visualizados apenas no celular, com acesso através do aplicativo;
  • As funções de velocidade e contador podem ser ativadas para te ajudar a gravar dentro dos 60 segundos estipulados;
  • Diferente do YouTube Stories, não é preciso atingir 10 mil inscritos para acessar o novo recurso. Ele está disponível para canais com qualquer número de inscritos.

O acesso é simples, uma vez que o ícone está na tela inicial do YouTube, no canto inferior, seguindo da esquerda para direita. Mais do que acessibilidade, também é possível curtir, indicar que não gostou, comentar e compartilhar os vídeos para outros aplicativos.

YouTube Shorts e Música: uma estratégia eficiente

Você pode estar se perguntando: mas se já existem outras redes, por que devo investir nessa também? Além de colocar os vídeos, aqui é possível adicionar músicas a partir da biblioteca Shorts, que utiliza músicas do YouTube Music. Logo, se você já distribui suas canções na plataforma de streaming, elas já estão disponíveis para uso.

como postar no youtube shorts
Shorts podem potencializar seu som, invista! (Foto/Pexels)

Quando um usuário assiste aos vídeos e gosta da música utilizada como trilha, é possível clicar e encontrá-la completa, assistir ao videoclipe correspondente e ainda acessar todo o acervo do artista. Mais do que isso, o YouTube já afirmou a existência de parcerias musicais para expandir o acervo da biblioteca e aumentar as possibilidades dos criadores. 

Ou seja, o YouTube Shorts funciona como porta de entrada para que novas pessoas possam conhecer o seu trabalho. Somado a isso, é possível medir o gosto da sua audiência a partir dos likes e, principalmente, dos dislikes em cada vídeo. 

Agora que você já sabe da importância e como ele pode ajudar no processo criativo, é hora de tentar produzir o seu. De antemão já afirmamos: a maneira como postar o YouTube Shorts é bem intuitiva, sem complicações para quem já está habituado a outras redes sociais. Vamos começar?

Então, como postar no YouTube Shorts?

Preparamos um passo a passo para você começar a criar o seu imediatamente:

1 – Faça login no aplicativo do YouTube direto pelo seu smartphone;

2 – Ao acessar a tela inicial, note que há um símbolo de “+” no centro da barra inferior. Clique nele e permita o acesso à sua câmera; 

3 – Agora é só selecionar a opção “Criar um Short” para dar início ao seu vídeo;

4 – Para iniciar a gravação, você pode manter o botão de captura pressionado ou acioná-lo apenas com um toque. Não é preciso gravar tudo de uma vez, pois é possível encadear uma sequência de trechos curtos em um único vídeo;

5 – Em caso de vídeos como selfie, você pode virar a câmera (primeiro botão em cima à direita), ajustar a velocidade e acionar o temporizador;

6 – Adicione os filtros já disponíveis e uma música direto do catálogo do YouTube. Aqui, você pode escolher entre as tendências ou digitar a escolhida;

7 – Ao finalizar a sua gravação, clique no ícone verde e visualize sua prévia. Logo depois, é possível inserir legendas em partes específicas do seu vídeo ou adicionar filtros;

8 – Clique em “próxima” e adicione um título com até 100 caracteres;

9 – Assim como no canal do YouTube, escolha a visibilidade do vídeo, com as opções “público”, “não listado” ou “privado”. Uma vantagem é que o agendamento da publicação também é possível;

10 – Outro ponto importante é a escolha do público. Nessa etapa é obrigatório informar se o conteúdo pode ser destinado às crianças ou não, ou ainda adicionar restrição de idade;

11 – Pronto! É só apertar o botão de enviar e esperar que a plataforma carregue o vídeo. Agora, caso você opte pelo envio de um vídeo já editado previamente, atente-se aos formatos suportados pela plataforma, como MP4, MOV e WMV.

Agora que você já sabe como postar no YouTube Shorts, é hora de começar! 

Se você ainda tem dúvidas de como postar no YouTube Shorts, basta começar a postar os seus primeiros vídeos para entender como funciona. Apesar de ainda não haver certezas sobre a remuneração dos vídeos, é imprescindível incluí-los como estratégia para os seus lançamentos, para uma divulgação mais efetiva. 

Além disso, assistir aos Shorts já produzidos ajuda no repertório, análise de tendências e planejamento de carreira. Para isso, acompanhe os Shorts exclusivos do Palco MP3 e fique por dentro das novidades do mundo da música. Dê o play e venha com a gente!

Laryssa Costa