1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Dia do Músico: conheça mais sobre a data

Dia do Músico: conheça mais sobre a data

Por: Ayllana Ferreira

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Você já parou para pensar no papel da música no seu dia a dia? Da trilha sonora dos filmes às canções utilizadas em celebrações, o Dia do Músico serve justamente para isso. Mais especificamente, para mostrar como a música é essencial na nossa vida e como ela tem, também, um papel de protagonismo no nosso bem-estar.

Existem, inclusive, estudos que falam sobre a importância dela para o nosso desenvolvimento cerebral e cognitivo. Isso sem falar que a melodia certa além de nos ajudar a concentrar, pode, também, auxiliar a ter uma noite melhor de sono.

E aí, ficou curioso ou curiosa para entender mais sobre a data? Confira, a seguir, um recorte que fizemos sobre o tema.

Por que o dia 22 de novembro é o Dia do Músico?

Dia 22 de novembro é o Dia do Músico. Segundo registros, é, também, uma homenagem a Santa Cecília, padroeira dos músicos. Em resumo, a sua história mostra a força e o poder da música para superar e suportar qualquer desafio.

Por volta do século II depois de Cristo, a garota havia sido prometida para um homem rico, porém pagão, em Roma. Durante o seu casamento e na noite de núpcias, ela cantou um louvor para Deus pedindo para preservar a sua virgindade. O marido, comovido com o seu canto, não só se sensibilizou como decidiu se converter ao cristianismo.

Algum tempo depois, seu irmão, também pagão, ficou sabendo o que houve e decidiu prender Cecília. Durante seu cárcere, ela cantou para Deus e surtiu o mesmo resultado: converteu o exercício do homem em mais Cristãos.

Vendo que não conseguiu pará-la, ele decidiu aplicar uma pena de morte. Iria prendê-la em uma câmara e sufocá-la com gases. Enquanto tudo acontecia, Cecília continuou cantando os seus louvores. Sobreviveu.

Mais uma vez, uma nova pena foi aplicada. Ela receberia três machadadas (em alguns registros, seria decapitada). Novamente, algumas lendas contam que ela sobreviveu. Durante mais três dias, Cecília cantou e mostrou o seu amor ao todo poderoso até que faleceu.

Qual é a importância do Dia do Músico?

Mesmo que você não seja religioso nem acredite na história de milagre da Santa Cecília, o relato nos mostra a força da música. Mais especificamente, de como ela nos ajuda a superar qualquer desafio. Por mais que o Dia do Músico não seja tão conhecido, ele merece ser comemorado. É uma homenagem a todos aqueles que utilizam dela para melhorar o seus dias e os dos outros.

Inclusive, queremos aproveitar o espaço para deixar, também, a nossa mensagem de carinho e admiração a todos os músicos independentes. Viver de arte não é fácil. Trilhar esse caminho sem o apoio de grandes gravadoras pode ser ainda mais desafiador. Por outro lado, saiba que estamos ao seu lado.

Estamos tanto torcendo pelo seu sucesso, como estamos aqui para o que precisar. Pensando nisso, como forma de deixar o nosso apoio, teremos uma Black Friday inédita, com os melhores descontos. De promoções nos nossos artigos no blog à ofertas imperdíveis para pôr seu show no nosso canal do YouTube, vale a pena conferir.

Pro Dia do Músico ficar ainda melhor, aproveite a Black Friday do Palco MP3!
Clique na imagem para aproveitar os descontos! (Foto: Palco MP3)

Diferença entre músico e musicista

Antes de seguir para o nosso último tópico, que é um recorte sobre alguns artistas brasileiros que marcaram a história da música, queríamos explicar a diferença entre músico e musicista

Chama-se de músico qualquer pessoa ligada diretamente à música. Não necessariamente é quem toca um instrumento e/ou canta. Pode ser, por exemplo, alguém que trabalha com terapia musical ou, até mesmo, quem rege um grupo de coral.

Já o musicista é quem produz e/ou executa obras musicais. Portanto, são os cantores, instrumentistas, bandas e todos aqueles que compõem, arranjam e/ou um interpretam uma música por meio de um instrumento e/ou sua voz.

Artistas brasileiros que marcaram a história da música

Por fim, não poderíamos deixar, também, a nossa homenagem a artistas brasileiros que marcaram a história da música. Separamos 5 cantores do nosso país de diferentes estilos e idades que foram essenciais para a construção de um Brasil melhor. Seja por causa do papel nas lutas sociais, seja pela visibilidade, todos eles foram importantes para um grupo.

Você pode até não gostar de um deles. No entanto, precisamos respeitar e reconhecer o seu valor para a nossa cultura.

Milton Nascimento

Milton Nascimento é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores nomes da música popular brasileira. Em ativa desde 1962, quando gravou a sua primeira canção, além de ter prestígio internacional, ele luta, também, pelas minorias. Muito disso por causa do próprio racismo que viveu enquanto homem negro em uma época ao qual a música era dominada por pessoas brancas.

Anitta

Você pode não gostar da Anitta e até achar um absurdo ela estar em uma lista com outros grandes nomes. Entretanto, é inegável o papel da funkeira para o reconhecimento do estilo fora do Brasil. Com menos de 30 anos, a carioca já possui mais de 32 prêmios. Isso sem falar em 8 grammys latino, uma das maiores premiações da nossa região.

@anitta

Um beijo da Anitta 💋

♬ Envolver – Anitta

Cazuza

Homem, parte da comunidade LGBTQIA+ e portador de HIV, Cazuza é um dos maiores nomes da música brasileira e merece a nossa homenagem no Dia do Músico. Ele foi tido como um dos maiores vocalistas e poetas da música brasileira. Isso sem falar no seu legado que continua vivo até hoje com canções que seguem atuais.

Marília Mendonça

Por mais que não tenha recebido tantos prêmios como os outros cantores da nossa lista, Marília Mendonça foi um dos principais nomes (se não o principal) do movimento Feminejo. Ela mostrou que mulheres poderiam ocupar um espaço até então ocupado por homens e fazer sucesso. Ainda que tenha nos deixado cedo demais, a sua arte segue viva nos nossos corações.

Raul Seixas

“Toca Raul!”. Por mais difícil que seja escolher só 5 nomes para a nossa lista, Raul Seixas não poderia ficar de fora. Com Metamorfose Ambulante, ele mostrou que não devemos ter medo das mudanças. Com Tente Outra Vez, que não podemos desistir mesmo quando a batalha parece vencida. Como resultado, as suas músicas são hinos, que seguem sendo tocadas com muito carinho.

Baixe o aplicativo do Palco e conheça mais da música independente brasileira

Ao longo deste conteúdo, falamos mais sobre o Dia do Músico, comemorado em 22 de novembro. Em resumo, a data surgiu atrelada ao dia da Santa Cecília, padroeira dos músicos e que simboliza o poder das canções em promover mudanças. Esperamos que tenha gostado do recorte que fizemos.

Antes de seguir, queremos fazer um convite. Baixe o nosso aplicativo e venha conhecer as novas promessas do cenário independente. Vale a pena!

Ayllana Ferreira