1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. Dossiê produtores: conheça a trajetória do Maestro Pinocchio, o midas do sertanejo

Dossiê produtores: conheça a trajetória do Maestro Pinocchio, o midas do sertanejo

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Nascido Juvenil José de Lacerda, na cidade de Douradouquara (MG), no ano de 1956, o popular Maestro Pinocchio está com os dois pés no sertanejo desde 1970. Ao longo de mais de 45 anos, ele atua como compositor, instrumentista, arranjador e produtor. ? ?

Tudo começou em 1969, quando aos 13 anos de idade, o jovem Juvenil José ganhou a primeira sanfona. Um ano depois, em parceria com o violeiro Inácio, ele formou a dupla Nilo & Nalo. No duo, ele assinava como Nilo, fazia a primeira voz e era sanfoneiro. Depois de quatro anos tocando em festas, auditórios de rádios e tvs, além de festivais musicais, a dupla chegou ao fim. Posteriormente, fez parte do trio Alberto, Albano e Nilo Lacerda, que também durou quatro anos.

maestro sanfoneiro

A sanfona está com o maestro desde os primeiros anos de juventude (Foto/Facebook)

Ainda nos primeiros momentos da carreira Pinocchio tocou acordeon para duplas de grande prestígio, como Tonico & Tinoco e Mato Grosso & Mathias. Já na década de 1980, buscou a formação que lhe garantiu o título de maestro e trabalhou como arranjador em estúdio. Naquela época, cultivou amizades e parcerias com gente do naipe de Zezé di Camargo, Leandro & LeonardoChico Rey e Paraná, Sergio Reis e muitos outros. ? ?

Ótimos arranjos em 2010 são frutos do trabalho que começou na década de 1980  (Imagem/Divulgação)

O primeiro trabalho que Pinocchio assinou como produtor foi o terceiro disco das Irmãs Barbosa, Irmãs Barbosa. Volume 3, lançado em 1986. A entrada definitiva no ramo das produções, no entanto, rolou no final da década de 80, com a produção musical da então novata dupla Gian & Giovani. Entre outras músicas, Maestro escreveu e produziu hits do porte de Gol do CoraçãoTaça de Pranto e a inesquecível Olha Amor. ⭐ ?

Ao longo dos anos 90, Maestro Pinocchio produziu e escreveu músicas para João Paulo & Daniel, Di Paullo & Paulino, Rio Negro & Solimões e Bruno & Marrone. Entre outros trabalhos maravilhosos, o produtor é o responsável pelos hits Tá Faltando Amor, De São Paulo à Belém e Peão Apaixonado. ? ?

Com a virada de milênio, o maestro continuou seus trabalhos junto aos gigantes do sertanejo. Porém, em meados da década de 2000, com a criação do sertanejo universitário, Pinocchio ajudou a dupla César Menotti & Fabiano a revolucionar o cenário musical brasileiro.

Pinocchio produziu disco que mudou o cenário do sertanejo (Imagem/Divulgação)

A partir dos trabalhos com os gordinhos mais queridos do sertanejão, Pinocchio assinou produções de Jorge & Mateus, Guilherme & Santiago, Gusttavo Lima, Humberto & Ronaldo, Maria Cecília & RodolfoConrado & Aleksandro, Eduardo Costa, Hugo & Thiago e muitos outros. ? ?

Em maio de 2015, Maestro Pinocchio celebrou 40 anos de carreira e gravou o DVD Meus Amigos e Minhas Músicas. Com produção do próprio Pinocchio, o show de gravação do material rolou em Goiânia. Naquela noite mágica, Maestro dividiu o palco com Mato Grosso e Mathias, Jorge e Mateus, Eduardo Costa, Daniel, entre outros. ? ?

Maestro Pinocchio é uma enciclopédia viva da cultura brasileira. Com tanta experiência, tanto talento, tanta revolução artística, o Maestro jamais parou no tempo! Com habilidade incomum, ele consegue criar as receitas mais saborosas para promover o diálogo harmônico entre o sertanejo da velha guarda e o atual. Para quem gosta da frieza dos números, Pinocchio tem no histórico mais de 200 composições e inúmeras produções. Palmas para ele! ? ?

Gustavo Morais