Não é segredo para ninguém que o marketing pessoal nas redes sociais é um importante aliado para profissionais da música. Para os artistas independentes, é ainda mais necessário, visto que, muitas vezes, o músico é o único responsável pela sua carreira.

Neste sentido, a divulgação, mesmo que não tão profissional, ajuda a ter visibilidade. Tanto para conquistar novos fãs, como para mostrar seu trabalho para outras pessoas. Mas como fazer isso quando temos um baixo orçamento? Ou, até mesmo, sem ter muito conhecimento na área? Aprenda a seguir!

Veja como trabalhar marketing pessoal nas redes sociais

Não é preciso uma grande equipe para fazer marketing pessoal nas redes sociais. No entanto, se possível, invista na área. Lembrando que ela nada mais é do que um conjunto de estratégias para divulgar o profissional. Como resultado, auxilia na projeção pessoal e na valorização do artista.

Isso sem falar que pode ajudar a impulsionar a sua carreira. Como exemplo, podemos citar a ex-BBB Juliette ou, até mesmo, a cantora Anitta e a Beyoncé. No caso da primeira, o seu marketing pessoal não só ajudou a vencer o Big Brother, como foi essencial para a sua carreira.

Inclusive, temos um conteúdo sobre a estratégia da Juliette para divulgar seu lançamento musical. Vale a pena conferir! Lado a lado, Anitta e Beyoncé são artistas com uma carreira mais consolidada, mas que são sempre referência em inovação. Enquanto uma se tornou referência ao viralizar suas músicas com challenges e coreografias, a outra usa das redes para divulgar novidades.

Talvez, agora, você esteja se perguntando como começar. Logo abaixo, separamos algumas dicas. Esperamos que você goste!

Defina o seu objetivo

Principalmente se você tem um baixo orçamento, é fundamental entender o seu objetivo. Desse modo, será possível elaborar um plano de ação que realmente faça sentido e direcionar a sua verba. Como consequência, aumentará a sua eficácia e reduzirá os gastos desnecessários.

Parafraseando o gato de Alice no País das Maravilhas, se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve. E é assim que acabamos investindo em coisas que não fazem tanto sentido.

Cuidado com a forma que você responde os seus fãs

Todo mundo, ao menos uma vez, vai ouvir/receber um comentário que não gosta muito. Mas o grande segredo de como trabalhar marketing pessoal nas redes sociais é saber filtrar isso. Ora em um sentido de tirar da crítica um aprendizado, ora de responder de forma inteligente.

Por mais tentador que possa ser responder com grosseria quem é grosseiro com você, não faça isso. É a sua imagem como profissional que está em jogo. Embora pareça uma só pessoa, pode trazer inúmeros impactos para a sua carreira.

Descubra onde o seu público está

Ainda falando de otimizar o seu tempo e o seu orçamento, é importante descobrir onde o seu público está. Afinal, de nada adianta fazer várias postagens no TikTok se os seus fãs não estão na plataforma. Ainda que possa trazer resultados, será ainda mais assertivo se você criar uma estratégia para a rede em que eles consomem conteúdo.

A vista disso, para descobrir onde eles estão, você pode desde realizar pesquisas com os ouvintes, como contratar uma empresa para isso.

Modere a quantidade de postagens

Acredite, um único conteúdo feito de forma planejada pode trazer mais resultado do que dez sem propósito. A quantidade é sim importante nas redes sociais, posto que só é lembrado quem é visto. Porém, toda plataforma possui um algoritmo. Isto é, uma inteligência artificial que avalia os conteúdos postados e valida quais deles devem ser mostrados para o usuário.

Normalmente, essa seleção é feita a partir do que entrega valor. Por isso é importante ter uma estratégia. Ela permite a você entender o propósito de cada postagem e torná-las cada vez mais assertivas.

Evite ser algo que você não é

Por mais tentador que possa ser criar um personagem nas redes sociais, cuidado com isso. Lembre-se que você precisará manter o que criou na vida real. Principalmente quando encontrar com os seus fãs. Até porque, eles podem se sentir enganados ao perceber que você não é bem o que vendeu nas redes.

Fora que pessoas normalmente se identificam com pessoas. Em outras palavras, isso quer dizer que elas buscam perfis humanizados, reais. Não apenas figurões criados para gerar entretenimento.

Invista em networking

Um dos grandes pilares de como gerir a sua carreira é fazer networking. A parceria certa pode impulsionar a sua imagem. Em paralelo, conhecer as pessoas certas costuma gerar mais propostas de shows e boas ofertas. Ainda mais nos momentos difíceis, em que parece que tudo está dando errado.

Estude sempre e escute o nosso podcast

Assim como em outras áreas, conhecimento nunca é demais. Nunca pare de estudar e sempre busque boas referências. Mesmo que você não seja um especialista na área, é preciso entender as redes sociais para saber o que deseja. Ou seja, ao terceirizar a gestão do seu perfil, se você sabe como funciona, consegue orientar e avaliar melhor.

Ao longo deste conteúdo, apresentamos algumas dicas para quem quer aprender a como trabalhar marketing pessoal nas redes sociais. Falamos desde a importância de definir o seu objetivo à importância de ser fiel a sua verdade. Como última dica, queremos convidar você a escutar o nosso podcast sobre a importância do marketing pessoal. Nele chamamos Érika Pessôa, profissional com mais de 25 anos de experiência, a falar sobre o tema. Confira!