1. Página inicial
  2. blog
  3. Descobrindo a novíssima música brasileira
  4. Conheça a história e o novo single do duo Universalize

Conheça a história e o novo single do duo Universalize

Por: Fernando Paul

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Se você curte histórias de superação e acredita que a música tem o poder de curar a alma humana, continue com a gente. Aqui, vamos falar sobre o projeto Universalize, que se enquadra exatamente nessas definições.

O duo é formado por Natacha e Vinnie Pavan, um casal de gaúchos que vive há mais de duas décadas na Califórnia, nos Estados Unidos. Nesse contexto, a dupla ama a arte musical e tem influências de MPB, reggae e folk rock americano em suas composições.

Acima de tudo, eles têm o objetivo de criar músicas capazes de levar alegria aos ouvintes. No entanto, essa bela missão foi concebida em um momento trágico da vida do casal.

Da tristeza à alegria

A música já fazia parte da vida da dupla, mas ganhou outra importância com a passagem inesperada do irmão mais novo de Natacha. Ou seja, em um momento de profunda tristeza, a Universalize usou a música como cura.

Assim, nasceu a faixa “Abre a Porta”, que foi escrita enquanto eles ainda estavam vivendo o processo de luto, sendo lançada no ano de 2015. A letra gentilmente introduz um convite à celebração da vida, relembrando as boas memórias e visualizando a esperança por mais momentos felizes. 

“Não adianta sentar e chorar

A vida é para celebrar

A alegria em ver o mar, velejar

Abre a porta, vamos embora”

Intenso fluxo criativo

O momento de superação gerou algo extraordinário: uma inspiração inédita para o duo. Então, antes de dormir, Natacha passou a escutar sons e melodias em sua mente. Ela não ignorou o intenso fluxo criativo e tratou de transformar os esboços em composições.

Dessa forma, ela gravava todas as ideias para não correr o risco de esquecer. Na manhã seguinte, Vinnie ouvia as melodias e criava os primeiros arranjos harmônicos no violão. Tudo isso ocorreu no aconchego do lar do casal. Ou seja, criar músicas virou parte do dia a dia.

Em 2016, foi a vez de sair a faixa “Your Smile”, que conta com uma estética acústica e minimalista, altamente relaxante. Em seguida, confira o vídeo da canção:

O primeiro disco

Com as composições frutificando, o projeto Universalize viu a oportunidade de lançar o primeiro disco oficial. Nesse sentido, o produtor musical e percussionista Tuti Rodrigues foi o responsável pela produção de Cicada, lançado em 2019.

O álbum é nada menos do que uma coleção de dez músicas que proporcionam alegria e momentos de reflexão. Ao mesmo tempo, a sonoridade é resultado de uma mescla de referências, que incluem nomes como Djavan, Cazuza, Bob Marley, The Police e James Taylor. Por fim, as letras foram concebidas tanto em português quanto em inglês. 

Um dos destaques do trabalho, a canção “Lavar a Alma” é uma ode às propriedades restauradoras da natureza e chegou a tocar em rádios brasileiras, com positiva recepção dos ouvintes.

“Lavar a alma no mar, na cachoeira

Vale até banho de mangueira

Posso contar com a natureza do planeta Terra 

Botar o pé no chão ajuda toda e qualquer situação”

Conheça o novo single do duo Universalize!

Então, veio a pandemia do coronavírus, que impôs uma pausa aos projetos da dupla. Porém, no início do ano de 2022, Natacha e Vinnie se deram conta de que a Universalize precisava ser retomada para inspirar mais pessoas com mensagens positivas. 

Dessa forma, eles entraram em estúdio para gravar alguns singles. Ali, conheceram Vanessa Rios, da Sem Fronteiras Divulgações. A profissional gostou muito das composições e resolveu trabalhar com eles para expandir os horizontes da Universalize no Brasil. 

Resultado disso, “Porto Seguro” é o mais novo lançamento do grupo.  A faixa contou com a produção do guitarrista e produtor musical Gabriel Vieira e foi gravada no Studio West, na Califórnia. 

Além disso, o single conta com a colaboração de Derek Waldmann, renomado violinista norte-americano. A mixagem e masterização são assinadas por Jeimes Teixeira

Assim, a sonoridade funde elementos da música popular brasileira e do folk moderno estadunidense. O arranjo é extremamente dinâmico e envolvente, enquanto a letra confirma o que a Universalize faz de melhor: deixar a vida mais leve. 

“Deixa que o vento leva

[…] que o tempo muda tudo de forma

[…] a alegria voltar

Hoje é dia de recomeçar”

Assim, a música foi lançada no dia 12/09, e está disponível no app do Palco MP3 para você apreciar.

Baixe o app do Palco MP3

E aí, curtiu a história e o novo single do projeto Universalize? Definitivamente, é muito bom conhecer a trajetória de quem tem na música uma fonte de cura e de alegria. 

Então, aqui vai um convite final para você: baixe o aplicativo do Palco MP3 (Android | iOs) para curtir as faixas da Universalize e de muitos outros artistas cheios de talento e mensagens positivas. 

Afinal, a música tem o poder de trazer esperança e resiliência – e o Palco MP3 tem a missão de levar a música até você. 

Fernando Paul