1. Página inicial
  2. blog
  3. Notícias
  4. Conheça o trabalho do grupo Zé da Guiomar, guardião da beleza do samba de Minas Gerais

Conheça o trabalho do grupo Zé da Guiomar, guardião da beleza do samba de Minas Gerais

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

A cena musical da cidade de Belo Horizonte é uma das mais variadas do Brasil. Na capital mineira, o apreciador da boa música encontra ótimos representantes de todos os estilos possíveis. Na estrada desde o ano 2000, o grupo Zé da Guiomar é um dos principais responsáveis pelo fortalecimento e renovação do samba em Minas Gerais.

Grupo conta músicas na banda de apoio

Nas apresentações ao vivo, Zé da Guiomar encorpora mais elementos de percussão e sopro (Foto/Facebook)

Formado por Márcio Souza (vocal e violão), Valdênio (cavaquinho), Renato Carvalho (sax) e Totove Ladeira (percussão), o quarteto aposta em arranjos criativos e investe num repertório que mescla temas próprios e clássicos de várias épocas e tendências. Para enobrecer ainda mais o som, o grupo conta com os trabalhos do trombonista Marcos Flávio e dos percussionistas Rodrigo Martins e Alexandre Batista. ? ?

Nos palcos da vida, o quarteto já fez um som na companhia de ícones do naipe de Wilson das Neves, Velha Guarda da Mangueira, Velha Guarda da Portela, Pepeu Gomes, Diogo Nogueira e do saudoso Vander Lee.

De acordo com as sábias palavras de Milton Nascimento, “todo artista tem de ir aonde o povo está”. Seguindo ao pé da letra o conselho do Bituca, Zé da Guiomar já mostrou o seu samba em diversos projetos e palcos de relevância na cena musical brasileira. Entre outros lugares bacanas, o grupo já se apresentou em eventos como Conexão Vivo, Natura Musical, Clube do Choro de Brasília, Festival Internacional de Teatro e Sesc Vila Mariana (SP).

Capa do novo disco da Zé da Guiomar

Carta na Manga está disponível no Palco MP3 do grupo (Imagem/Divulgação)

Se ao vivo esse ‘trem é bão demai da conta, sô’, em estúdio a qualidade também é elevada! Ao longo de 17 anos de estrada, o grupo já lançou os discos Zé da Guiomar (2005), O samba Tá (2008), Samba Feiticeiro (2012) e Carta Na Manga (2017). Em todos os trabalhos de sua carreira, o quarteto apresenta a simplicidade das ideias diferentes. É importante mergulhar nessa obra com atenção às entrelinhas e brilhos ocultos das músicas, pois além de peças de resistência sonora, você vai ter em mãos músicas para adornar encontros regados com papos animadores. Aumenta o som, porque isso é samba do bom! ? ?

Gustavo Morais