1. Página inicial
  2. blog
  3. Especiais
  4. Dossiê produtores: conheça o trabalho de Dudu Borges, desbravador da música sertaneja!

Dossiê produtores: conheça o trabalho de Dudu Borges, desbravador da música sertaneja!

Por: Gustavo Morais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Copiar link

Natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Eduardo Borges de Souza é músico, empresário, compositor, arranjador e produtor musical. Dono de versatilidade incomum, o popular Dudu Borges já produziu rock, pop, sertanejo e música regional.

Dudu Borges tem 34 anos e iniciou sua carreira em 1997, como produtor e arranjador de jingles publicitários e de música gospel. Aos 17  anos, mudou-se para São Paulo e foi trabalhar em uma gravadora cristã. Entre outros trabalhos na cena, além de produzir, Dudu atuou como tecladista em cinco trabalhos da banda Resgate.

Capa de “Pretérito Imperfeito Mais Que Perfeito” (2011), último disco de Dudu com o Resgate

Depois de se consolidar no mercado gospel, Dudu deu uma guinada sertaneja na carreira. Em 2005, como tecladista e arranjador, ele gravou o DVD Ao Vivo em Campo Grande, do Grupo Tradição. No ano seguinte, o produtor escreveu os arranjos de algumas músicas do DVD Ao Vivo em Goiânia, de Bruno & Marrone, e começou a parceria com a dupla João Bosco e Vinícius, com quem trabalhou até 2009. A música Chora e Me Liga é um dos destaques do trabalho.

Com a saída de Michel Teló do Grupo Tradição, em 2009, Dudu Borges teve a oportunidade de engatar a parceria que mais revolucionou o sertanejo atual. Sob a batuta de Dudu, o voo solo de Teló é sinônimo de sucesso! Entre outras pérolas, o trabalhou rendeu sucessos do naipe de Ei, Psiu! Beijo Me Liga, Fugidinha, Humilde Residência e o hit mundial Ai Se Eu Te Pego, que foi lançado em mais de 40 países.

Produzido por Dudu Borges, trabalho ao vivo de Michel Teló ajudou a moldar o sertanejo atual (Imagem/Divulgação)

Em 2010, Dudu Borges produziu o CD Aí Já Era, de Jorge & Mateus, um dos álbum mais importantes do sertanejo universitário. Com o estrondoso sucesso do trabalho,  a dupla conquistou um lugar definitivo no patamar dos grandes astros da música brasileira. Desde então, Dudu é um dos produtores mais requisitados no universo sertanejo. Entre outros, ele já produziu trabalhos de Luan SantanaFernando & Sorocaba e Cristiano Araújo.

A brilhante carreira de Dudu Borges também pode ser vista em alguns prêmios conquistados. Entre outras honrarias, ele já faturou o Billboard Latin Music Awards (2013), o Meus Prêmios Nick (2014) e o Grammy Latino, com o álbum João Bosco e Vinícius, na categoria Melhor disco de Música Country.

Quem nunca sonhou em faturar uma belezinha dessa? (Foto/Site Oficial)

Não é difícil as músicas produzidas por Dudu Borges figurarem no Top 5 das faixas mais tocadas nas rádios no Brasil. Na era da música digital, os vídeos oficiais das canções produzidas Dudu ultrapassaram a marca de 1 bilhão de visualizações. Na falta de adjetivos, nós podemos dizer que o produtor sul-mato-grossense é exemplo de talento, competência e dedicação. Palmas para ele! ?? ??

Gustavo Morais