1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. Dia da Música Popular Brasileira: tudo sobre

Dia da Música Popular Brasileira: tudo sobre

Por: Ayllana Ferreira

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

O Brasil é o país do samba e do funk carioca. Mas é, também, com a junção de outros estilos e a partir de novos, que nasceu a MPB, um de seus ritmos de origem. Mas que dia é, de fato, é o dia da música popular brasileira? Ou, até mesmo, o que mais devemos saber sobre?

A seguir, confira essas e outras respostas sobre o tema. Esperamos que você goste do nosso recorte e aproveite!

O que é música popular?

Em resumo, a música popular é qualquer música acessível ao público geral. Normalmente, ela trata de questões cotidianas e tem a representatividade como um dos seus principais pilares.

Lado a lado, no Brasil, surge o conceito da Música Popular Brasileira, isto é, a nossa MPB. Assim como a sua antecessora mais generalista, está relacionada a cultura de um povo e a sua realidade. Neste caso, da mistura entre as manifestações indígenas, africanas e europeias que constituem a identidade brasileira.

Vale lembrar que o gênero musical MPB, em específico, surgiu nos anos 1960 em um contexto de movimento cultural. Mais especificamente, de como a música passou a ser utilizada como voz por um povo silenciado.

O que é e para que serve o Dia da Música Popular Brasileira?

Como o próprio nome já indica, o Dia da Música Popular Brasileira tem como propósito comemorar e homenagear um estilo que faz parte da nossa história. Logo, é uma forma tanto de valorizar a nossa cultura, como de valorizar grandes nomes que fazem parte da nossa história enquanto sociedade.

Até porque, para além de arte e diversão, a música sempre assumiu um papel de protagonismo na luta pelos direitos do povo brasileiro. Por exemplo, durante a ditadura, ela foi um dos fios de esperança que permitiu que as pessoas continuassem sonhando mesmo com todos os absurdos que aconteciam.

Isso sem falar que ela nos deu voz e forças para lutar em prol dos nossos direitos.

Como surgiu o Dia da Música Popular Brasileira?

Em 2012, a então presidente Dilma Rousseff instaurou o Dia da Música Popular Brasileira. A data escolhida foi o dia 17 de outubro em homenagem ao nascimento da maestrina Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847.

O projeto original foi criado pelo deputado Fernando Ferro. Ao apresentar a proposta, o parlamentar enalteceu a importância da música como forma de valorizar a nossa diversidade cultural e identitária. Em paralelo, ele mostrou, também, como em uma época predominada por estilos europeus, artistas tiveram a coragem de trazer a nossa ancestralidade para as canções.

Quem foi Chiquinha Gonzaga?

Chiquinha Gonzaga é um nome de grande importância para o Dia da Música Popular Brasileira
Chiquinha Gonzaga e seu piano trazido da Europa em 1909 (Foto: Acervo IMS)

A Chiquinha Gonzaga não só é uma das referências quando falamos do MPB, como é uma das maiores artistas do nosso país. Nascida no século XIX, ela foi uma brilhante instrumentista, compositora e maestrina. Foi, também:

  • primeira pianista chorona, um estilo que ainda estava se desenvolvendo no nosso país;
  • autora da primeira marcha carnavalesca, “Ó Abre Alas”, que segue sendo uma das mais ouvidas e queridas;
  • primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil em uma época dominada por homens.

Para muitos historiadores, Chiquinha Gonzaga é tida como uma das primeiras feministas da história do nosso país. Isso porque, além de tudo o que foi apresentado anteriormente, ela ainda lutava pelo fim da escravidão e pela proclamação da república. Como consequência, lutava, também, por um Brasil mais justo e menos excludente.

Outros nomes que marcaram o MPB

Além de Chiquinha Gonzaga, outros nomes também marcaram a história do MPB. Alguns deles que também são referência são:

  • Tom Jobim;
  • Chico Buarque;
  • Caetano Veloso;
  • Gilberto Gil;
  • Elis Regina;
  • Raul Seixas;
  • Belchior;
  • Elza Soares;
  • Gal Costa;
  • Milton Nascimento;
  • Edu Lobo;
  • Nara Leão;
  • Zé Ramalho, entre outros.

Inclusive, queremos deixar de indicação de leitura um artigo que fizemos sobre 3 cantoras para quem curte o melhor do MPB.

Baixe o nosso aplicativo e conheça novos nomes da MPB!

Ao longo deste conteúdo, falamos mais sobre o Dia da Música Popular Brasileira. Em resumo, a data tem como propósito homenagear o estilo que faz parte da cultura do povo brasileiro. Comemorado no dia 17 de outubro, ela foi escolhida em homenagem à cantora Chiquinha Gonzaga, que é uma das maiores referências do estilo.

E aí, gostou do recorte que fizemos? Fato é que, por mais que existam pessoas que não gostem da MPB, é inegável a sua importância para a nossa sociedade.

Por fim, queremos fazer um convite! Se assim como nós, você gosta de apoiar e conhecer novos nomes do estilo, baixe o nosso aplicativo. É a oportunidade perfeita de dar visibilidade aos novos nomes do cenário brasileiro.

Ayllana Ferreira