Olá, artista de sucesso! Se você tem um trabalho consistente, com músicas gravadas e lançadas, mas ainda não se apresenta ao vivo, fique ligado neste artigo! Hoje, vamos explicar como vender shows para contratantes.

Nesse contexto, aqui você vai descobrir os aspectos que podem ser melhorados em seu marketing musical para despertar o interesse de contratantes de shows e eventos. Além disso, vamos dar dicas de como vender show para prefeituras.

 E aí, preparado para começar a fazer shows? Então, bora ao que interessa!

Como vender shows para contratantes

Aprenda a como vender shows para contratantes e lote sua agenda!
Aprenda a vender shows para contratantes e lote sua agenda! (Foto: Pixabay)

Não há como negar que a indústria musical possui uma engrenagem própria. Em outras palavras, não basta contar com a sorte. Tudo tem um jeito para acontecer no meio artístico – cantores e bandas precisam compreender isso. 

A internet e as redes sociais mudaram a dinâmica da relação entre artistas e contratantes. Dessa forma, a música em si é tão importante quanto o marketing, a relevância e a postura profissional

Em seguida, destacamos os principais pontos que você deve levar em consideração para começar a fazer shows de uma vez por todas. Confira!

Tenha um trabalho consistente

Antes de mais nada, você deve se certificar de que seu trabalho artístico tem qualidade e consistência. Caso contrário, o contato com empresários e produtores será frustrante. 

Em outras palavras, você deve possuir: identidade bem definida, lançamentos oficiais nas plataformas, visual bem produzido e uma base de fãs com potencial.

Tudo o que você faz e o que você divulga diz algo sobre você. Isso nos leva diretamente ao próximo tópico.

Entenda o que os contratantes buscam

Sim, um contratante irá analisar o seu som, mas muito mais do que isso: os diferenciais do seu show, o público que você atinge, a estrutura necessária para a sua apresentação, a relação que você tem com seus fãs, a renda que será gerada com a sua presença e por aí vai. 

Se você tomar a iniciativa do contato, tenha certeza de que aquele contratante ou casa de show tem a ver com o seu estilo. Normalmente, um artista sertanejo não terá espaço em um bar de rock, certo?

Sempre escute o que o contratante tem a dizer. Em vez de só se gabar das suas qualidades, entenda as necessidades de quem está do outro lado e como você pode ser útil. 
Falando nisso, para ajudar o lado do contratante, você também pode oferecer vários formatos de show: intimista e romântico ou animado e festeiro, por exemplo. Outra opção é elaborar repertório de canções autorais e de covers. Deixe a sua criatividade fluir!

Aposte no marketing musical

Agora, um ponto de extrema importância. O seu material de divulgação precisa chamar a atenção, além de ser objetivo e completo em informações. Nesse sentido, recomendamos fortemente que você tenha um Kit de Imprensa Eletrônico, o chamado EPK

Dentro do marketing musical, o EPK nada mais é do que um material virtual que inclui elementos como biografia, fotos, músicas, clipes, vídeos ao vivo, clipping e informações de contato, entre outros. Isso tudo pode ser organizado em um site, por exemplo. 

Uma dica quente: o Palco MP3 tem um serviço com o objetivo de desenvolver o EPK de artistas independentes. Para ter mais informações, basta entrar em contato com a nossa equipe

A importância da postura profissional

A comunicação também tem muito peso. O modo de se portar nas redes sociais, como você responde seus seguidores, a abordagem de negociação com o contratante, o jeito de conversar com a plateia nos shows… Tudo deve ser feito da forma mais educada e profissional possível. 

Paralelamente, nada de tocar de graça ou em troca de cervejas, ok? Para viver de música, o artista precisa de lucro. Calcule os custos, conheça as formas de pagamento mais usuais (cachê fixo, bilheteria etc.) e estabeleça um valor justo. 

Ir até o contratante ou esperar ele vir até você?

Uma dúvida bastante comum dos artistas é: “Afinal, como chegar em contratantes?”. Bom, o ideal é que seu trabalho seja relevante a ponto de o contratante ir até você. 

