Conforme conversamos na semana passada, formalizar a sua banda é um passo importante rumo ao profissionalismo. Mas e depois? Será que o rolê se resume em ter o CNPJ e desfrutar das oportunidades? A resposta é simples: não. Sendo assim, chegou a hora de conversamos sobre as suas obrigações como MEI.

Transformar sua banda em MEI pode te guiar rumo aos grandes palcos (Foto/Pexels)

Para conseguir todos os benefícios [confira na imagem abaixo] que um MEI tem direito, todo mês você vai precisar pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional [DAS]. Trata-se de um pagamento mensal referente aos tributos obrigatórios.

“Quanto devo pagar?”, sabiamente questiona o amigo leitor!

O valor da DAS vai de acordo com o ramo de sua atividade como MEI. Conforme o Portal do Empreendedor, são três categorias. Por senso comum, a categoria “Comércio e Serviços” atende melhor uma carreira artística e o valor a ser pago é de R$ 55,90/mês.

O MEI tem certas vantagens (Imagem/Portal do Empreendedor)

Como não chega pelos correios e nem por email, mensalmente você terá que lembrar de acessar o Portal do Empreendedor  para fazer o pagamento de sua guia DAS. A seguir, um passo a passo para que você tenha noção de como é fácil fazer o pagamento.

  1. Acesse o site do Portal do Empreendedor e na parte “Já sou microempreendedor”, clique em serviços
  2. Na nova janela, clique em “Pague a sua contribuição mensal”
  3. Escolhe a forma de pagamento. A mais comum é o “Boleto de Pagamento”
  4. Insira se CNPJ no campo indicado e acesse à área para para emitir o boleto

Outra obrigação do MEI é fazer a declaração anual de faturamento. É tão simples quanto a emissão da DAS. Você vai precisar acessar o site do Portal do Empreendedor e declarar o quanto de grana você ganhou no ano como MEI.

Como fazer isso:

  1. Acesse o Portal do Empreendedor e na parte Já sou microempreendedorclique em serviços.
  2. Na nova janela, clique em “Faça a Declaração Anual de Faturamento”.
  3. Depois você escolhe a opção “Enviar Declaração”.
  4. Na nova tela, insira seu CNPJ e acesse à área para fazer a sua declaração anual do MEI.

Viu só como é fácil gerenciar o seu MEI? Você só precisa ficar atento às datas para fazer os respetivos pagamentos e declarações. É importante também ter um bom planejamento financeiro, para ter um melhor controle sobre o faturamento anual, gastos, etc.

P.S.:

Já que o papo aqui envolve assuntos de carreira, nós temos algo mais para te ajudar! Confira os links abaixo e não se arrependerá!