Março de 2020: com o reconhecimento oficial da pandemia do Covi-19, o século XXI testemunha o seu primeiro divisor de água. Naquele cenário, inclusive, uma das profilaxias contra o novo Coronavírus causou impacto em todos os ramos de atividades, comerciais ou não. Sim, meu amigo e minha amiga, me refiro à questão do isolamento social.

O ato de “ficar em casa” é uma das formas mais eficientes de evitar as aglomerações de pessoas, potente catalisador da propagação desse temível vírus. Como consequência, essa necessária medida protetiva afetou diretamente todas as esferas da indústria fonográfica. Com a impossibilidade de reunir público, artistas de todos os segmentos da música se viram obrigados suspenderem suas respectivas agendas de shows. 

Mas como será que o artistas da cena independente estão lidando com esse período tão complexo da história? Tudo bem que as lives fazem a conexão com o fã, mas é só isso? Quais são as outras cenas que estão sendo escritas nesse roteiro que somente os mestres da ficção científica imaginaram? São muitas perguntas, até então, sem respostas, concorda?

Intencionando dar lugar de fala aos representantes da música independente brasileira, o Palco MP3 abraçou uma ousada empreitada. Com a ajuda de muita gente talentosa, espalhada pelos quatro cantos do Brasil, produzimos a obra Isolamento Acústico, um documentário sobre a música independente brasileira em tempos de distanciamento social. Em tom pessoal, o doc. apresenta as 1001 faces desse momento tão denso.

Essa é uma história real, emocionante e cheia de esperança. Para assistir Isolamento Acústico, um documentário sobre a música independente brasileira em tempos de distanciamento social, na íntegra, você só precisa ativar o lembrete no vídeo abaixo. 

Aproveita pra curtir o canal no Palco MP no YouTube e, desta forma, não ficar de fora das novidades mais tops da música independente 🙂

A seguir, você confere quem colocou esse bloco na rua. 

Artistas que participaram do Isolamento Acústico

Felizmente, muita gente abraçou esse projeto com o Palco MP3. Mais de 20 artistas abriram a mente e o coração para mostrar suas atuais realidades. Abaixo, e em ordem alfabética, você conhece um pouquinho de cada um desses “querídolos” e “querídolas”.

Allana Macedo

Cantora e compositora brasiliense. Destaque da nova safra da música sertaneja. Sâo mais de 15 músicas gravadas, incluindo Coach Solidão.

As Poderosas

Dupla de brega funk, natural de João Pessoa (PB), comandada pelas cantoras Caline Barros e Ysabeli Nathalia. Só clica e ouça.

Barbara Beats

Cantora e compositora, natural de São Paulo (SP), dona de um som une ritmos eletrônicos e acústicos da música nacional. Ouça a faixa Eu Sou Brasileira, que rolou até na gringa. 

Bia Doxum

Cantora e compositora, cria da zona leste de São Paulo. Sua música transita pelo vasto universo da música negra, indo do hip-hop ao ijexá, do samba ao soul, sempre flertando com a literatura periférica. Não deixe de ouvir Filha de Pemba.

Bruno Schiavo

Músico, cantor e compositor paulista. Com mais de 10 anos de carreira, faz um som que busca a coexistência entre feições pop e traços de linguagem mais ousados. No fim das contas, trata-se de um experimentalismo que faz uma investigação de fronteiras na música brasileira. Ouça Orestes Revisitado.

Davi Bandeira

Cantor e compositor cearense, “caba da peste, mininu!”. Com quatro anos de carreira, já lançou um disco e um EP. O som marca a renovação da música póp feita no Brasil, com destaque para Seu Boy.

Diney

Cria de Marechal Hermes, subúrbio do Rio de Janeiro, esse cantor e compositor é uma das resistência do samba. Acostumado a trabalhar com gigantes, já emplacou músicas nas vozes de astros da MPB. Ouça Falta Isso Aqui.

