Você acredita na música autoral? Então, meu amigo e minha amiga, saiba que este post é o seu lugar. Ao longo das próximas linhas, vamos conversar sobre o seu método de composição.

Antes de tudo, e acima de qualquer coisa, preciso te lembrar que não existe uma receita para se fazer um hit. Afinal de contas, compor uma boa canção é bem diferente de fazer uma guloseima na cozinha. No entanto, sempre há alternativas para quem quer dar uma oxigenada nas metodologias crativas.

Por essas e outras, te convido a continuar por aqui! Juntos, vamos dar uma estudada em 7 dicas que ajudam a melhorar qualquer processo de criação musical. Vamos nessa?

1. Não se preocupe demais com os erros

A verdade é que todo compositor já fez alguma coisa que não mostraria pra ninguém, e isso é totalmente normal. Não se preocupe demais com os possíveis erros. Eles servem para que possamos aprender e, assim, evoluir. Sinta-se livre para criar! Uma dica importante é revisar as suas letras e melodias depois de um tempinho. Pode ser que você incremente ou mude algo que acabe deixando a canção melhor do que já estava!

2. Valorize improvisos

Com certeza você já teve aquele momento em que estava tocando alguma melodia ou algum groove despretensioso, não é mesmo? É exatamente nessas horas em que você precisa continuar tocando! Improvisar e testar acordes, riffs, melodias ou ritmos vão te ajudar muito a construir boas estruturas musicais.

3. Sempre busque novas inspirações

Compositores normalmente precisam de inspirações para escrever e criar as suas músicas. Um exercício que pode ajudar bastante nisso é prestar atenção nas coisas que estão ao seu redor, como seus sentimentos e emoções, relacionamentos e experiências pessoais, etc.

Pessoas se divertem, durante um pôr do sol

Liberte-se de qualquer amarra que trave o desenvolvimento de suas ideias (Foto/Pexels)

Tentar escrever sobre coisas diferentes também é legal e, para isso, nada melhor do que fazer coisas que você não tem tanto hábito de fazer ou que nunca fez. Caso você não consiga pensar em nada mesmo assim, não se pressione demais. Com o tempo você vai se acostumando a lidar com os bloqueios criativos.

4. Conte suas experiências ou reflexões

As nossas experiências e reflexões são, na maioria das vezes, fontes extremamente importantes para a composição de letras e melodias, mas a dica de ouro é: não se acostume com apenas um tema. Sempre tente sair da zona de conforto!

5. Converse com outras pessoas sobre assuntos diversos

Ouça o que os outros têm para falar. Peça-os para contar histórias e casos sobre a vida deles, algo que eles saibam de interessante, algum desabafo ou qualquer outra coisa que eles tenham para dizer. De repente, um problema alheio pode inspirar uma baita composição!

6. A importância da letra em sua música

Se o seu foco é compor músicas com letras, e não peças instrumentais, essa vai ser a parte mais importante do processo. Pense na mensagem que você quer transmitir e comece a desenvolver formas de organizar essas ideias. Se achar necessário, tente descrever o tema principal antes, em forma de texto, e depois comece a estruturá-la de acordo com as partes rítmicas as quais você quer usar!

Com violao no colo, mulher escreve musica sentada na grama de um jardim

Nunca se sabe quando a ideia de uma letra vai surgir (Foto/freepik)

Sempre que aparecer uma nova ideia de letra de música, não se esqueça de gravá-la ou de anotá-la em algum lugar. Em muitas das vezes, podemos simplesmente não lembrar mais o que fizemos, e perder algo que poderia ficar realmente muito bom!

7. Procure fazer parcerias com outros músicos

Lembra daquela coisa de não se preocupar demais com o bloqueio criativo? Isso aqui é algo que ajuda bastante para que a gente possa sair desse momento! Fazer músicas e firmar parcerias com outros músicos podem te ajudar muito, não só a desenvolver novas ideias, mas também a criar novos contatos e buscar outros meios de se destacar. Aproveite essas reuniões!

Outras dicas para compositores

E agora que você refletiu com as palavras de Florinda Cerdeira Pimentel, que tal dar um up nos seus processos de composição? Criação artística demanda inspiração, mente aberta e bastante empenho. Para ter doses de orientação nessa jornada, não deixe de conferir os conteúdos abaixo:

Por fim, mas não menos importante: este texto não teria sido escrito sem a ajuda do “querídolo” Daniel Moreira, vocalista e guitarrista da banda Chico e o Mar 😉