1. Página inicial
  2. blog
  3. Dicas de Carreira
  4. Distribuição digital de música: o que é e como fazer

Distribuição digital de música: o que é e como fazer

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

A distribuição digital de música é uma das principais engrenagens que movem a indústria fonográfica atual. Com a força das redes sociais, web rádios e plataformas de streaming, nem mesmo os grandes astros do mainstream dispensam o uso dessa poderosa ferramenta.

Mas será que você, querido artista do Palco MP3, já está por dentro dessa situação tão necessária para divulgar o seu trabalho?

Para te contar tudo sobre essa história, nós chamamos o Bruno Duque, uma das mentes pensantes da TuneCore Brazil, empresa que faz distribuição digital de música. Perito no assunto, Duque é o profissional mais do que indicado para orientar todos os seus passos na jornada que vai divulgar sua música de forma realmente eficiente.

A partir de agora, você conhecerá algo que mudará os rumos de sua careira. Fique de olho, e não perca nem uma frase desta nossa conversa. Confie em mim: leia até o final! Tem uma surpresa bem interessante para a sua distribuição digital de música.

O que é uma distribuidora digital de fonogramas?

Numa visão geral, a distribuidora proporciona o serviço para os artistas enviarem e disponibilizarem suas músicas nas plataformas digitais, como Spotify, Apple Music, Amazon Music, Deezer e mais de 150 lojas no mundo todo usando a TuneCore.

TuneCore é uma empresa que faz distribuição digital de música

Com a TuneCore, sendo a maior distribuidora de música independente do mundo, repassamos 100% de 100% das receitas nas plataformas digitais aos artistas. Não ficamos com nenhum centavo das receitas dos artistas, apenas cobramos uma taxa anual fixa pela distribuição.

Quais as diferenças entre distribuidora digital e gravadora?

As gravadoras tiveram um papel importante para o desenvolvimento artístico no aspecto geral e para o mercado. Vale frisar, no entanto, que essas corporações também podem ser [por força de contrato] “donas” das músicas de um artista.

Mas em 2006 a TuneCore mudou o jogo, proporcionando para que esses mesmos artistas tivessem a possibilidade de colocar suas músicas em diversas lojas e plataformas online de forma independente. Desde então tivemos uma crescente procura pela TuneCore e seus serviços, que além da distribuição conta com o serviço de Administração Autoral na qual recolhemos os direitos e royalties de compositores.

Os benefícios da distribuição digital de música

Independência! Não há outra palavra para descrever melhor. Desde quando a TuneCore entrou em cena ela promove a independência dos artistas para ter a gestão completa de suas carreiras e lançamentos, e o melhor, ficando com 100% de toda a receita.

Como colocar minhas músicas em uma distribuidora digital?

Na TuneCore é bem simples, basta entrar em tunecore.com/br/ e se cadastrar de graça. Posteriormente, basta selecionar o lançamento que deseja criar – Single ou Álbum -, e preencher todas as informações como, Título, Artistas, Data de Lançamento, Capa, subir o áudio, etc, e fazer o checkout. A ferramenta é bem intuitiva e está disponível toda em português.

Artista pode usar o celular para fazer distribuição digital de música

Importante: cobramos apenas uma taxa fixa anual. Os leitores e seguidores do Palco MP3 têm desconto de 25%, com o promo code PALCOMP3, lá no checkout.

Preparando as faixas para distribuição online

A preparação é bem simples, bastar preencher as informações necessárias e obrigatórias. Conforme dito linhas acima, é super fácil e intuitivo o processo.

Lembrando que podemos ajudar a criar um ISRC de graça para os artistas, mas sempre recomendamos que o mesmo crie através de sua associação. Após preencher todas as informações, só deixar com a gente que
entregamos suas músicas rápido e fácil.

Dica: sempre ter em mente o planejamento. As plataformas digitais e seus curadores (aqueles que montam as playlist) trabalham com antecedência na parte editorial. Logo, é importante deixar tudo pronto no mínimo 15 dias antes do lançamento e não esquecer de fazer o pitching para as plataformas digitais. Antecedência e planejamento são indispensáveis para fazer um bom lançamento.

Como funciona a distribuição digital da TuneCore

Distribuímos para o Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon Music, Tidal e para mais de 150 lojas no mundo todo. A distribuição começa com o artista se registrando em nosso site, o tunecore.com/br. A partir daí, é só ir colocando as informações do lançamento, seja um single ou álbum. O preenchimento é super rápido e fácil.

Artista trabalha na mixagem de uma música

Lembrando que pagamos 100% de 100% das receitas para os artistas, ou seja, tudo que as plataformas digitais passam pra gente, repassamos TUDO para os artistas. A TuneCore não fica com nem um centavo. Você tem toda a sua informação de receita e saldo no seu próprio painel de controle.

Viu só como a distribuição digital de música é um procedimento importante para a sua carreira? Não deixe essa tarefa de fora de sua lista de gerenciamento de carreira. Aproveite o descontão de 25%, e deixe a TuneCore te ajudar a espalhar sua música.

Gustavo Morais