Eduarda Alves 

Essa jovem pernambucana arretada já cantou em várias bandas de música brega. Voando em carreira solo, ela imprime mais autonomia em seu trabalho e vem construindo uma carreira prolífica. 

Felícia

Diretamente de Santa Catarina, ela é cantora, compositora, atriz, comunicadora e sambaterapeuta! Sua música transborda bom gosto, sempre com letras que instigam o exercício do pensamento. É um som para dançar com corpo e com a mente. Ouça Não Mexa Com a Minha Dor.

Indy Naíse, 

Baiana de berço, mas radicada em Sampa, ela é cantora e compositora. Esse furacão da black music faz um som acachapante, desses que mudam a vida da gente logo na primeira audição. Ouça, mas sem moderação, Fogo no Baile.

Jaíza

Cantora, compositora e violonista autodidata, ela é natural de Campo Grande (MS). O som é pop, dançante e flerta bastante com a pegada sertaneja moderna. As letras são confessionais, mas aparecem contar crônicas da vida da gente. Dê play em Quero Só Você Bebê.

Lucas Plant

Natural da bela Florianópolis (SC), esse cantor e compositor é um guerreiro do reggae roots. O som, as letras emanam as vibrações que mostram que Jah não abençoa só a Jamaica. É só ouvir e ser arrebatado (o) pela onda de positividade Chama do Amor.

Márcia Novo

Amazonense e parintinense, Márcia assina um estilo sui generis que passeia entre o tribalismo indígena do Boi-bumbá, o tropicalismo dançante do brega e os ritmos caribenhos. Ela faz um som tupiportoguaranifricano, ou seja, música universal! Ouça o EP Eletroboi.

Massimo Giovanni 

Produtor musical, MC e Empresário, “Made in Favela/Complexo do Lins”. Seu estilo musical é “LoveSong”, uma alquimia que reúne trap, R&B, BoomBap, TrapSoul, entre outras batidas. Ouça Brinda Comigo.

MC MM

Natural da Zona Norte, o Moleque Monstro, vulgo MC MM, se destaca no cenário de funk de São Paulo por suas letras divertidas e diferenciadas. Com muita maestria, usa os batidões para falar sobre romance, pegação e gandaias. Não deixe de ouvir Quarteto Maloka.

MC Versa

Essa força do rap de Santa Catarina é MC, compositora, educadora e mestre na arte do freestyle. Suas letras retratam seu cotidiano como mulher e suas vivências no rap, denunciando e combatendo quaisquer formas de opressão. Vem ouvir a música Tempo.

Túlio Araújo

Mineiro de Passos, mas radicado em BH, ele é formado em Percussão, Produção Musical e Engenharia de Áudio. Inovador e genial, Túlio descobriu como fazer a fusão do pandeiro com o universo da improvisação que o Jazz, o Choro e o Fusion possibilitam. Ouça Trovoada, e faça um favor aos seus ouvidos.

Tuyo

Com uma estética que une voz, beat e outros elementos a temas existenciais, a Tuyo é formada por Machado, Lio e Lay Soares. Transitando entre a organicidade e texturas eletrônicas, esse trio curitibano passa pelo folk e vai desde o lo-fi hip hop até o synth pop. Ouça Sem Mentir.

Vanderlei Gonçalves

Cantor, violonista e compositor, esse paulista usa de seu talento para espalhar as boas novas da palavra cristã. Suas canções são edificantes e transmitem paz, calmaria e demais vibrações fundamentais para atravessarmos a pandemia com lucidez. Vem ouvir Nunca é Tarde Pra Recomeçar.

Victor Rodrigues

Esse músico brasiliense também é um mensageiro da música cristã. Com sensibilidade fora do comum e verdade na alma, ele entrega louvores que edificam e fortalecem. Louve com ele, ouça a faixa Sua Morada.

Vinna

Esse artista maranhense é um verdadeiro agitador cultural. Além de canções confessionais e reflexivas, ele também faz letras de cunho social e politizado. Vinna é uma das riquezas da sempre brilhante música nordestina! Ouça Cicatriz (No Regresa).