1. Página inicial
  2. blog
  3. Descobrindo a novíssima música brasileira
  4. Dia Internacional da Música: 5 playlists que fazem bem para a alma

Dia Internacional da Música: 5 playlists que fazem bem para a alma

Por: Fernando Paul

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Você sabia que o Dia Internacional da Música é celebrado no dia 1º de outubro? Pois é! Assim, a data busca homenagear essa forma de arte tão bela e essencial para as nossas vidas.  

Como o Palco MP3 respira música, é lógico que preparamos um artigo especial sobre o tema! Nesse contexto, hoje você vai conhecer 5 playlists temáticas que têm o poder de divertir, acalmar, trazer reflexões e por aí vai. 

Curtiu a ideia? Então, bora comemorar o Dia Internacional da Música com a gente!

Como surgiu o Dia Internacional da Música?

Antes de mais nada, vamos conhecer um pouco mais da história desse dia tão importante? Bom, a data foi instituída oficialmente em 1975 pelo Conselho Internacional de Música (International Music Council). 

Trata-se de uma organização não governamental internacional e independente, criada pela Unesco em 1949 e com sede na França. Nesse sentido, o objetivo da entidade é facilitar e promover a arte musical em todo o planeta por meio de diversos programas e atividades.

Portanto, o Dia Internacional da Música tem a missão de nos fazer refletir sobre a arte sonora, reconhecendo que, desde os tempos mais remotos da humanidade, ela é um importante agente de transformação social, gerando amizade, paz e bem-estar.  
Além disso, já foi comprovado pela ciência que a música pode instigar diversos sentimentos positivos, incluindo alegria, relaxamento e empolgação. Isso ocorre por meio dos estímulos aos neurotransmissores dopamina e serotonina. Muito legal, né?

Playlists para celebrar o Dia Internacional da Música

Uma vez que estamos por dentro da história da data e reconhecemos os benefícios que a música traz à nossa vida, chegou o momento de conferir as listas de reprodução separadas pela nossa equipe. 

Em seguida, confira 5 playlists para celebrar o Dia Internacional da Música com o Palco MP3!

Melhorando o humor

Está estressado e precisa deixar as coisas um pouco mais divertidas? Então, a playlist Melhorando o humor é perfeita para a situação! Aqui, você pode ouvir mais de 20 canções leves e irreverentes, que vão melhorar o seu humor como em um passe de mágica!

Mãos femininas erguidas com os dizeres "Melhorando o Humor" e o logo do Palco MP3

Totalizando 1h18min de som, a lista inclui apenas canções em português, dos mais variados gêneros. Em outras palavras, não haverá obstáculos para que a mensagem das letras faça o efeito necessário no ânimo dos ouvintes.

Por fim, cabe destacar que a playlist conta com artistas independentes de alta qualidade. Olha só: nomes como iago damacena, Marc Yann e Hillary marcam presença com faixas alto-astral.

Bateu a bad

Às vezes, a vida nos apresenta desafios, momentos difíceis e acontecimentos tristes. Não há como fugir disso, pois simplesmente faz parte da existência. Então, o que nos resta? Aprender com essas experiências e juntar forças para dar a volta por cima, é claro!

Arte abstrata em tons de roxo, azul e amarelo com os dizeres "Bateu a Bad" e o logo do Palco MP3 no canto superior direito

Dessa forma, a playlist Bateu a bad cai como uma luva para as situações em que nos falta o chão. Só de observar os títulos das faixas, já temos ideia do que nos espera. Por exemplo: “Estudo Sobre a Solidão”, “Tempestade” e “Cicatriz”.

Ao todo, são 24 composições que passeiam pelo indie, pop e outras sonoridades, embaladas por vozes como as de Vini Carvalho, Bárbara Silva e o grupo Submerso.

Fim de namoro

Agora, uma playlist bem específica, feita especialmente para um término de relacionamento. Você com certeza já passou por isso ou conhece alguém que ficou muito mal depois de encerrar uma história de amor, certo? 

Coração partido com os dizeres "Fim de Namoro" e o logo do Palco MP3 embaixo

Mágoas, tristeza, culpa, raiva e solidão são alguns sentimentos que costumam fazer parte desse período. Seja como for, cantar vai ajudar a curar o coração partido, pode ter certeza!
Assim, a playlist Fim de namoro apresenta quase duas horas de canções que vão do samba ao sertanejo, passando por piseiro e funk. Ao mesmo tempo, artistas de peso figuram na lista, como João Gomes e Japinha Conde.

Relaxando

Há momentos em que a rotina nos satura de tal forma que tudo o que precisamos é relaxar. Acalmar a mente, descansar o corpo e recarregar as baterias internas.

Cadeiras de praia em um deck com vista para o mar ao fundo com os dizeres "Relaxando" e o logo do Palco MP3 embaixo

Se esse é o seu caso, não deixe de conferir a playlist Relaxando no Palco MP3. Sem dúvida, ouvir as 35 faixas ali presentes é uma ótima forma de esfriar a cabeça e celebrar o Dia Internacional da Música.

Veja só alguns dos artistas que esperam a sua audição: Rodrigo Bittencourt, Luna, Gian Aver e Matheus Santiago, entre muitos outros.

Chora, corno

Música também pode ser entretenimento e brincadeira, por que não? Afinal, um pouco de comédia não faz mal a ninguém, vamos concordar.

A sabedoria popular também diz que rir das próprias mazelas é uma virtude. Ao mesmo tempo, não há como negar que tirar um sarro daquele colega que pisou na bola faz parte da cultura brasileira.

Corações partidos ao fundo com os dizeres "Chora, corno" com um par de chifres e o logo do Palco MP3 embaixo

Nesse contexto, a playlist Chora, corno foi feita para rirmos daqueles casos de traição que chegam aos nossos ouvidos regularmente. Embora delicado, esse tipo de situação fica mais leve se for encarado com bom-humor. Sim, rir pode fazer toda a diferença!
A lista de reprodução possui 1h26min de música e contém diversos hits de arrocha, sertanejo e forró.

Preencha a sua vida com muita música!

E aí, gostou deste artigo especial sobre o Dia Internacional da Música? Esperamos que sim! Definitivamente, a arte musical é capaz de transformar o nosso humor e mudar a forma como enxergamos a vida.

Nesse sentido, recomendamos fortemente que você baixe o aplicativo do Palco MP3 para preencher a sua vida com muita música boa! Ele está disponível para Android e iOs, beleza? Lá, você pode ouvir playlists temáticas, acompanhar seus artistas preferidos e até baixar discos completos. Muito show!

Então, lembre-se: a vida com música é muito melhor! Um abraço, a gente se vê novamente em breve.

Fernando Paul