1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. Dossiê produtores: conheça mais sobre Rick Bonadio, o mago do pop rock brasileiro

Dossiê produtores: conheça mais sobre Rick Bonadio, o mago do pop rock brasileiro

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Quando o assunto é produção musical brasileira, inevitavelmente, precisamos falar sobre Rick Bonadio. No ramo desde a década de 1980, Bonadio é testemunha ocular e protagonista das transformações mais importantes da história recente da música.

Nos tempos áureos das grandes gravadoras, além de ter ocupado os cargos de diretor artístico e de presidente da Virgin Records Brasil, Rick Bonadio criou o selo Arsenal Music, que hoje pertence à Universal Music. Atualmente, o produtor dirige o selo Midas Music e tem um estúdio de produção e gravação.

Bonadio em seu habitat natural, o estúdio de gravação (Foto/Divulgação)

Como um bom produtor que se preze, Rick Bonadio não é apenas o sujeito que fica na mesa de som apertando botões e sugerindo regulagens de timbres. Além de tocar bateria, guitarra, baixo e percussão, Bonadio estudou piano por 16 anos e é compositor. Antes de ser um dos produtores mais respeitados na cena musical brasileira, ele fez parte da dupla de rap Rick e Nando. Com um disco homônimo lançado em 1986, o projeto foi um dos dos precursores do hip hop no Brasil. Dê o play e confira o som.

No campo da produção musical, Rick Bonadio é um dos profissionais mais versáteis que se tem notícia. Com mais de 30 anos de estrada, ele tem no currículo produções que vão do funk melody de Pepê & Neném ao punk rock de Supla.

IRA! acústico

Entre outros discos importantes para o rock nacional, Rick produziu a versão desplugada do IRA! (Imagem/Internet)

Apesar de dialogar com os mais variados estilos de música, o pop e o pop rock são os grandes baluartes da carreira de Bonadio. Entre outros feitos, ele é responsável por descobrir e lapidar artistas como Mamonas Assassinas, Los Hermanos, NX Zero, CPM22, Charlie Brown Jr., entre outros. Dê o play e relembre um grande hit produzido por Rick.

Outro feito louvável da carreira de Rick Bonadio é o sucesso com as premiações. Como produtor, ele tem na conta cinco álbuns que faturaram o Grammy Latino. Como compositor, Bonadio é um dos líderes em arrecadação de direitos autorais, segundo ECAD, desde 2007.

Com disco de Charlie Brown, Rick faturou um Grammy Latino (Imagem/Internet)

Sempre atento às oportunidades, Rick Bonadio coleciona trabalhos memoráveis na TV. Além de ter sido jurado e diretor artístico musical das duas edições do programa Popstar, do SBT, ele participou dos projetos Country Star e X Factor , na BAND; comandou o quadro “Olha a minha banda“, do Caldeirão do Huck, na Globo; trabalhou no Ídolos, na Record; e esteve na linha de frente do Fábrica de Estrelas, no Multishow.

produção musical

Bonadio marca presença em shows de calouros (Foto/Divulgação)

A brilhante e vitoriosa trajetória de Bonadio está registrada na biografia Rick Bonadio – 30 anos de música (Ed. Seoman), escrita em parceria com o jornalista e escritor Luiz Cesar Pimentel. Ao longo das 160 páginas, o produtor discorre sobre os desafios e sabores do show business.

Capa da biografia de Rick Bonadio (Imagem/Divulgação)

Rick Bonadio é um personagem ímpar na indústria fonográfica brasileira. Dono de ponto de vista visionário e de uma sensibilidade musical apurada, Bonadio conseguiu descobrir o verdadeiro toque de midas e, por consequência, ajudou a moldar alguns dos mais importantes discos do cancioneiro da música brasileira popular.

Gustavo Morais