Porém, se você está começando, precisará tomar a iniciativa. Primeiramente, faça uma extensa pesquisa de locais em que você pode tocar, além de identificar os profissionais da área. Organize os dados em uma tabela. Assim, quando houver uma oportunidade, você pode entrar em contato com os locais para tentar marcar uma reunião para vender o seu show

Os melhores dias para entrar em contato via telefone ou aplicativo de mensagem com um contratante são terça, quarta e quinta. Sexta, sábado e domingo costumam contar com eventos, enquanto a segunda é o dia de descanso. 

Se optar por mandar mensagem ou e-mail, elabore um texto breve e conciso. Você deve se apresentar, mostrar seu material e dizer qual o seu objetivo (marcar uma reunião, por exemplo). Um texto para vender show não deve ser longo e cansativo, pois a rotina dos contratantes é muito corrida. 

Você também pode ter um profissional dedicado para o contato com contratantes e o fechamento de shows. Chamado de “agenda”, ele será o responsável por toda essa parte de prospecção de oportunidades. 

Desenvolva uma rede de relacionamentos

Também chamado de networking, uma rede de relacionamentos é importante em qualquer área. Ou seja, você deve ser próximo de outros artistas, além de manter contato com empresários, produtores, donos de casas de show e por aí vai.

No entanto, essas relações precisam ser naturais. Nada de ficar forçando a barra e acabar passando por chato, ok? Sempre que conhecer alguém novo do meio artístico, salve o contato e o siga nas redes sociais. Assim, de vez em quando, troque algumas palavras, poste um comentário etc.

Ao mesmo tempo, é importante que essas ações sejam refletidas na vida real. Portanto, esteja presente nas apresentações de outros artistas, visite casas de shows, faça amizade com os profissionais dos estúdios. Aqui, vale aquela máxima: quem não é visto não é lembrado

Esteja sempre na ativa

Por fim, nada de ociosidade. Tenha um planejamento de carreira para que você esteja sempre compondo novas músicas e lançando material. Quando um contratante analisa a discografia de um artista, ele quer ver movimentação. Se seu último lançamento foi há cinco anos, algo está errado. 

Em contrapartida, você não precisa lançar um álbum todo ano. Divulgar singles e EPs, além de clipes, é uma ótima estratégia para se manter relevante com um investimento menor do que o de um disco completo. 

Ao mesmo tempo, aposte em colaborações com outros artistas. Assim, um ajuda a impulsionar o outro. 

Como vender shows para prefeituras

Embora muitas das dicas anteriores se apliquem ao âmbito de prefeituras e outros órgãos governamentais, as contratações dessa área são mais formais e burocráticas. 

Atualmente, a lei brasileira prevê a dispensa de licitação para a contratação de artistas por prefeituras. Mesmo assim, é comum que um edital público de chamamento liste várias exigências a serem cumpridas pelos artistas. 

Assim, confira a lista de documentos que você deve ter na manga para quando surgir uma oportunidade em eventos da iniciativa pública:

  • Cópias dos RGs e CPFs dos artistas;
  • Comprovante de residência;
  • Em caso de pessoa jurídica: contrato social, certidões negativas de débitos e de regularidade fiscal (conferir o edital em questão);
  • Proposta e justificativa do projeto;
  • Orçamento detalhado;
  • Portfólio para comprovar o reconhecimento público;
  • Assinatura de um termo de compromisso ou contrato; 
  • Emissão de nota fiscal.

Confira mais dicas de carreira

Queremos saber: você curtiu este artigo sobre como vender shows para contratantes? Temos certeza que sim! Afinal, as informações aqui fornecidas têm tudo para alavancar a sua carreira, basta colocá-las em prática. Os palcos que te aguardem!

Assim como este texto, o blog e as redes sociais do Palco MP3 possuem várias dicas de carreira, Tratam-se de conteúdos muito preciosos para artistas independentes, viu? Portanto, explore à vontade!

Por fim, se ainda não baixou o app do Palco MP3 em seu celular, não perca mais tempo! Ele está disponível para Android e iOs. Lá, você pode divulgar o seu trabalho para o público, além de conhecer artistas incríveis e ouvir muita música de qualidade.

Obrigado por estar conosco. Até a próxima!