1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. Dica para o artista: como fazer a sua live bombar!

Dica para o artista: como fazer a sua live bombar!

Por: Damy Coelho

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Se você é artista do Palco MP3 ou se acompanha a nossa plataforma, já sabe que muitos músicos estão investindo em vídeos ao vivo para divulgar seu trabalho.

Com o uso maior das redes sociais, ficou ainda mais fácil para o artista manter uma conexão como o seu público e as lives são uma ótima forma de fazer isso! ✌️

Se apresentar em um vídeo ao vivo no Facebook, Insta ou no YouTube é uma ótima estratégia para mostrar o seu som. De quebra, as lives estreitam o contato com o público! ?

E se artistas como MC Livinho e MC Pedrinho investem nas lives, elas também são uma ótima estratégia para um artista em ascensão.

Mas quais são os segredos para fazer uma live que tenha repercussão nas redes sociais?

Vem com a gente que te mostramos algumas dicas! ? ??

Invista em lives somente quando tiver algo para falar!

Parece óbvio, mas não custa reforçar, né? Evite fazer muitas lives só porque é “prático e fácil”. Fazer vídeos ao vivo o tempo todo pode cansar o seu público. Deixe as transmissões quando tiver algum lançamento ou notícia legal para dar aos fãs!

Divulgação é fundamental!

Mas também não adianta nada ter algo super legal pra mostrar e seu público não ficar sabendo, né?

Não tem coisa pior do que fazer uma live que não rende engajamento do público. Por isso é importante sempre divulgar quando for sair uma live. Deixe o fator surpresa agir! Anuncie dias (e horas antes) a live e já adiante ao público o que ele verá: uma música nova, uma revelação bombante… só tome cuidado para despertar curiosidade sem contar a surpresa, viu?!

Quem sabe, faz ao vivo… e planeja!

Essa dica tem muito a ver com o tópico anterior. É preciso planejar bem a dinâmica de uma live, porque, apesar de ser ao vivo, você precisa estar preparado para possíveis erros ou imprevistos na transmissão.

O mais legal das lives é que o público pode interagir mandando mensagens ao artista e ao mesmo tempo interagir com os outros espectadores. Essa espécie de “chat” rola tanto no YouTube quanto Facebook e Instagram, e é fundamental saber aproveitar esse recurso.

Uma dica é chamar um amigo que tenha as manhas com comunicação e redes sociais para te ajudar a selecionar os comentários mais relevantes da galera. Essa pessoa pode ajudar o artista na dinâmica da live, já que pode ser bem difícil fazer o vídeo ao vivo e ficar de olho em cada comentário.

Além disso, planeje um repertório que possa engajar e certifique-se de que as músicas escolhidas para apresentar “combinam” entre si, para dar uma dinâmica melhor ao vídeo ao vivo.  É legal também ter uma lista de tópicos que devem ser abordados na live. Com esse planejamento, você não corre o risco de ficar perdido numa transmissão – e, pior, de deixar seu fã mais perdidão que você.

Vale reforçar: no ao vivo, o planejamento é tão (ou mais!) fundamental do que em um trabalho gravado.

YouTube, Insta ou Facebook?

Tendo tudo planejado, é fundamental também se planejar na hora de escolher a melhor plataforma para a sua live. Já adiantamos que as opções disponíveis gratuitamente são bastante funcionais, dependendo de qual é a sua preferência.

Se a ideia é investir na divulgação, o Facebook e o Instagram são as plataformas ideais. O Facebook conta com a linha do tempo, que ajuda a bombar ainda mais uma live para os seguidores (graças às postagens de divulgação que você pode criar na mesma rede social), enquanto o Instagram envia notificações aos seguidores sempre que começa uma live.

Mas se o YouTube não favorece tanto por não notificar o usuário de forma tão eficiente quanto os outros sites, a plataforma é favorável porque o seu vídeo não vai “se perder” no limbo da linha do tempo, ou sumir do Instagram. O vídeo ao vivo do YouTube fica sempre disponível e é muito mais fácil de ser encontrado pelo usuário. Com vantagens e desvantagens apontando para todas as plataformas, cabe ao músico escolher a melhor estratégia para a sua live.

Por último (e não menos importante): simpatia é fundamental! ?

Calma, não é pro músico tímido pensar que não tem vez nessa. Se for o seu caso, vá treinando sua performance como se estivesse em uma transmissão, antes que role o ao vivo de fato. A ideia é ir perdendo a timidez em frente às câmeras e, principalmente, não travar.

É legal conquistar o seu público não apenas pelo seu trabalho: seja simpático, faça uma live interessante, não deixe de interagir com o seu público que o resultado será favorável. Faça com que o seu público espere ansiosamente pela próxima live! ;)

Damy Coelho