1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Como vender beats na internet? 5 passos simples para entrar nesse mercado

Como vender beats na internet? 5 passos simples para entrar nesse mercado

Por: Laryssa Costa

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

O que um hit americano de R&B e uma faixa nacional de funk podem ter em comum? A batida. Essa sequência de ritmos sistematizada, chamada de beat, ganhou o mundo da música e se transformou em um novo negócio, rentável e promissor. Por isso, mais do que produzir, agora é possível entender como vender beats na internet e como torná-los seus de maneira segura e estratégica. 

Nesse sentido, quem ainda não tem seu próprio produtor para compor suas músicas, os beatmakers, pode recorrer a plataformas com criações diversas. Porém, há que se atentar que, em alguns casos, a relação com os beats não se encerra ao comprá-lo. Pois, como ainda é um nicho recente, a legislação sobre eles e direitos autorais ainda não está 100% definida. 

Por isso, listamos cinco maneiras de como vender beats, assegurar seus direitos enquanto produtor e o que deve observar ao optar por um em seu trabalho. Vem com a gente?

Onde vender beats na internet?

Antes de começar a sua produção, é imprescindível focar em onde e como vender beats, para que as vendas sejam bem sucedidas. Por isso, antes do como, veremos por onde começar.

1 – Aposte nas redes sociais para atrair seu público

Bem como você olha o celular antes de tomar café, seu cliente provavelmente faz o mesmo. Nesse sentido, apostar nas redes sociais como Instagram e Tik Tok para exibir pequenos trechos dos seus beats pode ser atrativo e gerar um bom retorno. 

Mas, para que seu alcance chegue a mais pessoas, mantenha suas redes em constante movimento, utilizando os recursos oferecidos, como reels, vídeos e até enquetes. Que tal perguntar aos seus seguidores qual beat é o seu favorito? Isso ajuda não só a gerar engajamento, mas a estudar o comportamento dos futuros ouvintes e desenvolver um novo sucesso. 
Além das redes sociais, o Youtube e os Shorts são pontos de contato relevantes para quem procura músicas para incluir em sua produção. Portanto, não deixe também de investir em sua identidade, para associar diretamente com o ritmo que você produz, como se fosse uma assinatura.

2 – Aposte em plataformas específicas para isso

Lil Nas X comprou a batida de Old Town Road em uma plataforma de online de beats e construiu um hit de sucesso. Logo, você também pode fazer o inverso e vender o beat para ser o próximo hit do momento. Já imaginou?

Old Town Road do Lil Nas X em parceria com Billy Ray Cyrus passou 19 semanas consecutivas no topo das paradas americanas em 2019. (Foto: Reprodução)

(batida original sampleada)

Bem como ele escolheu a batida em um site americano, seu beat pode estar disponível para visualização em plataformas nacionais. Nesse sentido, alguns sites como Soundcloud, Airbit e o BeatStars contribuem para a visibilidade de sua produção. 

Então, não deixe de criar uma conta e deixá-la sempre atualizada nessas plataformas, com e-mail de contato e perfil completo. Mais do que isso, apostar em capas chamativas, descrições e instrumentais bem feitos farão toda a diferença. 
Já no BeatStars, o cliente vai comprar de fato seu beat. Por isso, invista no relacionamento e na segurança de seus dados. Além disso, não se esqueça também de uma conta digital bancária para as transações feitas.

Afinal, como vender beats na internet?

Agora que você já conhece algumas das plataformas disponíveis, pode investir em como vender, para fazer com que o artista fique satisfeito e compre sempre. Afinal, com a recorrência, vender beats pode se tornar sua fonte de renda.

3 – Vá além da produção do beat

É possível que o seu futuro cliente seja um artista independente ou alguém que está começando. Logo, fortalecer esse vínculo contribui para a construção da carreira de ambos. Nesse sentido, ofereça sugestões na estrutura da música, como intro, refrão e sonoridade dos versos, para uma venda mais completa. 

Além disso, caso já tenha imaginado os visuais feitos para o beat, eles podem ser sugeridos como forma de gentileza e não apenas de vendas. Afinal, relacionamento é tudo! 😉

4 – Acompanhe a evolução dos seus clientes

Ao ajudá-los a evoluir, há grandes chances do seu beat e sua carreira se tornarem bem sucedidos também. Portanto, não hesite nos feedbacks, na experiência e na comunicação durante todo o processo.

5 – Estude constantemente

Como a internet permite acesso a diversos tipos de produção, manter-se atualizado é essencial para transitar nesse mercado. Nesse sentido, investir em cursos, podcasts, analisar tendências e participar de eventos fará toda a diferença na hora de decidir como vender beats.

Exemplo disso, a Academia de Beats oferece conteúdos online com aulas práticas e didáticas, para você ir ainda mais longe. Além da produção, a grade contempla teoria musical, mixagem e outros campos para elevar sua carreira. 

Agora, mais do que estudar a técnica em si, é importante saber dos direitos autorais em cada caso. Nesse sentido, a venda de beats exige termos de uso das plataformas, cessão dos direitos a partir da compra e direitos de execução pública. Pareceu confuso? 
Então, recomendamos uma leitura aprofundada desse texto da UBC. Aqui, além do beat, é necessário saber bem os conceitos de fonograma e produção para que sua obra e direitos sejam preservados.

Dê o próximo passo na produção dos seus beats!

Agora que você já aprendeu mais sobre como vender beats na internet, chegou a hora de produzir os seus! Mesmo se você não produzir beats, agora sabe o que deve observar quando for escolher os seus, certo? 

Além das plataformas citadas, você, beatmaker ou não, pode investir em um perfil aqui no Palco para aumentar a sua credibilidade frente aos novos clientes. Afinal, estamos em contato direto com o universo da música. 

Por isso, fique de olho em nossas dicas de carreira e faça parte da nossa seção de artistas. Vamos adorar ter você conosco!

Laryssa Costa