1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Aprenda de vez a como vender composições musicais pela internet

Aprenda de vez a como vender composições musicais pela internet

Por: Ayllana Ferreira

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Saber como vender composições musicais é uma habilidade necessária para quem quer viver exclusivamente como músico. Isso porque é uma oportunidade única de gerar valor para as composições, a medida que se consegue uma forma de sustento.

Em síntese, existem três principais formas que falaremos logo abaixo. São elas:

  • Licenciamento
  • Contrato de Exclusividade
  • Direitos Autorais

Então, confira a seguir e esperamos que você goste do recorte que fizemos.

Como vender composições musicais

Como dito anteriormente, existem, em resumo, três principais modos de como vender composições musicais. O primeiro deles é via licenciamento. Resumidamente, o compositor vende a canção para outros cantores usarem. Nesse sentido, é uma das modalidades mais utilizadas nos dias atuais, em que compositores talentosos produzem para outros artistas. A própria Marília Mendonça fez muito disso ao longo de sua vida.

Um adendo: as editoras de música podem ser muito importantes nesse processo, pois além de serem responsáveis por resolver as questões burocráticas, elas representam os compositores e ainda podem colocá-los em contato com músicos diversos.

A segunda, é o contrato de exclusividade. Normalmente, durante 12 meses, na modalidade, um único artista pode utilizar aquele material que foi criado. É parecido com a patente de um medicamento. Da mesma forma, ao final do 1 ano, outros artistas (ou outras farmacêuticas) podem criar sua versão.

A última, são os direitos autorais. Neste caso, o autor da canção recebe um valor fixo mensalmente para gratificar a sua produção. Costuma ser a opção favorita de quem busca rendimento mensal, já que o artista receberá um valor, que pode ser fixo, a cada vez que a canção for tocada.

O interessante é que cada uma das modalidades tem os seus pontos positivos e negativos. Como resultado, impacta, também, no preço. Na segunda modalidade, por exemplo, têm-se registros de canções que já foram vendidas por R$25.000,00. Um artista que faz isso é o compositor Henrique Casttro.

Ele é um dos nomes mais requisitados do Brasil, sendo responsável por algumas canções que fizeram sucesso, como:

1. Liberdade Provisória, de Henrique e Juliano;

2. Na Cama Que Eu Paguei, de Zé Neto e Cristiano;

3. Sonhei que Tava Me Casando, do Wesley Safadão.

Como vender minhas composições musicais para gravadora

Vender as composições musicais via gravadora é, sem sombra de dúvidas, o modelo mais conhecido. Por anos, foi a principal fonte de renda de artistas de todos os níveis de carreira. Isso sem falar na visibilidade que gerava ao fazer parte de um dos CDs que era lançado mensalmente.

Mesmo hoje, ainda vale a pena. Só é importante avaliar os termos envolvidos no contrato e o lucro que você terá durante a parceria.

Em resumo, assim como em outros espaços, o processo de vender uma música começa a partir do envio do original. Diferente dos outros formatos, é preciso ter uma demo com melodia e letra. Não basta apenas uma ideia.

Depois disso, o que você enviou será avaliado por uma equipe técnica. Se a gravadora gostar do que ouviu, ela poderá investir em você e ajudará a emplacar o hit. Da mesma forma, pode auxiliar a lapidar o que você fez, tornando o seu original ainda mais valioso.

Como vender minhas composições musicais em outros espaços

Foi-se o tempo em que a única forma de vender suas canções era por meio de gravadoras. Hoje, com o serviço on-demand, é possível negociar tanto com as plataformas de streaming, como com outros espaços disponíveis na internet. Como resultado, traz ao artista variedade em orçamentos e possibilidades.

Uma opção é divulgar a sua música aqui no Palco MP3. Temos diversas modalidades e pacotes para ajudar você – que está começando ou não – a conquistar os seus objetivos. Assim, podemos desde fazer parte do processo de produção a, até mesmo, ajudar na divulgação.

Outra, são as plataformas online. Existem algumas opções pagas e outras gratuitas. A Bandcamp.com é uma delas. Em resumo, o compositor pode vender as suas canções ali, sendo cobrado um valor de 15% de comissão a cada venda. A SoundCloud.com é mais uma possibilidade. Ela não é uma plataforma de vendas. No entanto, é possível colocar anúncios e outros tipos de recursos publicitários para monetizar o processo.

Qual delas escolher? Depende! De um modo geral, vai depender dos seus objetivos enquanto artista.

Baixe o aplicativo do Palco e divulgue suas músicas com a gente!

Ao longo deste conteúdo, falamos sobre como vender composições musicais. Em resumo, existem três formatos mais utilizados: licenciamento, exclusividade e direitos autorais. Cada um possui as suas vantagens, além do espaço ideal para realizar a venda.

Qual deles escolher? Tudo vai depender dos seus objetivos. A boa notícia é que aqui no Palco MP3, contamos com diversas opções gratuitas para dar o pontapé inicial na sua carreira. Inclusive, quer uma dica? Então baixe o nosso aplicativo do gerenciador e já dê os primeiros passos!

Crie sua página gratuitamente e dê visibilidade para a sua arte. Por fim, não esqueça de nos seguir nas principais redes sociais e acompanhar o nosso blog. Constantemente, trazemos as melhores dicas de carreira. Confira!

Ayllana Ferreira